Começou neste sábado (5) a final da Liga VTB entre UNICS Kazan e CSKA Moscou. A primeira partida, disputada na Basket-Hall Kazan com público superior a quatro mil pessoas, teve o time visitante como vencedor, pelo placar de 85 a 77.
O jogo iniciou com muitos erros das duas equipes. Em quase dois minutos e meio, ninguém havia pontuado ainda. Uma das novidades entre os titulares do CSKA, o armador Ivan Ukhov foi o primeiro a marcar, com dois pontos após pegar rebote de ataque. Em seguida, ele marcou mais dois. Na sequência, os dois times passaram a se alternar na liderança do placar. Por conta do adversário mais faltoso, o UNICS foi bem mais à linha de lances livres – oito a dois, convertendo sete. No fim do primeiro quarto, o time da casa vencia por 19 a 18.
O segundo período foi um passeio para o CSKA. Com mais de oito minutos jogados, o UNICS tinha apenas sete pontos na parcial, com aproveitamento zerado nas bolas de fora em cinco tentativas. Já os visitantes, neste momento, tinham 22, colocando 15 pontos de diferença no marcador – 41 a 26. Até o intervalo, a equipe de Kazan conseguiu diminuir um pouco a desvantagem, contando com a primeira bola de três no período, das mãos de Okaro White, e quatro pontos de Nate Wolters. Do outro lado, um show de Will Clyburn, autor de 14 pontos. O placar terminara 46 a 35 para o CSKA.
No reinício da partida, a vantagem que já era considerável para o time de Moscou ficou ainda maior. Cometendo mais turnovers que o adversário, o UNICS viu o rival se aproveitar dos erros e ser mais efetivo dentro do garrafão e aumentar a distância no placar, que em determinado momento chegou a 22 pontos – 64 a 42, faltando três minutos e meio no relógio. Após quase quatro minutos sem pontuar, os mandantes marcaram novamente em bola de longe de Okaro White. Para os 10 minutos finais, o CSKA vencia por 19 pontos – 69 a 50.
Precisando de uma virada quase improvável, o UNICS teve bom início no último quarto, com uma sequência de 7 a 0. Porém, uma enterrada de Tornike Shengelia seguida de bola de fora de Iffe Lundberg, ambas com assistências de Daniel Hackett, voltaram a dar tranquilidade para o CSKA naquele momento – 74 a 57. Os donos da casa tentavam correr atrás do prejuízo, liderados por White e John Holland, mas Lundberg, com outro chute de três e uma enterrada, não deixava o adversário encostar.
Com pouco mais de um minuto e meio no relógio e 13 pontos de diferença (81 a 68), Holland conseguiu cesta de três e falta, diminuindo para nove, a menor distância em muito tempo de jogo. Ainda assim, já não havia tempo para a reação, e o CSKA conquistou a vitória por 85 a 77. Will Clyburn, autor de 19 pontos e oito rebotes, foi o grande destaque do triunfo. Do lado do UNICS, o protagonismo foi dividido entre John Brown, Okaro White e John Holland, com 15 pontos cada.
O próximo confronto da série final, em melhor de cinco jogos, acontece nesta segunda-feira (7), às 13h (de Brasília), novamente em Kazan. Se vencer mais uma vez, o CSKA ficará a uma vitória em casa para comemorar o 11º título da Liga VTB.
Assista ao compacto da partida: