O maior campeão de Israel chega para mais uma temporada de Euroliga com a base de equipe mantida. Ao contrário de outros anos, quando apostava em uma reformulação quase geral do elenco, o Maccabi deu continuidade em boa parte do time.

Quem chegou

James Webb III (PF, estadunidense, 30 anos, Valencia-ESP) / Tamir Blatt (PG, israelense, 26 anos, Alba Berlim-ALE) / Jasiel Rivero (C, cubano, 29 anos, Valencia-ESP) / Antonius Cleveland (SG, estadunidense, 29 anos, Hapoel Eliat-ISR)

Quem saiu

Jalen Adams (SG, estadunidense, 27 anos, foi para o Turk Telekom-TUR) / Jarell Martin (PF, estadunidense, 29 anos, foi para o Galatasaray-TUR) / Guy Pnini (SF, israelense, 40 anos, se aposentou) / Darrun Hilliard (SG/SF, estadunidense, 30 anos, está sem clube) / Austin Hollins (SG, estadunidense, 31 anos, está sem clube) / Alex Poythress (PF/C, marfinense, 30 anos, foi para a Olímpia Milão-ITA) / Suleiman Braimoh (PF/C, nigeriano, 33 anos, está sem clube) / Yiftach Ziv (PG, israelense, 28 anos, foi para o Granada-ESP)

Treinador:

Oded Kattash (israelense, 48 anos, segunda temporada à frente do clube)

Possível quinteto titular:
PG – Lorenzo Brown
SG – Wade Baldwin IV
SF – Bonzie Colson
PF – Roman Sorkin
C – Josh Nebo
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:
PG – John DiBartolomeo/Tamir Blatt
SG – Antonius Cleveland
SF – Rafi Menco
PF – James Webb III
C – Jasiel Rivero/Jake Cohen
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Ainda no início da temporada 2022-23, em outubro do ano passado, o Maccabi conquistou a Copa da Liga de Israel, torneio mata-mata de tiro curto. A equipe passou, em duelos únicos, por Hapoel Gilboa Galil e Hapoel Holon até bater o rival Hapoel Tel Aviv na grande final (88-84). Já nesta época, o time chegou à decisão da mesma competição. No último domingo, perdeu para o Hapoel Jerusalem por 79-71 e ficou com o vice.

O revés foi o segundo para o mesmo adversário em menos de um ano. Na Copa de Israel passada, o Maccabi também havia sido derrotado pelo Hapoel Jerusalem na final, por 67-61. Na liga, por sua vez, os Amarelos ficaram em primeiro na fase regular, com 19 vitórias e três derrotas, manteve o topo na fase seguinte e avançou rumo ao título. O Maccabi venceu Hapoel Be’er Sheva, por 3-0 na série de cinco, e Hapoel Holon por 2-0 na melhor de três. Na final, bateu o Hapoel Tel Aviv por 2-1, com Wade Baldwin como MVP.

Por fim, na Euroliga passada, o Maccabi conseguiu avançar aos playoffs após nove anos. O time terminou a primeira fase em quinto lugar, com 20-14 de recorde. O adversário para avançar ao Final Four foi o Monaco. A equipe israelense chegou a vencer o primeiro jogo, sofreu a virada e venceu o quarto, levando para o duelo decisivo, no Principado. Porém, os monegascos levaram a melhor e fecharam a série em 3-2.

Reforço(s) mais importante(s) da temporada

Talvez o principal movimento de mercado do Maccabi para esta temporada tenha sido a manutenção da base do time que teve boa jornada em 2022-23. Renovações de contrato como da dupla de armadores Wade Baldwin e Lorenzo Brown merecem até mais destaque do que as novas aquisições.

Contudo, o time trouxe reforços pontuais, para suprir saídas e manter a qualidade do grupo. Para a armação, Antonius Cleveland fará sua estreia na Euroliga após breve passagem pelo Hapoel Eliat e promete ser mais uma opção de artilharia. Já o garrafão ganhou força com James Webb e Jasiel Rivero, dupla que se conhece por ter atuado junta no Valencia na Euroliga passada.

O que esperar nesta Euroliga

Diferentemente de outras temporadas, o Maccabi conseguiu manter o time-base de um ano para outro, o que é um ponto positivo. Em épocas passadas, o clube apostava em renovação quase geral do elenco, algo que poderia levar tempo para render em quadra, visto a falta de entrosamento. Desta vez, os principais destaques se mantiveram, com a adição de algumas peças.

O trabalho do técnico Oded Kattash ganhou respaldo com títulos nacionais e volta aos playoffs da Euroliga, no que foi sua primeira temporada à frente da equipe. Com tamanho equilíbrio entre vários times do maior torneio do Velho Continente, é difícil apontar qualquer tipo de favoritismo ao Maccabi. Qualidade, porém, não falta ao campeão israelense, que certamente se credencia por uma vaga entre os oito melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *