shane-larkin-efes-maccabi_19sl3ygqgbaw01f7ahnsexsmlk.jpg

Todos nós sabemos da dificuldade e competitividade que o basquete europeu possui. Até mesmo o jovem Luka Doncic já citou várias vezes em entrevistas o quanto a EuroLeague não existe jogo fácil. “É mais fácil pontuar na NBA do que na Europa’’, disse Luka. Isso pode ter causado espanto em muitas pessoas, uma vez que com 19 anos ele se tornou o MVP da liga europeia e campeão no mesmo ano, podendo indicar um sinal da inferioridade técnica na Europa. Porém ao decorrer da entrevista, Doncic tenta provar seu ponto de vista citando o tamanho da quadra (28,65 x 15,24 metros na NBA e 28 x 15 na Europa) e fala sobre a ausência da regra dos três segundos na defesa no basquete europeu, o que beneficia muito os defensores.

Partindo do pressuposto da complexidade em marcar pontos na EuroLeague, Shane Larkin tem chamado atenção na atual temporada por sua disparidade em pontos em algumas partidas, o maior exemplo disso foi contra o Bayern de Munique (em 29 de novembro), quando anotou naquele dia 49 pontos em 31 minutos. Nesse jogo histórico, Larkin acertou 5 de 7 arremessos de dois pontos, 10 de 12 de três pontos e 9 de 10 em laces livres. Se tornando o jogador com o maior número de pontos em uma única partida na história da EuroLeague.

Após essa partida, muitos citaram, em entrevistas, sua disparidade técnica e vontade em pontuar, contudo o que aconteceu de mais interessante nas diversas declarações de jogadores, ex-jogadores, torcedores e jornalistas, foi a comparação com o astro aposentado de Los Angeles, Kobe Bryant.

Claro que quando falamos de comparações, por muitas vezes elas podem ser injustas ou até mesmo fora da realidade, pois são ligas distintas, com estilo de jogo diferente e menos partidas da temporada regular na Europa em comparação com a temporada da NBA. Existe também o fato de que os treinadores na Europa não toleram o “heroísmo forçado’’, quando há a famosa monopolização da bola ou qualquer coisa que se assemelhe a uma atitude de “acúmulo de estatísticas”. Tal comportamento está longe de ser recompensado, pois pode sair pela culatra e custar aos jogadores férias de longo prazo no banco.

Porém, as comparações apareceram por conta de tentar equivaler o jogo de 49 pontos de Larkin na EuroLeague com o jogo de 81 pontos de Kobe Bryant na NBA em 2006, levando em conta todos os fatores de dificuldades já citados no texto sobre o basquete europeu. Algumas dessas declarações foram:

“Definitivamente, acho que é muito comparável ao 81 de Kobe”, respondeu Williams-Goss. “Eu diria que marcar 49 na Europa é o mesmo de alguém marcar entre 70 e 80 pontos na NBA”.

“Sim, é comparável ao recorde de Kobe”, disse o ex-jogador da NBA, Malcolm Delaney, do Barcelona.

“É definitivamente comparável ao 81 de Kobe, tendo em mente também que ele [Larkin] fez muito menos arremessos e foi muito mais eficiente em uma partida que obtém talvez 25 a 30 menos posses do que um jogo da NBA”, disse Weems – que jogou na NBA vestindo a camisa do Nuggets, Raptors, Suns e 76ers.

“Marcar 49 na EuroLeague é definitivamente como marcar 80 na NBA, na minha opinião”, mencionou Andrew Goudelock. “Não há muitos jogadores que podem vir para a Europa e ainda pontuar da maneira que fizeram nos Estados Unidos. É um jogo completamente diferente. “

“Acho que se você pudesse compará-lo, seria como pontuar na faixa de 60 pontos da NBA”, disse Hines. “Não acho que seja comparável ao Kobe 81. É um feito que não sei se mais alguém será capaz de alcançar”.

“Com certeza é como um jogo de 80 pontos na NBA. Sem dúvida”, disse Charles Jenkins.

“Isso com certeza é um jogo de 70 pontos de James Harden ou Devin Booker na NBA”, disse Wright.

Comparações sempre virão, no entanto, o que não podemos esquecer é que Shane Larkin já disputou a NBA com passagens discretas (jogou no Mavericks, Knicks, Nets e Celtics). Seria o momento de evolução em seu estilo de jogo? Certamente é a melhor temporada em sua carreira.

Assim como muitos jogadores europeus que vão para a NBA conseguem ter grandes números e grandes passagens, o motivo de Larkin já ter passado por lá e não ter tido muito destaque pode pesar. Mas isso não indica que sua temporada atual na EuroLeague não possa ser uma forma de ajudar em sua auto-confiança, pelo contrário.

shane
Números de Shane Larkin na NBA.

É certo dizer que os olhos da NBA voltarão novamente para Shane Larkin, e só o tempo dirá se haverá ou não uma redenção em sua carreira na liga americana de basquete. Aguardemos.

 

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *