O Valencia terá uma nova oportunidade na Euroliga, após o campeão da EuroCup, Gran Canaria, desistir de participar da competição de elite. Será apenas a segunda vez que o clube espanhol joga duas edições seguidas (a outra em 2019-20 e 2020-21), com o objetivo principal de chegar aos playoffs, tarefa muito difícil considerando o elenco mediano que possui.

Quem chegou

Stefan Jović (PG, Zaragoza-ESP, sérvio, 32 anos) / Kassius Robertson (SG, Obradoiro-ESP, canadense, 29 anos) / Semi Ojeleye (SF/PF, Virtus Bolonha-ITA, estadunidense/nigeriano, 28 anos) / Nate Reuvers (PF/C, Reggio Emilia-ITA, estadunidense, 25 anos) / Damien Inglis (PF, Gran Canaria-ESP, francês, 28 anos) / Brandon Davies (C, Olimpia Milão-ITA, estadunidense/ugandense, 32 anos) / Boubacar Toure (C, Tofaş-TUR, senegalês, 27 anos)

Quem saiu

Shannon Evans (PG, sem clube, estadunidense/guineense, 29 anos) / Kyle Alexander (PF/C, Hapoel Tel Aviv-ISR, canadense, 26 anos) / Jasiel Rivero (PF/C, Maccabi Tel Aviv-ISR, cubano, 29 anos) / Bojan Dubljević (PFC, Zenit São Petersburgo-RUS, montenegrino, 31 anos) / Sam Van Rossom (PG, Oostende-BEL, belga, 37 anos) / James Webb III (SF/PF, Maccabi Tel Aviv-ISR, estadunidense, 30 anos) / Jonah Radebaugh (SG, Galatasaray-TUR, estadunidense/montenegrino, 26 anos) / Klemen Prepelič (SG, sem clube, esloveno, 30 anos)

Treinador

Álex Mumbrú (espanhol, 44 anos, vai para sua segunda temporada no clube)

Possível quinteto titular:

PG – Chris Jones
SG – Kassius Robertson
SF – Josep Puerto
PF – Semi Ojeleye
C – Brandon Davies
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Jared Harper/Stefan Jović
SG – Guillem Ferrando/Martin Hermannsson
SF – Víctor Claver/Xabi López-Arostegui
PF – Nate Reuvers/Damien Inglis
C – Boubacar Toure/Jaime Pradilla
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Valencia teve uma temporada 2022-23 bem mediana, ficando distante da classificação aos playoffs da Euroliga, e conseguindo a classificação na Liga ACB no sufoco. Na competição europeia, o time só ficou três rodadas na zona de classificação, incluindo a rodada 22, quando o time teve uma sequência de cinco vitórias consecutivas. Porém, o time só venceu dois dos últimos dez jogos da fase regular e acabou na 13a posição, com o mesmo número de vitórias da Olimpia Milão (15-19).

Na Espanha, o time quase derrotou o poderoso Real Madrid nas quartas de final da Copa do Rei, mas perdeu por um ponto (86-85). Na Liga ACB, o time sofreu para conseguir a classificação aos playoffs, no oitavo lugar, mas foi derrotado pelo Barcelona, sem grandes dificuldades, por 2-0.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Com grandes reformulações no elenco, o time do Valencia tenta fazer uma melhor temporada em 2023-24. Sem contar mais com dois veteranos, Bojan Dubljević e Sam Van Rossom, que vestiram a camisa laranja por dez anos, o clube foi atrás de alternativas. Para a posição de pivô, vieram os menos experientes Nate Reuvers e Boubacar Toure, e o experimentado Brandon Davies, que deve preencher a lacuna de Dubljević. Para a armação, o time trouxe Stefan Jović, experiente e com boa Copa do Mundo pela Sérvia, além de Kassius Robertson, cestinha da última Liga ACB jogando pelo Obradoiro.

O principal reforço da equipe, em termos de impacto esperado, deve ser Semi Ojeleye. O jogador de 28 anos passou cinco temporadas na NBA, antes de jogar na Virtus Bolonha na temporada passada, onde fez sua estreia na Euroliga. O jogador teve a melhor média de pontos da equipe (10,5), disputando 24 partidas (21 como titular), com 46% de aproveitamento do perímetro. Além do bom arremesso de fora, o atleta possui muita explosão nas infiltrações em direção à cesta, impondo seu físico e velocidade contra os defensores.

O que esperar nesta Euroliga

Após uma temporada fraca, a expectativa para o Valencia não é das maiores. Na abertura da Liga ACB, o time foi surpreendido em La Fonteta pelo Girona, mas depois conseguiu duas vitórias fora de casa, contra Tenerife e Unicaja Málaga, sendo que Ojeleye estreou apenas no terceiro jogo, anotando 19 pontos em 19 minutos em quadra.

Com a implantação do play-in para esta temporada, o Valencia pode lutar por uma nona ou décima posição, e assim tentar uma difícil vaga aos playoffs. Mesmo assim, a tendência é que a equipe tenha dificuldades para ficar entre os dez melhores, brigando numa zona intermediária entre os últimos colocados e play-in.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *