Nesta semana a Euroliga teve a sua segunda semana com rodada dupla da temporada regular, com a realização das rodadas 23 e 24, entre a terça e a sexta-feira. Vamos a um breve panorama de como os jogos destas rodadas afetaram a tabela de classificação, a dez rodadas do fim da temporada regular.
Quem se deu bem?
Basicamente, quem estava bem, continuou bem. Dos cinco primeiros colocados, quatro fizeram o dever de casa, vencendo ambas as partidas disputadas.
Barça e Real em uma briga acirrada
O Real Madrid (ESP) talvez tenha sido o maior vencedor da rodada dupla, pois entrou na mesma ocupando a quarta colocação e terminou a semana na vice-liderança. Na terça-feira, em casa, os merengues passaram um sufoco no final, mas derrotaram os compatriotas do Baskonia (ESP) por 70 a 69, contando com a frieza do argentino Facundo Campazzo nos instantes finais, acertando o lance livre decisivo a 2 segundos do fim. O maestro argentino também distribuiu 11 assistências, ajudando-o a liderar a equipe com 21 de eficiência.
Já na quinta-feira, em um jogo também difícil, mas com um pouco menos de sufoco, o Real derrotou, na Alemanha, o ALBA Berlim (ALE) por 103 a 97. Jayce Carroll e Anthony Randolph anotaram ambos 27 pontos, enquanto Campazzo distribuiu 19 assistências, igualando o recorde da Euroliga em um único jogo.
O Barcelona (ESP) permaneceu na Espanha, onde visitou o Valencia (ESP) na quarta-feira e recebeu a Olimpia Milano (ITA) na sexta-feira, ambas equipes dentro da zona de classificação. Os catalães não tiveram vida fácil em nenhum dos dois jogos, mas conseguiu vencer os dois: 77 a 76 contra o Valencia e 84 a 80 contra a Olimpia. Nikola Mirotić foi o principal destaque do time, combinando nas duas partidas para 41 pontos totais. Com campanha idêntica à do arquirrival de Madri (18-6), o Barça pagou o preço de ter tido placares tão apertados em suas duas vitórias, pois assumiu a vice-liderança na quarta, mas caiu para a terceira, pois o Real tem um ponto a mais de saldo.
Efes vence confronto direto e se classifica
O líder absoluto e principal favorito ao título, Anadolu Efes, venceu a partida mais importante da semana, na terça-feira. Os turcos foram até a capital russa e arrancaram uma suada vitória contra o seu algoz na final do ano passado, o CSKA, por 82 a 80. Foi a oitava vitória seguida dos turcos, a primeira contra o CSKA desde fevereiro de 2013 e a primeira em Moscou desde 1999.
O armador sérvio Vasilije Micić fez sua segunda partida desde que voltou de lesão e com 19 pontos e cinco assistências, liderou o Efes em eficiência, com 24. Shane Larkin foi o cestinha, com 23 pontos, anotando o lance livre da vitória nos segundos finais. O CSKA teve sua seqüência de cinco vitórias interrompida e perdeu a vice-liderança da competição.
De volta a casa na quinta-feira, o Efes teve trabalho durante os três primeiros quartos, mas teve forças para virar o jogo no último período contra o Zalgiris Kaunas (LIT) e vencer por 96 a 91. A nona vitória consecutiva levou o time turco à campanha de 21-3 e eles não podem mais ser alcançados por nenhum time fora da zona de classificação e estão matematicamente classificados para as quartas-de-final.
Maccabi se reencontra com as vitórias
Vindo de duas derrotas seguidas, o Maccabi Tel Aviv (ISR) havia se distanciado duas vitórias do “G4” da competição. Porém, com duas vitórias e as duas derrotas do CSKA, o clube israelense iguala a campanha dos russos de 16-8 e está em boa situação para lutar pelo mando de quadra nas quartas-de-final.
Foram duas partidas complicadas para os Amarelos, que na quarta-feira derrotaram em casa o Khimki (RUS) por 80 a 77 e na sexta-feira fez uma partida disputadíssima com o Fenerbahçe (TUR), em Istambul, vencendo nos segundos finais com uma cesta heróica de Othello Hunter. O placar final foi de 78 a 77 e você pode ler alguns detalhes da partida nesta thread em nosso Twitter, onde cobrimos o jogo.
Quem se deu mal?
Não há a menor dúvida que o atual campeão CSKA teve o maior prejuízo nestas duas rodadas. O gigante russo perdeu o confronto direto contra o Efes, como citamos acima, o que não é um resultado nada anormal. Porém, o pior viria na quinta-feira.
Na Grécia, visitando o errante Olympiacos (GRE), o CSKA foi surpreendido a não teve forças para evitar a derrota por 72 a 59. O que é mais impressionante desse resultado é que os gregos faziam sua primeira partida sem seu lendário armador Vassilis Spanoulis, que na terça-feira sofreu uma lesão no pé direito. Na quinta-feira, foi confirmado que ele teve uma ruptura do tendão peroneal, que requerirá cirurgia, tirando-o do restante da temporada.
Com as duas derrotas, o time de Dimitris Itoudis precisa ficar alerta, pois cai da segunda para a quarta posição, com a mesma campanha do quinto colocado, Maccabi, como dissemos anteriormente. Os dois clubes se enfrentam uma última vez, na 31ª rodada.
Ninguém quer as últimas vagas?
A partir do sexto colocado, o Panathinaikos (GRE), nenhum outro clube conseguiu vencer as duas partidas da semana. O Valencia e a Olimpia Milano completam a zona de classificação, com o Fenerbahçe encostado, na nona posição. O Panathinaikos perdeu a chance de manter-se com a campanha idêntica à do Maccabi, em função do tropeço contra o Estrela Vermelha (SER) na quarta-feira, por 78 a 73. Na sexta-feira, eles compensaram, vencendo o Zenit São Petesburgo (RUS) em Atenas por 96 a 81.
Também nesse grupo, a Olimpia Milano deu sorte. Apesar de perder as duas partidas da semana, contra o Alba Berlim em casa na terça-feira (102 a 96) e contra o Barcelona fora de casa na sexta-feira, o clube italiano foi ajudado pela derrota do Fenerbahçe e se manteve na oitava colocação, última da zona de classificação. O time italiano vive o pior momento da temporada e com as duas derrotas da semana eles têm cinco nos últimos seis jogos.
No mesmo período, seus dois principais concorrentes, Valencia e Fenerbahçe, venceram quatro jogos e eles se tornaram uma grande ameaça para as pretensões do time de Milão, que investiu pesado para esta temporada.
Confira como ficou a classificação geral da Euroliga após a 23ª e a 24ª rodada