Quatro dos principais clubes da Grécia disputarão neste final de semana (25 e 26 de setembro) a Super Copa da Grécia, a primeira competição oficial da temporada 2021-22. Este é o último evento antes do início do campeonato grego, programado para o final de semana seguinte (sábado, 2 de outubro).
A Super Copa foi disputada pela primeira vez em 1986. Naquele ano, Áris Tessalônica (campeão grego de 1985-86) e Panathinaikos (campeão da Coda da Grécia de 1985-86) se enfrentaram em dois jogos, com duas vitórias tranqüilas dos Tessalonicenses. Porém, a Federação Helênica decidiu não continuar com tal competição e a abandonou logo após sua edição inaugural.
Foi somente em 2020 que a HEBA, atual órgão que organiza as competições nacionais gregas, decidiu “ressuscitar” a competição, 34 anos após sua criação. O atual modelo reúne os dois melhores colocados do campeonato grego e os dois melhores colocados da Copa da Grécia da temporada anterior. As quatro equipes disputam um quadrangular simples, com eliminação em jogo único, definindo o campeão em um único final de semana.
Na edição do ano passado, quando foi trazida de volta para a ativa, a Super Copa contou com o Panathinaikos (campeão grego), o A.E.K. Atenas (campeão da Copa da Grécia), o Promithéas Pátras (vice-campeão de ambos, campeonato e copa) e o Peristerí (terminou o campeonato em terceiro lugar). Os dois clubes de Atenas, amplos favoritos, foram surpreendidos na semifinal e o Promithéas acabou superando o Peristerí na final, para erguer o caneco.
Nesta temporada, a segunda edição da “nova” Super Copa contará com Panathinaikos (campeão grego e da copa), Lavrio (vice-campeão grego), Promithéas (vice-campeão da copa) e o A.E.K. 9terceiro colocado no campeonato). A sede deste ano do torneio será a cidade do atual campeão, Pátras. Confira abaixo a programação dos jogos, já no horário de Brasília:
Sábado (25/09)
10h30 – Panathinaikos x Lavrio
15h – Promithéas x A.E.K. Atenas
Domingo (26/09)
10h30 – Disputa de 3º lugar
15h – Final