REDAÇÃO: este é o texto de estréia do novo colaborador de nosso site, José Andrade, que nos escreve diretamente de Portugal. A partir de hoje, ele ajudará nosso blog com a cobertura da BCL! Seja bem-vindo, José e muito obrigado pela ajuda!
Bem-vindos, à minha estreia a escrever sobre a Basketball Champions League da FIBA (BCL), a terceira competição mais importante no basquete europeu de clubes masculino. Vou falar sobre a quinta rodada dos Play-Offs e dos bons jogos que existiram, nos dias 30 de março e o dia 1 de abril. Por isso, venham daí, porque temos muito para falar.
Jogos de terça-feira (30/03)
Igokea (BIH) 77 x 75 San Pablo Burgos (ESP)
Começamos com um jogo para o Grupo J. Uma partida que aconteceu em Burgos, na Espanha, para facilitar na questão das viagens, mas que tinha os bósnios como mandantes. O Igokea venceu de forma sublime, quebrando assim o ciclo de oito vitórias consecutivas que o Burgos tinha no torneio. Uma partida muito equilibrada, mas em que foi o Burgos a entrar melhor, mais forte e conseguiram mesmo uma vantagem de cinco pontos no primeiro quarto. Depois, o jogo mudou, a equipa da Bósnia cresceu com o jogo e venceu o segundo e terceiro quarto. A estratégia de Dragan Bajić, treinador do Igokea, surtiu efeito e mudou o jogo. Os espanhóis ainda tentaram reagir no último quarto, mas foi insuficiente. Vitória para o Igokea que voltou a mostrar muita qualidade. Anthony Clemmons foi a maior figura desta partida, conseguiu 20 pontos, duas assistências, um rebote e um roubo de bola. Destacou-se ainda Edin Atić, que brilhou nos rebotes, com oito. O Igokea se revelou mais forte na luta das tabelas.
Tofaş Bursa (TUR) 90 x 79 Pinar Karşıyaka (TUR)
Neste jogo, o Tofaş foi melhor e conseguiu assim a sua primeira vitória dos Play-Offs, num jogo a contar para o Grupo I. No duelo entre equipas turcas, o Tofaş acabou por levar a melhor, muito pela sua ótima organização ofensiva. A equipa do técnico Hakan Demir foi mais forte, entrando por cima da partida, com os lançamentos caindo e por isso a vantagem de 18 a 8 no início do primeiro quarto. Esta vantagem acabou por ir desparecendo, fruto da boa reação do Pinar, que foi conseguindo equilibrar a partida. O Tofaş não conseguiu segurar a boa entrada no jogo, acabou por sofrer no segundo e até aos últimos quatros minutos do terceiro quarto. No último quarto, o Tofaş venceu por 24 a 20, segurando uma vantagem confortável. O time da casa levou a melhor na luta do garrafão, com Muhsin Yaşar, Tarik Philip e Berk Uğurlu a serem os principais responsáveis, ao dominarem nessa luta. Destacar ainda o tiro exterior do Tofaş, que foi muito responsável pelo sucesso da equipa deste jogo: foram dez em 21 lançamentos da linha de três pontos (47,6%). Destacar nesta partida, também pelo time da casa, o croata Tomislav Zubčić, com 21 pontos, quatro ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento.
Zaragoza (ESP) 105 x 88 Dinamo Sassari (ITA)
Passamos para o terceiro jogo do dia 30 de março, partida correspondente do grupo L. Neste duelo, os italianos do Sassari entraram melhor, conseguiram mesmo uma vantagem de 11 pontos no primeiro quarto, mas a resposta do Zaragoza não tardou e no segundo empataram tudo. No segundo tempo desta partida, os espanhóis foram superiores, não deixaram margem para o jogo do Sassari. Nicolas Brussino voltou a ser o principal responsável pela mudança no jogo, mexeu com o jogo e levou o Zaragoza até a recuperação e foi ele que deu a primeira vantagem de dois dígitos, quando o Zaragoza liderou por 80-69. Um dos fatores determinantes neste jogo, foram os 17 turnovers do Sassari, o Zaragoza levou a este número elevado de perdas de bolas do lado italiano. Nesta partida, destacar o Miro Bilan, que foi quem mais tentou e quem mais se evidenciou do lado italiano. Miro Bilan conseguiu 17 pontos, nove rebotes e uma assistência.
Brose Bamberg (ALE) 80 x 91 ERA Nymburk (CZE)
Para o último jogo da terça, deixamos o duelo que os tchecos venceram os alemães, numa partida a contar para o Grupo L. Os alemães começaram melhor, mais fortes e mostrando um basquete de maior qualidade. O Bramberg foi errando menos e aproveitando bem cada oportunidade. O Nymburk reagiu muito bem no segundo tempo, conseguiram dar a volta e recuperar uma desvantagem que chegou a ser de 18 pontos. O time tcheco errou muito na defesa nos primeiros dois quartos e, assim que Oren Amiel mexeu na equipa, lançando Petr Benda, muito importante nas melhorias defensivas, a equipa melhorou muito e conseguiu ultrapassar o Bramberg. Os alemães ainda reagiram, mas não o suficiente para evitar a derrota. A grande figura deste jogo foi sem dúvida, Lukas Palyza, que conseguiu 26 pontos em 26 minutos de jogo, dois rebotes e duas assistências.
Jogos de quarta-feira (31/03)
VEF Riga (LET) 64 x 77 Tenerife (ESP)
Os espanhóis venceram este jogo a contar para o Grupo J, ao entrarem melhor e conseguirem vencer o primeiro quarto. Depois o Riga conseguiu equilibrar, mas era dia de Tyler Cavanaugh, que foi assumindo cada vez mais protagonismo, e que orquestrou as melhorias do Tenerife. A qualidade de Cavanaugh fez toda a diferença na organização do ataque, prova disso as 22 assistências da equipa, com duas a serem dele, e tudo isso fez dele o jogador com mais peso no resultado. O final de jogo foi muito animado, uma grande luta e foi aí que o Tenerife conseguiu vencer o jogo. Um dos fatores determinantes, foi o pouco aproveitamento dos lançamentos de três pontos do Riga, foram apenas 7 em 29 lançamentos. Foi novamente o jogo interior do Riga que melhor funcionou, com Kristers Zoriks, Saulius Kulvietis e Aigars Skele novamente jogando bem, dominando na luta das tabelas, mas não o suficiente. Tyler Cavanaugh com 18 pontos, cinco rebotes e duas assistências foi o melhor jogador deste encontro.
Türk Telekom (TUR) 78 x 66 A.E.K. Atenas (GRE)
Os turcos venceram neste duelo com os gregos, a contar para o Grupo K. O Telekom foi sempre melhor, esteve sempre por cima, com os gregos tentando ser agressivos. Porém, acabaram cometendo muitas faltas (28), além do Telekom ser melhor nos ressaltos. Kyle Wiltjer ajudou a que a vantagem aumentasse, quando “acordou” no segundo tempo, depois de ter entrado na partida de forma mais desconcentrada, o libero acabou por ser muito importante na luta das tabelas. Samet Geyik, o pivô turco, acabou por ser quem dominou a luta dos rebotes, conseguindo 12 nesta partida. Os gregos se beneficiaram da experiência de alguns elementos para conseguirem estar sempre dentro do jogo, mas não o suficiente para dar a volta ao resultado. Duas equipes que não aproveitam o tiro exterior, daí o confronto entre pivôs e jogadores das posições interiores. A grande figura de destaque deste jogo, foi sem dúvida Kyle Wiltjer, que demorou para surgir na partida, mas assim que abriu o livro mostrou toda a sua qualidade, terminando com 24 pontos, seis ressaltos, três assistências e um roubo de bola.
Nizhny Novgorod (RUS) 87 x 97 Strasbourg (FRA)
Confronto a contar para o Grupo K. O Nizhny foi mostrando sempre a sua qualidade, uma equipe que trata muito bem a bola, fazendo ela passar por todos os jogadores, muitas trocas posicionais e sempre a procura de jogar um basquete bonito. Os russos chegaram no intervalo na frente, depois de um primeiro quarto muito equilibrado e onde o jogo foi bem jogado sempre. No terceiro período o jogo mudou e começou aí a ser construída a vantagem dos franceses. O Nizhny passou a jogar de forma mais rápida, tentando buscar o empate, mas isso só ajudou os franceses que conseguiram tirar proveito do maior número de erros dos russos para aumentar a vantagem. O último quarto acabou por ser muito penalizador para os russos, fruto dos muitos erros e da tentativa de acelerar os processos de jogo, deixando de ter a bola a passar por todas as mãos. Isso ajudou a que os erros se fossem acumulando e com isso ajudaram o Strasbourg a vencer o jogo. A estrela desta partida, foi o armador Brandon Jefferson com 24 pontos, um ressalto, uma assistência e dois roubos de bola.
