No domingo (14) foi disputada a Final da Euroliga Feminina 2023/2024. O Fenerbahçe confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato (back-to-back) ao vencer a surpresa desse Final Four, o francês ESB Villeneuve d’Ascq. A ala norte americana Kayla McBride foi eleita MVP do Final Four. Na disputa do terceiro lugar, o USK Praha, que tropeçou na semifinal na sexta-feira (12) recuperou-se e assegurou a medalha bronze esse ano, já que ano passado perdeu a decisão do terceiro para o Schio.
FINAL: Fenerbahçe (TUR) 106 x 73 ESB Villeneuve d’Ascq (FRA)
Com um jogo bem coletivo no ataque, o Fenerbahçe começou melhor e impôs o ritmo de jogo. Abriu 12 a 5 em três minutos. Após pedido de tempo, o Villeneuve organizou-se melhor e numa bola de três pontos de Shavonte Zellous, virou o placar, 15 a 14. A partida seguiu equilibrada até o fim do primeiro quarto que terminou 28 a 27 para o time turco. O segundo período começou com o Fenerbahçe investindo nas jogadas dentro do garrafão, enquanto o Villeneuve seguia apostando nos arremessos de média e longa distância para manter-se no jogo. Conseguiu até empatar a partida em 40 pontos em uma bola do perímetro de Janelle Salaun, a 4:27 do fim do primeiro tempo. A técnica Valerie Garnier pediu tempo. Na volta o time turco aplicou uma corrida de 18 a 5, liderado por Emma Meesseman e Nikolina Milic, e foi para o intervalo vencendo por 58 a 45. O segundo tempo começou com o Fenerbahçe mantendo a estratégia de jogar dentro do garrafão. No final do terceiro quarto a equipe vencia por 40 a 16 em pontos na área pintada. Dessa forma, o atual campeão europeu controlou as tentativas de reação do adversário e foi para a parcial final vencendo por 77 a 61, já com uma mão no troféu de campeão. Com a dupla norte americana Kayla McBride e Napheesa Collier on fire no último quarto, o Fenerbahçe sufocou o Villeneuve d’Ascq, vencendo a parcial por 29 a 12, e fechando o jogo em 106 a 73. Napheesa Collier terminou o jogo com 33 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Emma Meesseman anotou 22 pontos e conquistou o sexto título da Euroliga, igualando Daiana Taurasi, Alba Torrens e Natalia Vieru. Kayla McBride saiu de quadra com 17 pontos, 7 rebotes e 7 assistências, sendo eleita a MVP do Final Four. Pelo ESB Villeneuve d’Ascq, Shavonte Zellous e Kenedy Burke marcaram 17 pontos cada.
Decisão do 3º Lugar: USK Praha (TCH) 95 x 67 Çukurova Mersin (TUR)
O USK Praha dominou o equilibrado grupo B na temporada regular, mas acabou tropeçando diante do Villeneuve d’Ascq na semifinal e foi para s disputa do bronze. Na temporada passada a equipe tcheca perdeu a decisão do terceiro lugar para o Famila Schio da Itália, num lance muito inusitado na última posse de bola. Dessa vez, o USK não queria voltar para sem nada das mãos depois de uma grande temporada. Logo no primeiro quarto a equipe abriu vantagem de dois dígitos no placar, liderado pela francesa Valeriane Ayayi. Mantendo a defesa forte no segundo período e saindo bem em transição a equipe tcheca não deu chances para o Çukurova diminuir a vantagem. O jogo foi para o intervalo com placar em 52 a 36 para o USK Praha. O jogo de armação das espanholas Maite Cazorla e Maria Conde se mostrava muito efetivo diante da defesa do time turco, ao passo que o Çukurova, mesmo com sua principal jogadora, Marina Mabrey, jogando mal, não parava de lutar. As donas da casa conseguiram cortar a desvantagem de 20 para 10 pontos ao final do terceiro quarto, e para oito pontos no início da última parcial. Mas o USK queria muito essa medalha de bronze, e com duas bolas de três seguidas, de Ayayi e de Cazorla, ampliou a vantagem para quatorze pontos, jogando um balde de água fria no Çukurova, que logo em seguida baixaria a guarda, deixando o rival disparar no placar e vencer por 95 a 67, que dessa vez volta para a capital tcheca com a medalha no peito. Valeriane Ayayi marcou 21 pontos e Maite Cazorla 19. Destaque ainda para Ezi Magbegor com 10 pontos, 10 rebotes e 4 assitências. Pelo Çukurova, Kaleah Cooper anotou 18 pontos e pegou 7 rebotes.