Foi realizada nesta terça e quarta-feira (21 e 22/11) a oitava rodada da fase regular da EuroCup, novamente com os visitantes vencendo metade dos jogos. Com a derrota do Paris Basketball dentro de casa, apenas o Gran Canaria permanece invicto na competição, enquanto Cedevita Olimpija e Śląsk Wrocław seguem sem vencer.

Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da oitava rodada.

Grupo A

Hamburg Towers (ALE) 71 x 84 BC Wolves

Por Vinícius Matosinhos

Na Alemanha, o clube lituano BC Wolves conquistou a vitória fora de casa sobre o Hamburg Towers por 84 a 71, em um jogo disputado e emocionante. O time lituano teve um início impressionante, marcando 15 pontos nos primeiros quatro minutos e mantendo uma vantagem significativa. Apesar da equipe da casa reduzir a desvantagem, o Wolves conseguiu manter a liderança, destacando-se no segundo quarto ao abrir uma vantagem de 13 pontos. Na segunda metade do jogo, a equipe alemã ameaçou, diminuindo a diferença para seis pontos no terceiro quarto, mas os visitantes de Vilnius responderam com eficácia, garantindo uma vantagem confortável para disputar o período decisivo. Kristupas Žemaitis, Tre’Shawn Thurman e Djordje Gagić lideraram os “Lobos” com 14 pontos cada, enquanto Regimantas Miniotas contribuiu com um duplo-duplo de 10 pontos e 12 rebotes. A equipe alemã, apesar de reduzir a desvantagem no final, não conseguiu superar o desempenho consistente da equipe visitante, resultando na vitória lituana.

Paris Basketball (FRA) 63 x 68 Beşiktaş (TUR)

Por Rafael Bittelbrunn

Jogando fora de casa, o Beşiktaş derrubou o então invicto Paris Basketball, mantendo a segunda posição do grupo A. Após uma derrota difícil dentro de casa na rodada anterior, a equipe turca mostrou que é capaz de ir longe na competição, segurando o forte ataque do Paris, especialmente no segundo tempo (23-37). O time francês começou melhor a partida, liderado pela dupla TJ Shorts e Nadir Hifi, e limitava o Beşiktaş a um baixo aproveitamento nos arremessos. Apesar do desempenho ofensivo do Paris também não ser dos melhores, o time conseguiu abrir 12 pontos de vantagem no início do terceiro quarto. A partir daí, o time visitante pressionou bastante na defesa e, após uma corrida de 15-4, foi para o quarto final com um ponto de desvantagem. Detalhe que o Paris ficou cerca de dez minutos, entre o terceiro e último quarto, sem acertar um único arremesso de quadra. Com o jogo equilibrado, mas mentalmente a favor do Beşiktaş, o time da casa não teve tranquilidade para converter os arremessos decisivos, perdendo a invencibilidade na EuroCup. Com o baixo aproveitamento das duas equipes, vale mencionar o maior volume do time turco, especialmente em função do domínio nos rebotes ofensivos (18-7): 68 arremessos de quadra, contra 50 do Paris. Destaque individual para Matt Mitchell, com 16 pontos, dez rebotes e 31 de PIR. No Paris, Shorts terminou com 22 pontos e 25 de PIR.

Prometey (UKR) 89 x 82 Reyer Veneza (ITA)

Por Rafael Bittelbrunn

Jogando em “casa” (Riga, Letônia), o Prometey conquistou a segunda vitória consecutiva, entrando na zona de classificação do grupo, superando a Reyer Veneza, que vinha de duas vitórias em sequência e que segue na parte de baixo da tabela. O jogo teve dois tempos bem distintos, com a Reyer controlando o primeiro, e o Prometey dominando o segundo. Na primeira etapa, o time italiano jogava mais solto, liderado por Kyle Wiltjer, e chegou a abrir 12 pontos de vantagem no início do segundo quarto. No terceiro quarto, o ataque do Prometey começou a funcionar, com Oleksandr Lypovyy, Illia Sydorov e o estreante Rob Gray dominando as ações ofensivas, levando uma vantagem de dois pontos para o último quarto. No período final, o time ucraniano engrenou uma corrida de 11-2, abrindo 11 pontos de vantagem, que não seria mais perdida até o final. Destaque para o pivô Ondrej Balvin, com 15 pontos, oito rebotes e 25 de PIR, enquanto Wiltjer terminou com 18 pontos pelo time italiano.

