Nos dias 24 e 25/10 (terça e quarta-feira) foi realizada a quarta rodada da fase regular da EuroCup, competição que dá acesso para a Euroliga. Duas equipes (Paris Basketball e Gran Canaria) permanecem invictas após quatro jogos, sendo que o Hapoel Tel Aviv também está 100%, porém com um jogo a menos. Na parte de baixo, três equipes ainda não encontraram o caminho da vitória (Cedevita Olimpija, Hamburg Towers e Śląsk Wrocław) e acenderam o sinal amarelo para a sequência da competição.
Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da quarta rodada.
Grupo A
BC Wolves (LIT) 90 x 88 Beşiktaş (TUR)
Vinícius Matosinhos
Buscando a quarta vitória consecutiva para se manter invicto, o Beşiktaş enfrentou o BC Wolves fora de casa, mas acabou sofrendo sua primeira derrota, pelo placar final de 90 a 88. Os alvinegros começaram devagar, ficando atrás no placar devido à falta de ordem no ataque. Apesar de uma recuperação dos turcos no final do primeiro quarto, o Wolves terminou o primeiro período em vantagem no placar apertado de 22 a 18. Mesmo com esforços para diminuir a diferença, o Beşiktaş terminou o primeiro tempo atrás no resultado parcial de 44 a 37. No segundo tempo, o jogo continuou muito equilibrado, mas o Beşiktaş levou a melhor em alguns momentos e reduziu a vantagem para apenas dois pontos ao entrar no último quarto. Liderados por Matt Mitchell (21 pontos) e Angel Delgado (18 pontos), os visitantes assumiram a liderança, mas perderam por 90 a 88 nos últimos segundos, pois do outro lado tinha Tre’Shawn Thurman o grande responsável na parte ofensiva do clube lituano, terminando o duelo com incríveis 31 pontos.
Hamburg Towers (ALE) 72 x 111 Hapoel Tel Aviv (ISR)
Vinícius Matosinhos
Em casa, o clube alemão Hamburg Towers sofreu uma derrota contundente por 72 a 111 contra o Hapoel Tel Aviv, evidenciando a disparidade entre as equipes. Em meio a um contexto de alto risco devido ao conflito no Oriente Médio, medidas rigorosas de segurança foram implementadas, resultando em uma baixa presença de espectadores, com apenas 1.078 dos 2.032 ingressos vendidos sendo utilizados. O Hapoel demonstrou uma notável eficiência durante o jogo, deixando os alemães em desvantagem desde o início. Mesmo com esforços de jogadores como Vincent King, o Tel Aviv manteve sua vantagem, liderados por Xavier Munford (22 pontos), Braian Angola (18 pontos) e Jaylen Hoard (18 pontos), levando a uma diferença significativa no placar que perdurou até o fim do duelo. O jogo foi marcado por um clima de comemoração entre os torcedores do Hapoel Tel Aviv, que já previam a vitória.
Reyer Veneza (ITA) 79 x 64 Joventut Badalona (ESP)
Rafael Bittelbrunn
Jogando em casa, a Reyer Veneza conquistou sua primeira vitória na competição, superando o Joventut Badalona. A partida foi fraca ofensivamente, especialmente no primeiro tempo, quando as duas equipes amassaram o aro arremessando do perímetro. Apesar das dificuldades (ou por causa disso), o jogo era muito equilibrado, e o Joventut tinha dois pontos de vantagem (50-52) no início do quarto final. A partir daí, só deu Reyer, com show do armador Marco Spissu. Em uma sequência de 13-0, o time da casa assumiu a liderança para não perder mais, com Spissu anotando quatro bolas triplas (terminou com 5/5 do perímetro) e 14 pontos no período final. O jogador fechou o jogo com 24 pontos, quatro rebotes, seis assistências e 31 de PIR, com Amedeo Tessitori contribuindo com 16 pontos, oito rebotes e três tocos. No Joventut, um solitário Deshaun Thomas terminou com 20 pontos e quatro rebotes.
London Lions (ING) 102 x 106 Paris Basketball (FRA)
Rafael Bittelbrunn
No jogo mais emocionante da rodada, o Paris Basketball superou o London Lions, após duas prorrogações e muito equilíbrio. Em confronto de invictos, a torcida inglesa não decepcionou e lotou a The Copperbox Arena (cerca de 6.200 pessoas), esperando que o Lions chegasse à quarta vitória. Após um primeiro tempo com leve superioridade do Paris (chegou a ter dez pontos de frente), o time da casa fez um terceiro quarto arrasador (25-8) e abriu 11 pontos de vantagem, para alegria local. Porém, o Paris tinha TJ Shorts, que anotou dez pontos no período final e colocou seis de vantagem, com 46 segundos por jogar. Parecia que a vitória era certa, mas o time inglês se recuperou e, com uma bola no estouro do cronômetro de Sam Dekker, levou a partida para o tempo extra. Novamente, o time francês conseguiu uma pequena vantagem, mas permitiu que o Lions empatasse, desta vez com Gabe Olaseni, em grande rebote ofensivo. No segundo tempo extra, Shorts logo cometeu sua quinta falta, o time da casa chegou a abrir três pontos, mas levou uma corrida de 9-0, liderada por Nadir Hifi e Bandja Sy, e permitiu a vitória francesa. Destaques para Shorts, com 24 pontos, cinco rebotes, seis assistências e cinco roubos, Hifi, com 20 pontos, e Collin Malcolm, com 16 pontos. No time da casa, destaques para Matthew Morgan, com 26 pontos, e Dekker, com 19 pontos e dez rebotes.
Cedevita Olimpija (SLO) 83 x 90 Prometey (UKR)
Rafael Bittelbrunn
O Prometey conseguiu se recuperar, após duas derrotas, e venceu o Cedevita Olimpija em Liubliana, deixando a equipe eslovena ainda sem vencer. O Cedevita teve a estreia de Klemen Prepelič (que jogou no Union Olimpija em duas outras oportunidades), e conseguiu abrir dez pontos no início do segundo quarto. A equipe da Ucrânia era muito forte no rebote ofensivo e nos roubos de bola, e conseguiu virar a partida e levar pequena vantagem para o intervalo. No segundo tempo, os visitantes continuaram fortes e abriram 12 pontos, mas o time da casa fez uma corrida de 10-0 e encostou no placar. Mas a melhor pontaria e defesa do Prometey não permitiram uma virada, com o time visitante saindo com o triunfo. Destaques para Ronald March, com 20 pontos e seis rebotes, e Ondřej Balvín, com 11 pontos, 14 rebotes e cinco assistências. Pelo Cedevita, boa partida do croata Karlo Matković, com 18 pontos, oito rebotes e dois tocos.
Grupo B
U-BT Cluj-Napoca (ROM) 89 x 74 Budućnost (MNE)
Vinícius Matosinhos
Em um jogo disputado em casa pelo U-BT Cluj-Napoca contra o Budućnost, o confronto foi marcado pelo desempenho inicial de Andrija Stipanović pelo lado romeno e McKinley Wright Jr. pelo lado montenegrino, que marcaram os primeiros 12 pontos da partida, seis pontos para cada clube. Apesar dos erros cometidos por ambas as equipes, o primeiro quarto encerrou empatado em 25 a 25. No segundo período, o Cluj manteve a liderança, terminando a primeira metade do jogo com o placar de 48 a 43. Após o intervalo, o Cluj voltou forte, mantendo uma diferença de dez pontos ao final do terceiro quarto (68 a 58). No último quarto, a equipe romena ampliou sua vantagem para 15 pontos, encerrando o jogo com uma vitória sólida de 89 a 74. Os destaques do clube vencedor foram Andrija Stipanović (18 pontos, três rebotes e duas assistências), Adam Mokoka (16 pontos, três assistências e dois rebotes) e Patrick Richard (15 pontos, quatro assistências e dois rebotes). Do outro lado, destacaram-se McKinley Wright Jr. (21 pontos, 5 assistências), Jacorey Williams (16 pontos, 15 rebotes e três assistências) e Yoan Makoundou (14 pontos e cinco rebotes).
Lietkabelis (LIT) 92 x 93 Trentino (ITA)
Rafael Bittelbrunn
Em partida decidida no último lance, a Trentino conquistou sua primeira vitória na competição, superando o Lietkabelis na Lituânia. O time da casa começou com um 8-0 (sua maior margem na partida), mas logo viu o time italiano equilibrar a partida, com bom aproveitamento de quadra, especialmente nos dois pontos. Apesar do domínio do Lietkabelis nos rebotes (45-26 no jogo), a Trentino rodava melhor a bola no ataque e era mais agressiva na defesa, permitindo que o time abrisse 11 pontos de vantagem no início do quarto final. Porém, o time da casa não se entregou, e com uma corrida de 11-0 virou a partida por um ponto (Gediminas Orelik perdeu um dos lances livres), com apenas quatro segundos no relógio. Fim de jogo? Não no basquete. O jovem Quinn Ellis recebeu e finalizou com um difícil “floater”, dando a vitória ao time italiano, para tristeza da torcida em Panevėżys. O jogador terminou com 13 pontos e dez assistências, sendo um dos destaques, junto com Paul Biligha, com 13 pontos e quatro tocos. No Lietkabelis, Orelik e Deividas Sirvydis terminaram com 20 pontos cada.
Türk Telekom (TUR) 78 x 91 ratiopharm Ulm (ALE)
Vinícius Matosinhos
Em casa, o Türk Telekom enfrentou o Ratiopharm Ulm precisando da vitória para engrenar na competição. Porém, liderados pelo brasileiro Georginho de Paula, o Ulm foi superior durante quase toda a partida, fazendo o Türk Telekom sofrer sua terceira derrota no grupo. Com um início promissor, com Yiğitcan Saybir e Steven Enoch liderando o ataque, o Telekom terminou o primeiro quarto com uma vantagem de 21 a 16. No entanto, o Ulm assumiu o controle no segundo período, fechando o primeiro tempo com uma liderança de 45 a 33. Apesar dos esforços da Türk Telekom para reduzir a diferença no segundo tempo, o Ulm manteve a vantagem e a partida terminou com o placar de 91 a 78. Steven Enoch se destacou pelo lado turco com 13 pontos e sete rebotes, enquanto Georginho De Paula brilhou e fez sua melhor partida na temporada, somando 24 pontos, 10 rebotes, cinco assistências e dois tocos.
Śląsk Wrocław (POL) 63 x 80 Aris (GRE)
Rafael Bittelbrunn
Não foi desta vez que o Śląsk Wrocław conseguiu sua primeira vitória nesta EuroCup, perdendo dentro de casa para o Aris Tessalônica. O time vem de uma sequência de 13 derrotas na competição, contando nove seguidas da temporada passada, e dificilmente conseguirá uma vaga à próxima fase. A equipe até batalhou e fez um primeiro tempo equilibrado, mas o pior aproveitamento de arremessos e os erros comprometeram muito no segundo tempo. O Aris conseguiu 13 roubos de bola no jogo (contra apenas um do time polonês) e provocou 21 erros do adversário (contra nove do time grego), sendo decisivo para a partida. Entrando no segundo tempo com apenas um ponto de vantagem, o time visitante permitiu apenas 21 pontos do Śląsk em toda segunda etapa, construindo uma boa vantagem e vitória sem maiores dificuldades. Novamente o destaque foi Roberto Gallinat, com 23 pontos, enquanto o bielorusso Artsiom Parakhouski contribuiu com 11 pontos e seis rebotes para o time da casa.
Gran Canaria (ESP) 84 x 76 JL Bourg (FRA)
Rafael Bittelbrunn
Em outro jogo de invictos, o Gran Canaria não teve muitas dificuldades para bater o JL Bourg, dentro de casa, e manter a liderança do grupo. Com um primeiro tempo muito forte, o time da casa foi pro intervalo com 15 pontos de vantagem, dominando os rebotes e sólido no ataque. A vantagem chegaria aos 23 pontos no final do terceiro quarto, apesar da queda ofensiva do time na segunda etapa, inclusive permitindo uma pequena reação do time francês. Mesmo com o Gran Canaria anotando apenas 28 pontos em todo segundo tempo (contra 56 no primeiro), o Bourg não conseguiu fazer muito melhor, cometendo erros e sendo péssimo nos lances livres (9/19, 47,4%). Em resumo, vitória do melhor time, que pôde ser dar ao luxo de fazer um segundo tempo bem abaixo da sua média, e que encarou um time francês pouco inspirado e com uma defesa fraca, especialmente no primeiro tempo. Destaque para Ben Lammers, com 17 pontos e sete rebotes, enquanto Jeremy Morgan contribuiu com 13 pontos para o Bourg.