Nesta sexta-feira (12) foram disputadas as semifinais do Final Four da Euroliga Feminina em Mersin na Turquia. No jogo 1, o ESB Villeneuve, de virada, surpreendeu o favorito USK Praha e chega à grande final pela primeira vez em sua história. No confronto 2, o Çukurova, apoiado pela torcida, lutou com todas suas forças, mas não conseguiu bater o atual campeão da Europeu, Fenerbahçe.
(#1B) USK Praha (TCH) 78 x 84 ESB Villeneuve (FRA) (#3B)
As duas equipes já haviam se enfrentado duas vezes pelo grupo B na temporada regular, com uma vitória para cada lado. A excelente campanha do time tcheco até aqui (14-2) o credenciava como favorito no confronto. Mas era jogo de Final Four e a equipe francesa não havia chegado até aqui por acaso. O primeiro quarto foi de muito equilíbrio, boa produção ofensiva, algumas trocas de liderança e terminou com o USK a frente, 27 a 26. Em compensação, no segundo período ambas as equipes cometeram muitos erros e a produção ofensiva caiu. Valeriane Ayayi foi o principal nome da equipe tcheca no primeiro tempo, que foi para o intervalo vencendo por 43 a 37. Na volta para o segundo tempo o USK Praha amassou o aro nos primeiros minutos, enquanto o Villenenuve aproveitou-se do mal momento do adversário e, com Kamiah Smalls, passou a frente (46 a 45) com 6:55 no relógio. Ezi Magbegor, melhor jogadora do time tcheco na competição seguia bem marcada, obrigando suas companheiras a procurarem melhores opções de ataque. Foi pelas mãos das espanholas Maite Cazorla e Maria Conde que a equipe da capita tcheca manteve-se próxima no placar, chegando a virar (60 a 59, com 1:29). No entanto o bom jogo da armadora do Villeneuve, a belga Maxuella Lisowa Mbaka, o time francês tomou a liderança no placar novamente (63 a 62). No último quarto o USK continuou cometendo muitos erros e cedendo a posse de bola para o adversário, que não desperdiçou e foi abrindo vantagem. O Villeneuve parecia ter encontrado a forma certa de defender a forte equipe tcheca, que seguia com dificuldades ofensivas. Com 4:28 no relógio, Tereza Vyoralova converteu uma bola de três pontos para o USK, o que deu ânimo para a equipe, que chegou a empatar o jogo (76 a 76) em uma bela infiltração de Maria Conde com 2:55 por se jogar A partida chegou no minuto final do jeito que o Final Four merece: muito acirrado e em aberto, 80 a 78 para o time francês. Com defesa forte e convertendo os lances livres que teve direito. O Villeneuve venceu por 84 a 78, derrubando o favorito USK Praha e chegando à Final da Euroliga Feminina pela primeira vez. Quatro jogadoras do Villeneuve tiveram dígitos duplos em pontos, com destaque para Smalls, que marcou 18, e ainda pegou 7 rebotes e deu 6 assistências. Valeriane Ayayi anotou 24 pelo USK Praha.
(#1A) Fenerbahçe (TUR) x Çukurova Mersin (TUR) (#2B)
Rivalidade forte era o ingrediente especial para esse confronto, pois era um rematch da final da temporada passada. Além disso essas equipes vão fazer a final da temporada atual da liga turca. O time da casa começou impondo o ritmo do jogo e abrindo vantagem (9 a 4). Porém rapidinho o Fenerbahçe encostou no placar, passou a frente e abriu sete pontos de vantagem ao final da primeira parcial (27 a 20). Marina Mabrey liderou a reação do Çukurova no início do segundo período, cortando a desvantagem para um ponto (27 a 26). E esse foi o ensejo até o final do primeiro tempo: o Fenerbahçe abria vantagem e o Çukurova cortava a diferença para uma posse de bola, até que o trio formado por Kayla McBride, Napheesa Collier e Nikolina Milic aceleraram o jogo no final do quarto e o Fener foi para o intervalo vencendo por 48 a 42. Na volta para o segundo tempo, o Fenerbahçe soube controlar bem as tentativas de reação do adversário, que tinha em Kaleah Kooper e na pivô Stephanie Mavunga as principais referências ofensivas. A um minuto e meio do final do terceiro quarto, Olivia Epoupa fez bela infiltração e conseguiu diminuir para apenas três pontos a desvantagem do Çukurova (63 a 60). No entanto McBride anotou mais uma bola do perímetro para o Fener (66 a 60). A última parcial começo com placar em 66 a 62 para o atual campeão europeu. Em uma corrida de 8 a 0, que finalizou com mais uma infiltração de Epoupa, o Çukurova empatou o jogo em 72 pontos, incendiando a torcida, e forçando pedido de tempo da técnica Valerie Garnier. A partida seguiu muito equilibrada, até que Napheesa Collier abriu a sequência de 9 a 0 do Fenerbahçe que deu a equipe uma excelente vantagem (85 a 76) a dois minutos do final do confronto. Desse ponto em diante, o Fenerbahçe soube gerenciar o ritmo do jogo para vencer por 89 a 80. Kayla Mcbride terminou com 25 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Emma Meesseman anotou 17 pontos, Nikolia Milic 15 pontos e 11 rebotes. Pelo Çukurova, Stephanie Mavunga fez 20 pontos e pegou 8 rebotes, e Kaleah Kooper marcou 19 pontos.