Hapoel Tel Aviv (ISR) 103 x 99 Joventut Badalona (ESP)

Por Rafael Bittelbrunn

Jogando em sua nova casa, o Aleksandar Nikolić Hall, em Belgrado, Sérvia, o Hapoel Tel Aviv voltou a vencer, após duas derrotas consecutivas, batendo o Joventut Badalona. O time catalão chegou a terceira derrota consecutiva e saiu da zona de classificação na tabela, acendendo o sinal de alerta para a sequência da competição. O time israelense liderou o placar praticamente o jogo inteiro, chegando aos 14 pontos de vantagem ao final do terceiro quarto, com grandes atuações de Xavier Munford e Jaylen Hoard. Mas o Joventut logo fez uma corrida de 9-0, com algumas bolas triplas, e encostou no placar, deixando tudo para o período final. E o Hapoel chegou a abrir nove pontos novamente, mas o time catalão empatou a partida, com pouco mais de um minuto por jogar. Então dois erros em sequência do Joventut, bem aproveitados pelo time da casa, praticamente definiram o resultado final. Com grande desempenho, Munford terminou com 31 pontos (6/7 da bola tripla), cinco assistências e 35 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada. No Joventut, Andrés Feliz terminou com 24 pontos, quatro rebotes, sete assistências e 32 de PIR.

London Lions (ING) 101 x 95 Cedevita Olimpija (SLO)

Por Rafael Bittelbrunn

O London Lions conquistou sua terceira vitória consecutiva e se manteve na parte de cima da tabela, desta vez superando o decepcionante Cedevita Olimpija, que continua sem vitórias. O jogo foi bastante equilibrado, mas com o time da casa liderando praticamente o tempo todo, aproveitando bastante os pontos de segunda chance, enquanto o time esloveno sobrevivia com as bolas do perímetro. O time inglês era mais forte dentro do garrafão, dominando os rebotes (41-30) e chegando a sua maior vantagem no final do primeiro tempo (42-32), após uma corrida de 13-0. Na segunda etapa, as bolas triplas de Klemen Prepelič e as infiltrações de Justin Cobbs, mantinham o Cedevita no jogo, mas o coletivo do Lions era mais forte, e conseguiu levar mais uma vitória. Com quatro jogadores anotando pelo menos 17 pontos, destaque para Matt Morgan, com 24 pontos e cinco assistências, e Gabe Olaseni, com 19 pontos, 12 rebotes, cinco assistências e 30 de PIR. No Cedevita, Prepelič terminou com 23 pontos e dez assistências.

Grupo B

U-BT Cluj-Napoca (ROM) 70 x 92 Gran Canaria (ESP)

Por Vinícius Matosinhos

No confronto inicialmente marcado por desfalques no Gran Canaria, a equipe espanhola mostrou sua potência e venceu fora de casa o clube romeno U-BT Cluj- Napoca pelo placar de 92 a 70. Com o triunfo, o atual campeão Gran Canaria soma sua oitava vitória e mantém a invencibilidade. O clube visitante assumiu a liderança no primeiro quarto com AJ Slaughter somando seis pontos consecutivos. A intensidade do jogo manteve-se alta, com os times trocando cestas, e o Gran Canaria manteve a liderança ao final do primeiro quarto com o placar de 20 a 32. No segundo quarto, a equipe romena buscou se recuperar, aproximando-se no placar com uma defesa sólida. Ao final da primeira metade, o jogo estava equilibrado, com ambas as equipes indo para o intervalo com o placar de 43 a 45. Na segunda metade, o Gran Canaria manteve a liderança, com Andrew Albicy conduzindo o jogo e dando assistências. O Cluj-Napoca lutou para se recuperar, mas os amarelos mantiveram uma vantagem de seis pontos ao entrar no último quarto (54 a 60). Nos últimos dez minutos, os espanhóis conseguiram se distanciar no placar, liderados por Sylven Landesberg e Roko Prkačin, conquistando uma importante vitória.

Budućnost (MNE) 98 x 96 Trentino (ITA)

Por Vinícius Matosinhos

Em uma partida emocionante decidida nos momentos finais, a Trentino sofreu uma derrota por 98 a 96 para o Budućnost em Podgorica, marcando sua segunda derrota consecutiva no grupo B. A disputa intensa deixou um gosto amargo para o clube italiano, que teve a chance de levar o jogo para uma segunda prorrogação, mas Kamar Baldwin falhou nos lances livres cruciais nos instantes finais. Apesar do desempenho impressionante de Prentiss Hubb, com 25 pontos e 6 rebotes, e Andrejs Gražulis, com 22 pontos e 5 rebotes, não foi o bastante para garantir a vitória. O confronto começou com a Trentino dominando, mas após uma reação do Budućnost, liderados por Yoan Makoundou, o jogo permaneceu equilibrado. Mesmo com tentativas de resolução no último quarto, impulsionadas por Gražulis, a equipe italiana não conseguiu evitar a prorrogação. Nesse período extra, o Budućnost manteve a pressão, chegando a abrir uma vantagem de cinco pontos, e apesar da tentativa de recuperação dos visitantes, a equipe italiana não conseguiu reverter a situação.

JL Bourg (FRA) 86 x 67 Türk Telekom (TUR)

Por Vinícius Matosinhos

JL Bourg consolidou sua posição na parte de cima do Grupo B ao derrotar o Türk Telekom por 86 a 67. Enfrentando uma equipe turca que tem enfrentado dificuldades nesta temporada europeia, os franceses demonstraram sua superioridade desde o início, marcando um primeiro quarto impressionante de 22 a 8, onde os turcos ficaram mais de sete minutos sem marcar. Liderando as ações ofensivas por parte do JL Bourg, Jeremy Morgan contribuiu com 17 pontos, incluindo 5/9 em arremessos de três pontos. Apesar da reação dos turcos no terceiro quarto, o nervosismo, evidenciado pela expulsão do treinador Selçuk Ernak, prevaleceu. No último quarto, o JL Bourg, mais disciplinado e coletivo, assegurou sua sexta vitória em oito jogos da EuroCup.

Śląsk Wrocław (POL) 71 x 75 Lietkabelis (LIT)

Por Rafael Bittelbrunn

Conquistando sua terceira vitória consecutiva, o Lietkabelis venceu a primeira fora de casa, superando o Śląsk Wrocław, que continua sem vencer. Agora o time polonês soma 17 derrotas consecutivas na EuroCup, contando os jogos da temporada passada. A partida era bem controlada pelo time lituano, com Gediminas Orelik sendo a principal referência ofensiva, enquanto Jakub Niziol era uma peça isolada no time da casa, permitindo que a diferença fosse de apenas sete pontos ao final do primeiro tempo (36-43). No terceiro quarto, o Lietkabelis atropelou o Śląsk Wrocław, com muita movimentação de bola e arremessos certeiros do perímetro, chegando a colocar 22 pontos de vantagem nos momentos finais do período. Jogo definido? Nem um pouco. O time polonês não deixou de acreditar e, com a melhora na defesa e bolas de três, o time foi diminuindo a diferença, pouco a pouco, até chegar aos 71-75, com pouco mais de um minuto por jogar. A partir daí, ninguém acertou mais nada, com muitas faltas e erros, para alívio do time lituano, que saiu com o triunfo. Orelik terminou com 19 pontos, mas vale mencionar o quase triplo-duplo de Vytenis Lipkevičius, com oito pontos, nove rebotes e oito assistências, além de quatro roubos. Pelo time da casa, Niziol terminou com 21 pontos.

Aris (GRE) 88 x 99 ratiopharm Ulm (ALE)

Por Rafael Bittelbrunn

Em um jogo bastante equilibrado, decidido apenas na prorrogação, o ratiopharm Ulm venceu a segunda consecutiva, superando o Aris na Grécia. O time grego perdeu a segunda consecutiva, mas continua dentro da zona de classificação. Mesmo com um aproveitamento de dois pontos muito superior (68% x 39%), além de domínio nos rebotes (45 x 25) e assistências (31 x 12), não foram suficientes para o Ulm ter uma vitória tranquila. O melhor aproveitamento na bola tripla do time grego, assim como o menor número de turnovers (12 x 22), tornaram o jogo mais emocionante. Com seis segundos para o final, Vassilis Toliopoulos converteu uma bola tripla para o Aris, empatando o jogo e definindo o tempo extra. Na prorrogação, o time da casa demorou a acertar, enquanto o Ulm aproveitou e logo abriu oito pontos de vantagem. Com o ataque afiado, o time fez 18-7 e não deu chances ao Aris, conquistando importante vitória. Destaques para Trevion Williams, com 20 pontos, nove rebotes, quatro assistências e dois roubos, e Juan Nuñez, com 14 pontos, seis rebotes, dez assistências e três roubos. O brasileiro Georginho de Paula, teve mais uma atuação discreta, com nenhum ponto (apenas dois arremessos tentados), quatro rebotes, uma assistência, três erros e -5 de PIR, em menos de dez minutos em quadra. No Aris, Marcus Carr terminou com 20 pontos.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *