A segunda rodada da Basketball Champions League teve seus jogos divididos em duas semanas, com os duelos iniciando no dia 24/10 e finalizando nesta quarta-feira (1/11). Todas as quatro equipes estreantes conseguiram uma vitória na rodada. Por conta do conflito Israel-Hamas, a partida entre Hapoel Holon e Breogán foi a única que não ocorreu na rodada e será remarcada.
Reveja o resumo da 1ª rodada da Champions League
GRUPO A
Unicaja Málaga (ESP) 83 x 74 Le Mans (FRA)
Por Luigi Vancini
Jogando em Málaga, o Unicaja fez a lição de casa e venceu o Le Mans por 83 a 74. A partida até começou equilibrada, com o Le Mans abrindo 7 a 0 no início da partida. Depois disso, um tempo foi pedido e a equipe espanhola se acertou em quadra. O segundo quarto foi o que definiu a partida indo para o intervalo vencendo por 13 pontos, fazendo uma partida excelente principalmente na defesa, limitando os franceses a apenas 11 pontos no período. O segundo tempo mostrou o Le Mans tentando mostrar uma reação, principalmente através de Selom Mawugbe, que terminou a noite com 13 pontos, nove rebotes e cinco tocos e D’Shawn Schwartz, mas que não foi suficiente. Já o Unicaja teve como destaques principais Dylan Osetkowski e os bancários Jonathan Barreiro e David Kravish, que tiveram 13 e 12 pontos respectivamente. Na próxima rodada, o Unicaja recebe o Peristeri, já o Le Mans enfrenta em casa o Falco Szombathely.
Peristeri (GRE) 87 x 70 Falco Szombathely (HUN)
Por Luigi Vancini
Treinado pelo lendário Vassilis Spanoulis, o Peristeri conquistou sua primeira vitória na temporada ao derrotar o Falco jogando em casa por 87 a 70. Foi uma vitória sem sustos, onde a equipe grega em boa parte da partida liderou até mesmo por dois dígitos. O primeiro quarto esteve igual até o 12-12. A partir deste momento, houve pouco equilíbrio na partida. O Peristeri foi pro intervalo vencendo por 45 a 34, e ali já chamava atenção o grande número de rebotes que a equipe conseguia pegar em diferença do Falco, principal através de Nikos Chougaz e Nate Renfro, que pegaram 8 e 7 respectivamente. O terceiro quarto começou com um Falco jogando melhor, e tentando diminuir a vantagem, acertando até mesmo quatro bolas de três pontos no período. Apesar disso, era muito vulnerável na defesa e ainda assim perdeu o quarto. E no último da partida, o Peristeri aumentou ainda mais o ritmo, inclusive abrindo 17 pontos de vantagem e fechando a partida sem sustos. Joe Tayland, dos gregos, foi o grande destaque da partida com 18 pontos e 7 assistências. Na próxima rodada, o Peristeri viaja a Málaga para enfrentar o Unicaja, já o Falco vai a França tentar a recuperação diante do Le Mans.
GRUPO B
Opava (CZE) 67 x 104 JDA Dijon (FRA)
Por Vinícius Matosinhos
O JDA Dijon teve uma vitória avassaladora contra o Opava, com um placar de 104 a 67, consolidando sua liderança no Grupo B. Giovan Oniangue e Aleksandar Lazić foram os cestinhas da partida, cada um marcando 17 pontos em uma atuação dominante. Cameron Hunt contribuiu com 16 pontos, enquanto Gregor Hrovat teve uma performance impressionante, com 14 pontos, cinco roubos de bola, quatro rebotes, três assistências e um toco, resultando em um índice de eficiência de jogo de 21. Além desses destaques, três jogadores do Dijon também alcançaram pontuações de dois dígitos. Allan Dokossi ficou perto de um duplo-duplo, registrando 12 pontos e nove assistências, enquanto David Holston e Robin Ducote contribuíram com dez pontos cada. Por outro lado, o Opava sofreu sua segunda derrota consecutiva por uma grande margem na Liga dos Campeões. Jan Svandrlik e Adam Pechacek lideraram a pontuação da equipe tcheca, cada um com 14 pontos, enquanto o experiente atacante Filip Zbranek permaneceu na lista de lesionados.
Promitheas (GRE) 78 x 76 Rytas Vilnius (LIT)
Por Vinícius Matosinhos
Na Grécia, o Promitheas de Patras venceu o Rytas por 78 a 76, virando o jogo no final do quarto período. Anthony Cowan, de 26 anos, foi o destaque ao registrar 19 pontos, sendo dez deles no último quarto, e contribuiu com uma assistência e um roubo de bola crucial que levaram sua equipe a uma vantagem de três pontos com menos de um minuto para o término da partida. Além de Cowan, outros jogadores do time grego contribuíram com pontuação de dois dígitos, incluindo Linos Chrysikopoulos com 15 pontos, Jaime Echenique com 14 e Hunter Hale com 13. Por outro lado, Justin Gorham foi o destaque do Rytas com 20 pontos, seis rebotes, quatro assistências e um roubo de bola, mas não foi o suficiente para garantir a vitória na partida disputada na Dimitris Tofalos Arena. Keith Hornsby também teve uma boa performance, marcando 13 pontos, sendo 11 deles no segundo tempo. Com essa derrota, o Rytas permanece sem vitórias na competição.
GRUPO C
Cholet (FRA) 74 x 73 VEF Riga (LET)
Por Francisco Antonioli
Em partida realizada em território francês, o Cholet recebeu o Riga (LET), em jogo acirrado, válido pela segunda rodada da competição. O placar, que do início ao fim foi apertado, teve como diferencial para a vitória de um dos lados um fator: eficiência ofensiva. Embora os times sejam bem parelhos em elencos, com talvez uma leve superioridade francesa, as transições ofensivas construídas entre os armadores e os jogadores de garrafão levaram a equipe francesa a ficar na ponta do placar boa parte da partida. Com uma bela atuação do armador Tj Campbell (EUA), contribuindo com 11 assistências, os franceses desde o primeiro tempo conseguiram penetrar na defesa dos letões com o uso de pick and rolls e rotações ofensivas rápidas, conseguindo buscar o confronto direto no garrafão ou até situações de livre marcação. Fato esse que se comprova nas estatísticas: os visitantes do Riga chutaram 60% a mais dos três pontos, e além disso, o Cholet foi para a linha de lance livres novamente 60% a mais, o que apenas comprova as situações ofensivas já citadas que foram criadas pelos mandantes. O segundo tempo continuou na mesma linha, com o Riga pressionando mais na defesa porém levando o Cholet aos lances livres. No último quarto, os letões até esboçaram uma grande reação, mas isto não impediu a derrota fora de casa. Final de partida com vitória para o Cholet por 74 a 73 em jogo com final apertado.
Darüşşafaka (TUR) 88 x 84 Tenerife (ESP)
É difícil explicar para os torcedores espanhóis do Tenerife o que ocorreu neste duelo. Em um jogo também muito acirrado, em uma das partidas mais interessantes da competição até o momento, ambas as equipes praticaram um basquete de primeira categoria. Com uma boa parte do elenco de cada time contribuindo de maneira interessante para o jogo, e além disso, se tratando de estatísticas, a grande maioria foi bem parelha. Mas não só de estatísticas vive um time. Com um começo de partida avassalador, os visitantes espanhóis conseguiram neutralizar o adversário, e com a qualidade individual de alguns jogadores, conseguiram emplacar ataques consecutivos com ótimo aproveitamento de todas as localidades, usando muito bem a seu favor as características de seus dois melhores nomes, Giorgi Shermandini (GEO) e Marcelo Huertas (BRA), que juntos contribuíram com quase um terço dos pontos da equipe na partida, com boa movimentação da dupla no ataque, lendo muito bem a defesa turca e achando espaços em que o pivô de Tenerife consegue mostrar sua qualidade. Assim, Tenerife levou ao intervalo uma vantagem de 14 pontos ao placar, mas que não foi confortável o bastante para a segunda etapa. O Darussafaka (TUR) teve seu banco em um dia inspirado, com três destes jogadores entrando e contribuindo com dois dígitos em pontuação. Assim, os turcos acharam nas infiltrações e na superioridade física a chave para a virada na segunda etapa, empatando ao fim do terceiro quarto e sacramentando a vitória ao fim do jogo. Placar de 88 a 84 favoráveis aos mandantes, com destaque para o pivô norte americano David McCorrmack (18 pontos e 4 rebotes).
GRUPO D
Ludwigsburg (ALE) 82 x 78 King Szczecin (POL)
Por Vinícius Matosinhos
Mesmo sem o especialista Yorman Polas Bartolo, a defesa do Ludwigsburg se destacou no quarto período. A equipe de Josh King aproveitou uma sequência impressionante de 9 a 0 no final, o que resultou na vitória por 82 a 78 sobre o atual campeão polonês. Jayvon Graves brilhou ao marcar 22 pontos, ficando próximo de seu melhor desempenho de pontuação na Europa, com um aproveitamento de 7/14 nos arremessos e 2/4 de três pontos. Além disso, contribuiu com sete rebotes, cinco assistências e um roubo de bola, alcançando a classificação de eficiência mais alta da equipe, com 25. Elijah Childs também teve uma atuação sólida, marcando 12 pontos com 6/7 nos arremessos, antes de cometer uma falta crucial faltando 58 segundos para o final do quarto período. Mesmo controlando o jogo por pouco mais de 34 minutos, os visitantes não conseguiram segurar a vantagem no final. Com a partida equilibrada, Ludwigsburg respondeu com uma impressionante sequência de nove pontos sem resposta, garantindo a vitória e deixando ambos os times com um registro de 1-1 no Grupo D da temporada regular. O experiente armador Andrzej Mazurczak teve um desempenho notável, registrando um duplo-duplo de 15 pontos e 11 assistências, além de contribuir com seis rebotes e três roubadas de bola, alcançando uma alta classificação de eficiência de jogo de 28 na MHP Arena. Morris Udeze terminou com 15 pontos e nove rebotes na derrota do Szczecin.
Dinamo Sassari (ITA) 79 x 83 AEK (GRE)
Por Vinícius Matosinhos
O AEK teve uma impressionante virada para vencer a Dinamo Sassari por 83 a 79 fora de casa, conquistando sua segunda vitória consecutiva. Após estar em desvantagem de 19 pontos, a equipe grega se recuperou brilhantemente, mostrando grande determinação. Destaque para Justin Tillman, que quase alcançou um duplo-duplo com 20 pontos e 7 rebotes, e Jordan McRae, que teve uma noite impecável com 8/8 nos arremessos, terminando com 22 pontos e cinco rebotes. No entanto, o herói do time foi Chasson Randle, que converteu pontos cruciais a menos de dois minutos do fim, além de aumentar a pressão nos últimos segundos. No geral, Randle contribuiu com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Ousmane Diop liderou a pontuação para o Dinamo Sassari com 19 pontos, seguido por Breein Tyree com 14 pontos e sete assistências. Vasilis Charalampopoulos também teve um bom desempenho, acertando 3/4 de arremessos de três pontos e totalizando 11 pontos. Esta é a segunda derrota consecutiva da Dinamo Sassari, que teve um bom começo, mas não conseguiu segurar a vantagem no final do jogo.
GRUPO E
Pınar Karşıyaka (TUR) 85 x 83 Oldenburg (ALE)
Por Luigi Vancini
Mesmo sem Errick McCollum, seu principal jogador, o Pınar Karşıyaka venceu o Oldenburg na Turquia por 85 a 83 naquela que foi uma das principais partidas da segunda rodada. Com várias mudanças de liderança e runs para os dois times, melhor para os mandantes. A partida começou com o Oldenburg a frente, principalmente em cestas de Deane Williams e Charles Manning Jr., que foram muito importantes já que Brekkott Chapman, seu destaque na primeira rodada, se lesionou no Campeonato Alemão e só deve voltar as quadras em janeiro. Já o segundo quarto foi total dos turcos, que tiveram duas runs de 6-0 e foram para o intervalo vencendo por nove pontos. Mas o Oldenburg voltou muito melhor do intervalo, principalmente em sua defesa, revertendo e virando a partida, indo para o último período vencendo por um ponto. Nele, foi ponto a ponto até o final, mas Vitto Brown e o experiente Darrun Hilliard carregaram a equipe do Pınar Karşıyaka. Juntos, fizeram 12 dos 20 pontos da equipe. Inclusive foi Hilliard quem fez a cesta da vitória dos turcos. Na próxima rodada, o Pınar Karşıyaka vai a França enfrentar o Strasbourg no duelo de invictos. Já o Oldenburg tenta sua primeira vitória contra o Oostende, fora de casa.
SIG Strasbourg (FRA) 81 x 68 Filou Oostende (BEL)
Por Luigi Vancini
Em Strasbourg, a equipe da casa venceu o Oostende por 81 a 68, com grande atuação de Hugo Invernizzi e Phil Booth. Juntos, ambos combinaram para 40 dos 81 pontos que os franceses fizeram. A partida começou muito forte para os belgas, que fizeram um excelente segundo quarto, principalmente através de cestas importantes de Pierre-Antoine Gillet, levando a partida para o intervalo vencendo por quatro pontos. Naquele momento parecia até que poderíamos ter uma zebra. Mas só parecia mesmo, porque o segundo tempo do Strasbourg foi espetacular, com uma forte defesa e grandes cestas, o Strasbourg passeou no segundo tempo, chegou a abrir 17 pontos, e fechou o jogo com tranquilidade. Na próxima rodada, o Strasbourg enfrenta o invicto Pınar Karşıyaka. Já o Oostende volta a jogar em casa, dessa vez enfrentando o Oldenburg.
GRUPO F
Bursaspor (TUR) 73 x 91Telekom Baskets Bonn (ALE)
Por Francisco Antonioli
O Bursaspor não teve tarefa fácil nesta rodada da Basketball Champions League. A equipe recebeu em solo turco os atuais campeões da competição, o Bonn (ALE), que mesmo desfalcado em relação ao time que se consagrou campeão, sendo a saída de T.J. Shorts (EUA) a baixa mais notável, conseguiu manter o ritmo acelerado e uma forte defesa, fatores estes que levaram a última temporada a ser tão especial como foi. O primeiro tempo de partida demonstrou não apenas a disparidade dos elencos, como também ligou um sinal de alerta para o treinador da equipe turca, que viu seus comandados em um dia “apático”, com erros ofensivos, uma defesa com pouca intensidade e uma rotação pouco efetiva, com um banco pouco eficiente. Por outro lado, os alemães souberam impor seu ritmo, e mesmo com um baixo aproveitamento dos três pontos (31%), conseguiram emplacar seus arremessos e criar seus próprios espaços, com destaque para o ala alemão Till Pape (16 pontos), que principalmente na primeira etapa, viu seus arremessos contribuírem para aumentar a distância no placar em relação aos turcos, que apenas foi administrada até o fim da partida, sem sustos. A segunda etapa não foi diferente do que ambas as equipes apresentaram antes. Mesmo com o Bursaspor acelerando o ritmo mais ao fim, a lógica se manteve. Vitória do Bonn por 91 a 73, e mais uma vez a equipe alemã vêm demonstrando cada vez mais porquê deve ser considerada uma das favoritas ao título desta edição.
GRUPO G
Hapoel Jerusalém (ISR) 99 x 96 Galatasaray (TUR)
Por Bruno Almeida
Mais uma semana de BCL e mais uma rodada fantástica na competição, dessa vez com novidades no grupo G, mais precisamente sobre o Hapoel Jerusalém. Por conta dos vários problemas geopolíticos no território israelense, o clube da capital ficou sem jogar na primeira rodada da Basketball Champions League, então ficou decidido que o time irá jogar toda a competição na casa do Partizan e do Estrela Vermelha: a Alexsandar Nikolic Hall. O jogo entre o Hapoel e o Galatasaray foi um jogo muitíssimo equilibrado, sendo decidido apenas nos lances livres, com a vitória do time israelense. O armador natural de Trinidad e Tobago, Khadeen Carrington, terminou a partida com 27 pontos, dois rebotes, três assistências e um roubo de bola.
Benfica (POR) 94 x 72 PAOK (GRE)
Por Bruno Almeida
Na outra partida do Grupo G, mais um time estreando na temporada e que teve perto de passar de fase na última edição, o Benfica recebeu o PAOK na capital portuguesa e teve uma das melhores performances ofensivas desta edição da BCL (até ao momento), e o time português terminou a partida com uma vitória de 94 a 72 para cima das águias gregas. O ala-armador Ivan Almeida, veterano da seleção cabo-verdiana, terminou a partida com sonoros 28 pontos, dois rebotes, três assistências dois roubos de bola e um bloqueio, uma ótima performance de forma ofensiva e defensiva por parte do ala-armador dos ‘’encarnados’’
GRUPO H
Tofaş (TUR) 80 x 88 Derthona (ITA)
Por Bruno Almeida
Depois de uma vitória na primeira rodada do grupo H, e mostrando que devem ser temidos, os leões do Derthona viajaram à Turquia para triunfar sobre o Tofaş, que se mostrou mais fraco na questão ofensiva, em comparação ao último jogo do time turco. Na partida, o Derthona conseguiu impor muito bem ofensivamente, vencendo o duelo por 88 a 80 e se mantendo na liderança do grupo. Com um ótimo jogo do ala-pivô Mike Daum, que atuou por fantásticos quatro anos em South Dakota State, terminou a partida com 15 pontos, 10 rebotes, três assistências, um roubo de bola e um bloqueio.
UCAM Múrcia (ESP) 72 x 47 Igokea (BIH)
Por Bruno Almeida
No outro lado do grupo, finalmente mostrando o porquê de serem um dos favoritos a levarem Basketball Champions League 23/24, o time do Murcia limitou o time do Igokea apenas a 47 pontos, sendo assim, uma das menores pontuações em toda a história da BCL, perdendo apenas para o Opava que fez apenas 38 pontos frente ao Canarias na edição da temporada de 2018/19. O destaque da partida fica para o pivô senegalês Moussa Diagne, que terminou a partida com 11 pontos, oito rebotes e duas assistências. Com a vitória de 72 a 47 dos espanhóis, eles chegam à segunda colocação do grupo H, ficando atrás apenas do Derthona.