Hapoel Holon (ISR) 81 x 79 Brindisi (ITA)
Para terminar este dia 31 de março, o jogo que foi para a prorrogação. Partida sempre equilibrada, não foram marcados muitos pontos, mas o Brindisi liderava no intervalo por 25-30. No regresso dos vestuários, os israelenses responderam muito bem. Neste jogo as grandes figuras foram os jogadores estadunidenses, e ainda as muitas faltas que o Brindisi cometeu, 28 no total, que colocaram os israelenses muitas vezes na linha de lances livres. Josh Bostic foi um dos jogadores mais preponderantes nesta partida, mesmo sem ter feito um grande jogo. Conseguiu empatar em 72 pontos e levar para a prorrogação. Os italianos falharam mais na prorrogação, não conseguiram aproveitar a última oportunidade que tiveram e, com isso, a vitória sorriu aos israelenses, que assim garantiram lugar nas 8 melhores equipas pela primeira vez na sua história. O principal jogador desta partida, foi o ala armador CJ Harris com 24 pontos, cinco assistências e três ressaltos.
Jogos remarcados (01/04)
San Pablo Burgos (ESP) 83 x 71 Igokea (BIH)
Novo dia, novo duelo entre o Burgos e o Igokea para o Grupo J, desta vez os espanhóis venceram de forma confortável. Uma vantagem adquirida no primeiro quarto, que o Burgos soube gerir muito bem o resto da partida. Com este triunfo, o Burgos garante acesso aos oito melhores, garantindo assim a possibilidade de defender o título do ano passado. Já o Igokea viu assim terminada uma ótima campanha europeia, indo mais longe do que muitos esperavam. Neste duelo, a maior figura acabou por ser novamente Anthony Clemmons com 19 pontos, três rebotes e duas assistências.
Zaragoza (ESP) 90 x 71 ERA Nymburk (CZE)
O Zaragoza foi mais forte, mas os tchecos estiveram muito bem e chegaram a ter uma vantagem de 25-16 no segundo quarto. A resposta dos espanhóis voltou a ser muito pela qualidade de Nicolas Brussino, que comandou o Zaragoza para o empate e depois para a reviravolta. Uma das melhores fases dos espanhóis foi a parcial de 14-4 no terceiro quarto. Do lado dos tchecos, voltou a ser Lukas Palyza o responsável pela resposta, liderou a equipa e ajudou a que ainda conseguissem empatar. Quando o jogo parecia que ia ser um duelo equilibrado até ao final, o Zaragoza abriu a vantagem, com um parcial de 14-0 que assim fechou a partida, porque os tchecos nunca mais conseguiram recuperar. A maior figura deste jogo, foi Jacob Wiley, o pivô foi o máximo pontuador desta partida com 22 pontos, dez rebotes, uma assistência e dois desarmes de lançamento.
Brose Bramberg (ALE) 92 x 86 Dinamo Sassari (ITA)
Para terminar esta rodada, os alemães do Bramberg venceram este duelo a contar para Grupo L. Com este resultado, as duas equipas acabaram eliminadas. Ótimo início de jogo para o Sassari, onde chegaram a ter uma vantagem de 25-9, uma liderança que dava ideia que ia ser mais uma vitória para os italianos. Mas a verdade é que os alemães responderam muito bem e conseguiram empatar. O último quarto foi muito disputado até ao final, os alemães acabaram por vencer nos últimos segundos da partida, quando surgiu o dunk decisivo de Chase Fieler, que acabou com o jogo. A maior figura desta partida foi Miro Bilan novamente, com 20 pontos e cinco rebotes, porém insuficientes.
Estreia em grande, com muitos e bons jogos! A Basketball Champions League está em grande, a fase final está cada vez mais perto e cada erro pode custar a eliminação. Por isso, não percam, que vou estar aqui para falar sobre cada um dos próximos grandes jogos.