Após mais um ano de baixos investimentos por parte do dono do clube, o Panathinaikós viveu outro ano no inferno na temporada passada, culminando na primeira vez que o clube não venceu sequer um título em duas temporadas consecutivas em 28 anos. Mas, do ponto de vista financeiro, tudo mudou nesta última offseason e o dono do clube resolveu investir novamente, montando um “super time”. Será o tão esperado retorno aos anos de glória?

Quem chegou

Ergin Ataman (treinador, turco, veio do Anadolu Efes-TUR) / Kóstas Antetokoúnmpo (C, Fenerbahçe-TUR, grego, 25 anos) / Dimítris Moraitis (PG/SG, Peristéri-GRE, grego, 24 anos) / Luca Vildoza (PG/SG, Estrela Vermelha-SER, argentino, 28 anos) / Mathias Lessort (C, Partizan Belgrado-SER, francês, 28 anos) / Dínos Mítoglou (PF, Olimpia Milão-ITA, grego, 27 anos) / Kóstas Sloúkas (PG, Olympiacós-GRE, grego, 33 anos) / Jerian Grant (PG/SG, Türk Telekom-TUR, estadunidense, 30 anos) / Ioánnis Papapétrou (SF, Partizan Belgrado-SER, grego, 29 anos) / Kyle Guy (SG, Joventut Badalona-ESP, estadunidense, 26 anos) / Juancho Hernangómez (PF, Toronto Raptors-CAN, espanhol, 28 anos) / Aleksander Balcerowski (C, Gran Canaria-ESP, polonês, 22 anos)

Quem saiu

Chrístos Serélis (treinador, grego, permaneceu como assistente técnico) / Níkos Pappás (SG, grego, 33 anos, aposentou-se) / Paris Lee (PG, estadunidense, 28 anos, foi para o ASVEL-FRA) / Nate Wolters (PG, estadunidense, 32 anos, sem clube) / Derrick Williams (PF, estadunidense, 32 anos, sem clube) / Artūras Gudaitis (C, lituano, 30 anos, Alvark Tokyo-JAP) / Mateusz Ponitka (SF, polonês, 30 anos, foi para o Partizan Belgrado-SER) / Leftéris Bochorídis (SG/PG, grego, 29 anos, foi para o Áris Tessalônica-GRE) / Giórgos Papagiánnis (C, grego, 26 anos, foi para o Fenerbahçe-TUR) / Matt Thomas (SF, estadunidense, 29 anos, foi para o ALBA Berlim-ALE) / Dimítris Agravánis (PF, grego, 28 anos, foi para o Río Breogán-ESP) / Níkos Chougkáz (PF, grego, 22 anos, emprestado para o Peristéri-GRE) / Giórgos Kalaitzákis (SF, grego, 24 anos, sem clube) / Neoklís Avdálas (PG, grego, 17 anos, emprestado para o Kardítsas-GRE)

Treinador

Ergin Ataman (turco, 57 anos, fará sua primeira temporada à frente do clube)

Possível quinteto titular:

PG – Kóstas Sloúkas
SG – Luca Vildoza
SF – Ioánnis Papapétrou
PF – Juancho Hernangómez
C – Mathias Lessort
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Jerian Grant / Dimítris Moraitis
SG – Kyle Guy
SF – Marius Grigonis / Panagiótis Kalaitzákis
PF – Marius Grigonis / Panagiótis Kalaitzákis
C – Aleksander Balcerowski / Kóstas Antetokoúnmpo
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Diante de mais uma troca de treinador, a oitava em dez anos, o Panathinaikós chegou com esperanças renovadas para a temporada 2022-23. O treinador montenegrino Dejan Radonjić assumiu a equipe após dois outros passarem pelo cargo na catastrófica temporada anterior. Apesar de não ser um nome que agradou a todos, existia a esperança de que ele pudesse fazer muito com pouco, como fez com o Estrela Vermelha anteriormente. O time ainda trouxe o excelente Dwayne Bacon após o início das competições e a primeira porção da temporada foi até boa para o clube. Em meados de dezembro, com uma série de vitórias que não se via havia quatro anos, os Verdes colaram na zona de classificação da Euroliga e vinham bem no campeonato grego.

Mas uma derrota em um clássico para o maior rival, Olympiacós, jogou um balde de água fria no time, do qual ele nunca mais se recuperou. A temporada do Panathinaikós, seja na Europa ou nas competições domésticas, desandou na virada de 2022 para 2023, culminando na demissão de Radonjić em fevereiro, após uma derrota vergonhosa para o Olympiacós na semifinal. O restante de temporada foi melancólico para os Verdes, que terminaram novamente com uma das piores campanhas da Euroliga e foram envergonhados pelo eterno rival na final do campeonato grego, cujo jogo decisivo sequer foi finalizado, pois a torcida do time interrompeu a partida no terceiro quarto lançando bombas dentro de quadra.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Com somente três jogadores remanescentes da temporada passada, o elenco do Panathinaikós foi totalmente revolucionado, com a chegada de vários reforços de peso. Dentro de quadra, é impossível dizer qual deles poderá fazer a maior diferença para o time, mas um reforço fora de quadra pode ser o grande diferencial. Bicampeão da Euroliga com o Anadolu Efes (2021 e 2022), o técnico turco Ergin Ataman aceitou o projeto de renovação do Panathinaikós e tentará guiar o time de volta aos seus dias de glória, que não se vêem há mais de 12 anos. Em sua chegada, Ataman falou que seu trabalho precisará de paciência, algo que não se vê com treinadores do clube desde que Željko Obradović deixou o comando do time em 2012. Com tantos reforços de peso, Ataman tem os ingredientes em mãos para encontrar sucesso.

O que esperar nesta Euroliga

Nenhum time na Europa se reforçou melhor do que o Panathinaikós. Mencionamos acima a chegada de Ataman, mas chamam atenção também as chegadas de Kóstas Sloúkas, ídolo e líder do maior rival, Olympiacós, de Luca Vildoza, de Mathias Lessort e de Juancho Hernangómez – todos atletas considerados alguns dos melhores de suas posições. Ao todo, foram 12 adições e, no papel, os Verdes têm um dos elencos mais fortes da Europa. O grande problema é que o que se viu dentro de quadra na pré-temporada não agradou. A equipe está longe de ter um “encaixe” e entrosamento. Ainda que o time completo praticamente não tenha jogado junto, a equipe perdeu vários amistosos, alguns deles realizados contra times de nível não tão alto. Na primeira competição oficial, a Supercopa da Grécia, o time bateu o bom PAOK Tessalônica na semifinal, mas foi atropelado de maneira vergonhosa para o Olympaicós na final, anotando somente 4 pontos no primeiro quarto e terminando o primeiro tempo com apenas 11. É possível que a equipe encontre o entrosamento necessário ao longo da temporada e alcance os playoffs da Euroliga, mas os primeiros meses da temporada não deverão ser muito bons para o time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *