Na última terça-feira (21) a atual campeã italiana, Virtus Bolonha, levantou o primeiro troféu da temporada 2021-22 do basquete italiano. As “Vu Nere” derrotaram sua grande rival nacional, Olimpia Milão, na final da Supercopa Italiana. Agora, os clubes se preparam para o início da Serie A, o campeonato italiano, que começa neste sábado (25).

Virtus derrota Olimpia na final e ergue a Supercopa nacional

No torneio que inaugura oficialmente a temporada do basquete italiano masculino, a Virtus, atual campeã nacional, derrotou a Olimpia Milão em mais uma final, por 90 a 84, e ficou com o caneco. Este foi apenas o segundo título da Virtus na competição, quebrando um jejum de 26 anos: a última vez que o clube ergueu esse troféu foi justamente na temporada em que a competição foi criada, em 1995. De lá para cá, o time foi vice-campeão em oito oportunidades, incluindo a edição do ano passado, quando foi derrotado por esta mesma Olimpia.

O torneio, disputado todo mês de setembro, reuniu todas as 16 equipes inscritas na Serie A deste ano, com quatro times automaticamente classificados para as quartas-de-final: as duas finalistas da Copa da Itália do ano passado, Olimpia e V.L. Pêsaro, e as duas finalistas da Serie A. Neste último caso, seriam Virtus Bolonha e Olimpia, porém, como os milaneses já haviam se classificado via Copa da Itália, a segunda vaga ficou para a semifinalista melhor colocada da Serie A, a Brindisi.

As demais 12 equipes da Serie A disputaram uma breve fase de grupos para definir os outros quatro componentes das quartas-de-final, que por sua vez acontece no formato em eliminação em jogo único. Todo o torneio deste ano foi sediado em Bolonha, no ginásio Unipol Arena, casa da Virtus e da Fortitudo.

Virtus, Olimpia, Brindisi e Pêsaro aguardaram por duas semanas a conclusão da fase de grupos, que acabou por qualificar Reyer Veneza (grupo A), Dinamo Sassari (grupo B), Treviso (grupo C) e a grande surpresa, a Derthona (grupo D), clube da cidade de Tortona que acaba de subir da Serie A2 e disputará a primeira divisão nacional pela primeira vez em sua história.

Sem maiores surpresas, os quatro melhores times do basquete italiano avançaram para a semifinal, com a Olimpia passando facilmente pela Treviso (108 a 60), a Virtus passando pela Derthona (74 a 66), a Brindisi superando Sassari (76 a 66) e Veneza derrubando Pêsaro sem maiores problemas (83 a 51). As semifinais foram bem mais equilibradas, mas prevaleceu o favoritismo das duas maiores equipes do país.

Olimpia Milão 72 x 67 Brindisi

Virtus Bolonha 72 x 71 Reyer Veneza

 

Na grande final, a partida começou muito equilibrada, mas, eventualmente, a Virtus começou a tomar o controle do jogo e se manteve na liderança de maneira confortável durante a maior parte do jogo, com uma defesa caracteristicamente forte. No último quarto, a Olimpia ensaiou uma reação e conseguiu encostar, mas os donos da casa conseguiram segurar a vantagem até os instantes finais.

Virtus Bolonha 90 x 84 Olimpia Milão

Sergio Scariolo, técnico italiano que comanda também a seleção espanhola masculina e foi contratado pela Virtus para esta temporada, conquista apenas seu segundo título como treinador no basquete italiano. No basquete de clubes, ele se consagrou mais por seus títulos comandando equipes espanholas. O único outro sucesso dele em seu país de origem havia sido o histórico título italiano da V.L. Pêsaro, na longínqua temporada 1989-90.

O armador Alessandro Pajola, que assumiu de vez a titularidade da equipe, com a saída do sérvio Stefan Marković, foi eleito o MVP da final, ao terminar a partida com 14 pontos e sete assistências, sem errar um arremesso de quadra sequer, o que lhe deu 24 de valoração. O quinteto ideal da competição foi composto apenas por atletas da Virtus: Pajola, Miloš Teodosić, Kyle Weems, Kevin Hervey e Mouhammadou Jaiteh.

Serie A começa neste final de semana

A elite do basquete italiano se prepara para o início da temporada neste final de semana, com a primeira rodada da temporada regular da Serie A. Dos oito jogos programados para esta rodada, um acontece no sábado (25), enquanto todos os outros sete serão realizados no domingo (26). Confira abaixo os confrontos e seus horários, já no fuso-horário de Brasília. Oficialmente, o campeonato italiano não conta com transmissão para o Brasil, seja através de alguma emissora ou de algum serviço de streaming.

1ª rodada do campeonato italiano

Sábado (25/09/21)
15h – Napoli x Olimpia Milão

Domingo (26/09/21)
12h – Trieste x Brindisi
12h15 – Varese x Brescia
13h – Dinamo Sassari x V.L. Pêsaro
13h15 –Fortitudo Bolonha x Reggiana
14h – Derthona x Treviso
15h – Reyer Veneza x Vanoli Cremona
15h45 – Trentino x Virtus Bolonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *