Na 9ª rodada da Euroliga, disputada nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/11), os confrontos continuaram a oferecer momentos emocionantes e surpresas. O Real Madrid manteve sua invencibilidade, desta vez superando o Monaco, enquanto o Maccabi Tel Aviv conquistou uma virada impressionante contra o Fenerbahçe. Olympiacos, Olimpia Milão e outras equipes também protagonizaram jogos intensos, moldando ainda mais a dinâmica competitiva da Euroliga.

Reveja o resumo da 8ª rodada da Euroliga

JOGOS DE QUINTA-FEIRA (16)

Maccabi Tel Aviv (ISR) 78 x 73 Fenerbahçe (TUR)

Por Gabriel Girardon

Em seu terceiro jogo seguido “em casa”, isto é, como mandante em Belgrado, o Maccabi derrotou o Fenerbahçe por 78 a 73, com virada no último quarto. O time israelense passou grande parte do confronto atrás no placar. O Fener se mostrou mais efetivo na primeira metade do duelo e abriu distância. Destaque para Tarik Biberovic, naquele momento com 16 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos. No intervalo, os turcos venciam por oito (46 a 38). No terceiro quarto, Bonzie Colson, até então zerado no jogo, iniciou a reação do Maccabi, que chegou no quarto período perdendo por apenas um (57 a 56). Os times passaram os 10 minutos finais em pleno equilíbrio, empatados mais de uma vez no placar. A última a 42 segundo do fim, em bola tripla de Scottie Wilbekin (72 a 72). Porém, Colson e Wade Baldwin, que aos poucos está voltando de lesão, guiaram o Maccabi rumo à vitória. O ala, camisa 50 da equipe israelense, anotou um duplo-duplo de 13 pontos e 14 rebotes, sendo essa sua maior marca no quesito na carreira na Euroliga. O cestinha, no entanto, foi Lorenzo Brown, com 18, assim como Biberovic e Wilbekin.

Olympiacos (GRE) 88 x 83 Estrela Vermelha (SRB)

Por Vinícius Matosinhos

Em um confronto em que ambas as equipes enfrentaram desfalques significativos, o Olympiacos conquistou uma vitória em casa por 88 a 83 sobre o Estrela Vermelha. Moustafa Fall brilhou com um impressionante duplo-duplo de 14 pontos, 14 rebotes, três assistências e três tocos, enquanto Alec Peters foi o cestinha da partida, estabelecendo um recorde pessoal de 28 pontos em 39 minutos em quadra. Isaiah Canaan também contribuiu com 15 pontos cruciais. O Estrela, liderado por Nemanja Nedović com 26 pontos e Milos Teodosić com 15, não conseguiu superar a dupla impactante do Olympiacos. Apesar de desfalques importantes para ambas as equipes, o Olympiacos, sem Nikola Milutinov, Nigel Williams-Goss e Shaq McKissic, e o Estrela Vermelha, sem Shabazz Napier, Adam Hanga e Branko Lazić, protagonizaram uma partida equilibrada na primeira metade. No entanto, a equipe da casa assumiu o controle no segundo tempo, liderando por 14 pontos (64-50) e mantendo uma vantagem de 11 pontos (64-53) ao entrar no último período. Embora a equipe de Belgrado tenha feito uma tentativa de retorno, reduzindo a vantagem para sete pontos (66-59), os esforços finais não foram suficientes para reverter o resultado. Alec Peters, com lances livres cruciais, e a contribuição de Kostas Papanikolaou garantiram a vitória para o Olympiacos, que encerrou a semana da jornada dupla com dois triunfos e alcançou um recorde de 5-4, enquanto o Estrela Vermelha caiu para 3-6.

Olimpia Milão (ITA) 92 x 76 Anadolu Efes (TUR)

Por Vinícius Matosinhos

Em Milão, o Anadolu Efes enfrentou a Olimpia Milão e sofreu uma derrota por 92 a 76. Apesar de uma primeira metade equilibrada, o time anfitrião encerrou o primeiro quarto com uma vantagem de 19 a 18. Embora o Anadolu Efes tenha conseguido diminuir a diferença no primeiro tempo, a Olimpia manteve a liderança, fechando a primeira metade com um placar de 43 a 39. No segundo tempo, o Efes assumiu a liderança por 57 a 56, mas não conseguiu evitar os ataques consecutivos do clube italiano, terminando o terceiro quarto atrás por 63 a 61. No último quarto, a equipe anfitriã aumentou sua vantagem, vencendo a partida por 92 a 76. No EA7 Pela Olimpia Milão, Shavon Shields marcou 18 pontos, Devon Hall anotou 15 pontos e 5 assistências, Nikola Mirotić somou 14 pontos, Nicolo Melli marcou 13 pontos e 10 rebotes e Maodo Lo marcou 11 pontos. Pelo Anadolu Efes, Will Clyburn finalizou com 18 pontos e sete rebotes, Darius Thompson anotou 17 pontos e Shane Larkin registrou 13 pontos e sete assistências.

Real Madrid (ESP) 91 x 73 Monaco (FRA)

Por Vinícius Matosinhos

O Real Madrid continua a sua impressionante sequência invicta na temporada, consolidando seu domínio ao derrotar o Monaco por 91 a 73 em casa. Com um notável desempenho de Dzanan Musa, que contribuiu com 21 pontos e cinco assistências, juntamente com Vincent Poirier registrando um duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes, a equipe do técnico Chus Mateo demonstrou consistência e força. Walter Tavares também teve uma atuação destacada, acumulando 12 pontos, sete rebotes, quatro assistências e três bloqueios. Sergio Llull somou 14 pontos, e Facundo Campazzo contribuiu com 12 pontos e cinco assistências. O Monaco, por sua vez, não conseguiu acompanhar o ritmo imparável do Real Madrid, com Donatas Motiejunas e Mike James sendo os únicos a atingirem dois dígitos, marcando 14 e 13 pontos, respectivamente. Desde o início, o Real Madrid esteve no controle, iniciando com uma sequência de 15-2 no primeiro período e mantendo uma vantagem expressiva de 30 a 20 no segundo. A equipe ampliou ainda mais sua liderança para 53 a 39 no intervalo. Após o intervalo, os campeões europeus continuaram a pressionar, chegando aos últimos 10 minutos com uma vantagem inatingível de 80 a 50. Embora o Monaco tenha conseguido uma recuperação no último período, vencendo por 23 a 11, a vitória convincente do Real Madrid reforça a impressão de uma temporada excepcionalmente forte, mantendo um registo invicto de 8-0.

JOGOS DE SEXTA-FEIRA (17)

Žalgiris Kaunas (LIT) 74 x 73 Bayern de Munique (ALE)

Por Rafael Bittelbrunn

Após quatro derrotas consecutivas, o Žalgiris voltou a vencer, jogando dentro de casa contra o Bayern de Munique. Assim como os últimos três jogos perdidos pelo time lituano, este também foi decidido nos segundos finais. O time da casa começou melhor, vencendo o primeiro quarto com Rolands Šmits anotando 11 pontos, e chegou a abrir 11 de vantagem no início da segunda parcial. Mas o time alemão conseguiu a recuperação ainda no primeiro tempo, levando dois pontos de vantagem para o intervalo. Na segunda etapa, as coisas continuaram complicadas para o time lituano, que tentava sobreviver na bola tripla, mas viu o Bayern abrir nove pontos. Um ponto importante para o Žalgiris voltar a equilibrar a partida foi seu banco de reservas, especialmente Lukas Lekavičius (11 pontos), Laurynas Birutis (dez pontos e nove rebotes) e Tomas Dimša (14 pontos), importantíssimos para a vitória. Após cesta tripla de Serge Ibaka com 29 segundos por jogar, o Bayern assumiu a liderança por um ponto, porém Keenan Evans acertou a bola da vitória no ataque seguinte. O argentino Leandro Bolmaro ainda tentou a vitória alemã, mas a bola bateu no aro, para alegria dos mais de 15.000 torcedores presentes. Além do banco de reservas, destaque para Šmits, com 16 pontos e quatro rebotes. No lado alemão, Ibaka terminou com 20 pontos, sete rebotes e dois tocos.

ASVEL (FRA) 81 x 88 Baskonia (ESP)

Por Marcelo Costa

Embalado pela vitória na quarta-feira contra o lanterna Alba Berlin, o ASVEL recebeu o Baskonia, que vinha de uma vitória imponente sobre o Barcelona. A equipe francesa começou melhor, e liderada por Mike Scott, que anotou 12 pontos no primeiro quarto venceu essa parcial por 30 a 20. Scott marcou mais 4 pontos no início do segundo período, ajudando o ASVEL a abrir vantagem de 41 a 25. Após pedido de tempo, o Baskonia voltou decidido a entrar no jogo. Com Markus Howard e Matt Costello aparecendo mais nos ataques, inclusive combinando três bolas de do perímetro seguidas, o time espanhol cortou a larga desvantagem para apenas 7 pontos, indo pro intervalo perdendo por 49 a 42. Com incríveis 8 arremessos de três pontos convertidos no terceiro quarto (sendo quatro deles de Howard), e com marcação forte, o Baskonia dominou o adversário a terceira parcial, vencendo-a por 31 a 16, chegando na etapa final a frente, 73 a 65. Mas o ASVEL não queria ceder a vitória. No primeiro minuto do último período, Scott e Luwawu-Cabarrot anotaram um triple cada, deixando o placar em 73 a 71 para os visitantes. Depois de novo pedido de tempo, as equipes equilibraram a partida, marcaram pesado e foram muitas vezes à linha de lance livre. Com esse jogo mais cadenciado o Baskonia conseguiu assegurar a quarta vitória seguida na temporada. Markus Howard foi o destaque incontestável da partida, terminando com 35 pontos e oito bolas de três pontos. Aparecendo em momentos importantes do jogo, o pivô Chima Moneke fechou com 19 pontos, 13 rebotes, sendo 11 defensivos, seis assistências e 35 de eficiência. Pelo ASVEL, Mike Scott veio do banco pra liderar a equipe francesa em pontos, 22.

Panathinaikos (GRE) 90 x 76 Virtus Bolonha (ITA)

Por José Pereira

O Alvinegro italiano, uma das sensações da temporada, foi até Atenas enfrentar o claudicante Panathinaikos. O time da casa deu as caras logo no começo do jogo, impondo seu jogo defensivo e conseguindo ter uma melhor seleção de chutes para abrir e vencer o primeiro quarto, no segundo os italianos aumentaram a velocidade da partida e deixaram mais confortáveis para eles tirando quase toda diferença e indo aos vestiários com um déficit de três pontos. Na segunda metade, a Virtus continuou muito imponente e com um Marco Belinelli calibradíssimo acertando tudo que estava chutando de longe. Só que o último quarto reservou um espetáculo da torcida, inflamando os jogadores em quadra, principalmente Mathias Lessort e Konstantinos Mitoglou, juntos eles somaram 19 rebotes e 34 pontos, sendo cruciais em segurar o ataque da Virtus em 13 pontos e fechando o placar em 90-76. Agora a Virtus Bologna tem uma campanha de 6-3, enquanto os verdes de Atenas emendaram a terceira vitória seguida e agora estão 5-4.

Barcelona (ESP) 74 x 70 Valencia (ESP)

Por Marcelo Costa

Com uma semana de Euroliga disfarçada de Liga ACB para as equipes espanholas, nessa sexta-feira (17), o Barcelona, ainda engasgado com a derrota de quarta-feira (15) para o rival Baskonia, recebeu o Valencia, em busca da vitória e com o objetivo de não deixar seu maior rival, o Real Madrid, se distanciar na liderança da Euroliga 23/24. Com um primeiro período dividido em duas partes, onde na primeira Jan Vesely liderou a equipe catalã com 9 pontos, e na segunda em que a dupla Alex Abrines e Willy Hernangómez combinaram mais 9 pontos, o Barça venceu a parcial por 25 a 16. Porém com um segundo quarto sem a mesma efetividade no ataque e permitindo cestas fáceis do Valência, o time da casa viu sua vantagem indo pelo ralo pouco a pouco chegando a cair para um ponto (31 a 30). Mas Vesely apareceu nos minutos finais do primeiro tempo e o Barcelona foi em vantagem de 37 a 33 para o intervalo. Com um terceiro quarto muito equilibrado entre os rivais, onde as equipes jogaram muito coletivamente para defender e para pontuar, elas alternaram-se na liderança do jogo e fecharam a parcial em 19 a 17 a favor Valencia e o jogo em 54 a 52 a favor do Barça. Um dos destaques inusitados desse período foi a tentativa de assistência do experiente ala Victor Claver que acabou se tornando em uma bola de três pontos convertida a favor do Valência, vindo a ser os únicos pontos de Claver no jogo. Os times entraram em quadra para o último quarto com o mesmo espírito e ritmo do anterior. Com uma boa noite do armador Xabier López-Arostegui, o Valência tomou a liderança do placar, 60 a 58, com 6:10 ainda por se jogar. 20 segundos depois, Alex Abrines conseguiu empatar o jogo. O time da casa conseguiu marcar mais 8 pontos em sequência, abrindo 68 a 60. Porém o Valência mais uma vez reagiu e cortou para 68 a 65, a 58 segundos do fim. Com as equipes levando o adversário para a linha de lance livre, elas foram trocando pontos até fechar com a vitória do Barcelona por 74 a 70. Jan Vesely foi o cestinha da partida com 17 pontos, e Chris Jones o maior pontuador do time visitante, e López-Arostegui terminou o jogo com 10 pontos e sete rebotes.

Partizan (SRB) 89 x 74 ALBA Berlim (ALE)

Por José Pereira

O Alba Berlin viajou até Belgrado após assumir a lanterna da competição, dessa vez o Partizan seria o adversário da rodada. Um primeiro quarto bastante interessante do time Berlinense, com boa participação dos pivôs do time da Alemanha. As mudanças de Obradovic não tiveram tanto impacto na defesa, porém fez com que Avramovic aproveitasse bem os caminhos abertos pelos bloqueios dos jogadores do Partizan e conseguisse converter as infiltrações rumo à cesta, fazendo o Partizan ter a vantagem de três pontos na primeira metade. Ao retornar para o terceiro quarto, o alvinegro começou a construir seu caminho para vitória assegurando uma defesa mais fortalecida e chutadores muito frios, fazendo Thiemann ser o único jogador minimamente confiável do clube alemão. O último quarto foi a continuação da dominância dos sérvios e o melhor momento do pivô Bruno Caboclo no jogo, terminando o jogo com sete pontos e cinco rebotes. O grande destaque do Partizan foi o armador Aleska Avramamovic com 20 pontos e eficiência de 17. O Partizan agora detém o recorde de 4-5, enquanto o Alba aumenta o amargor da campanha de 1-8.

Tabela de classificação após a 9ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *