Depois de dois títulos consecutivos da Euroliga, a temporada passada foi um verdadeiro caos para os turcos, que culminou com a exclusão dos playoffs. Por este motivo, houve uma verdadeira revolução no clube. A mudança no intervalo da temporada foi extremamente profunda, envolvendo absolutamente todo o clube, dos titulares ao técnico. A temporada 2023/24 certamente não será fácil para o Efes, principalmente no início, mas com toda certeza não será um clube que se deixará entrar por vencido.

Quem chegou

Justus Hollatz (PG, Cedevita Olimpija-ESL, alemão, 22 anos) / Burak Can Yildizi (PF, Beşiktaş-TUR, turco, 29 anos) / Ercan Osmani (SF, Darüşşafaka-TUR, albanês, 25 anos) / Derek Willis (PF, Reyer Veneza-ITA, estadunidense, 28 anos) / Erkan Yilmaz (SF, Türk Telekom-TUR, turco, 25 anos) / Tyrique Jones (C, Türk Telekom-TUR, estadunidense, 26 anos) / Darius Thompson (PG, Baskonia-ESP, estadunidense, 28 anos) / Doğuş Özdemiroğlu (PG, Darüşşafaka-TUR, turco, 27 anos).

Quem saiu

Ergin Ataman (Treinador) / Amath M’Baye (PF, CSKA Moscou-RUS, francês, 33 anos) / Egehan Arna (SF, Beşiktaş-TUR, turco,26 anos) / Furkan Haitali (C, Pınar Karşıyaka-TUR, turco, 20 anos) / Ömercan İlyasoğlu (PG/SG, Mega Basket-SER, turco, 22 anos) / Egemen Güven (C, Bahçeşehir-TUR, turco, 27 anos) / Buğrahan Tuncer (PG/SG, Galatasaray-TUR, turco, 30 anos) / Vasilije Micić (PG/SG, OKC Thunder-EUA, sérvio, 29 anos) / Bryant Dunston (C, Virtus Bolonha-ITA, estadunidense, 37 anos) / Chris Singleton (C, Agente livre, estadunidense, 33 anos) / Doğuş Balbay (PG, Agente livre, turco, 34 anos).

Treinador

Erdem Can (turco, 42 anos, vem para sua temporada de estreia no clube, após ser vice-campeão da Eurocup com o Türk Telekom).

Possível quinteto titular:

PG – Darius Thompson
SG – Shane Larkin
SF – Will Clyburn
PF – Derek Willis
C – Tibor Pleiss
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Elijah Bryant
SG – Rodrigue Beaubois
SF – Erkan Yilmaz
PF – Tyrique Jones
C – Mehmet Efe Demirel
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Apesar do título da Superliga Turca de 2022/23, com direito a varrida na final contra o Pınar Karşıyaka por 3 a 0 na série, a temporada do Anadolu Efes como um todo foi bem conturbada, pois quando falamos de Euroliga, o clube de Istambul terminou a temporada europeia com 50% de aproveitamento (17 vitórias e 17 derrotas), não sendo suficiente para se classificar aos playoffs. A cada derrota da equipe, muitas notícias vinham à tona sobre os bastidores da equipe, que não estava nada bom, principalmente após os rumores de saída do técnico Ergin Ataman. Sendo assim, era claro que o clube precisava passar por uma reconstrução.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

A principal mudança da equipe vem do comando técnico com a chegada de Erdem Can. O treinador turco foi o grande destaque da última Eurocup, depois de uma passagem brilhante pela Türk Telekom, onde foi vice-campeão da competição continental. Erden tem estado no centro das atenções nos últimos anos e finalmente tem a oportunidade de liderar uma equipe da Euroliga. Seu desafio não será fácil. Terá um elenco com capacidade de pontuação suficiente, mas terá que administrar e fazer com que defenda com eficiência se quiser ir longe na competição.

Citando os atletas, o armador estadunidense Darius Thompson chega ao clube de Istambul como o reforço principal, acompanhado por Derek Willis, Tyrique Jones (atual MVP da Superliga Turca), Erkan Yilmaz, Justus Hollatz e Ercan Osmani, alguns velhos conhecidos do treinador Erdem Can. Apesar do Anadolu Efes não ter feito contratações de peso, os recém-chegados denotam juventude e vontade de construir algo novo.

O que esperar nesta Euroliga

É muito complicado definir o Anadolu Efes para 2023/24. Atualmente existem clubes melhores e mais aprofundados. Acima de tudo, o cerne ofensivo da equipe foi mantido com a permanência de Shane Larkin e Will Clyburn. Um verdadeiro objetivo deve ser a classificação para os Playoffs, mas que viria por uma disputa do recém-inserido Play-in. Caso consiga passar nessa fase, surgem dúvidas claras sobre qual poderá ser o seu desempenho. O que está claro é que há uma clara desvantagem defensiva, o que o treinador Erdem Can deverá aplicar os ajustes necessários para que o Efes consiga ter um ótimo desempenho na temporada.

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *