Uma nova semana e nada melhor que falar de cada um dos duelos que marcaram estes três dias (6, 7 e 8 de abril), da última rodada da fase de Play-Offs da Basketball Champions League (BCL) que serviu para que as oito melhores equipes fossem encontradas. Tudo definido para o Final Eight e não faltaram bons jogos.
Jogos de Terça-feira (03/04)
Hapoel Holon (ISR) 71 – 90 Tofaş Bursa (TUR) Grupo I
Os turcos do Tofaş foram até Israel vencer um jogo em que as duas equipas já tinham o futuro definido, os israelenses já estavam apurados e os turcos já não tinham chances de passar, por isso foi um jogo sem pressão e que serviu para ver um pouco mais da equipe turca, mais do que tinham mostrado em jogos anteriores. Os turcos entraram melhor, mas os dois primeiros quartos foram muito equilibrados, esse equilíbrio se manteve até aos dois minutos finais do terceiro quarto quando tudo estava empatado a 58. Depois disso, os israelenses começaram a rodar a equipe e isso permitiu que os turcos conseguissem aumentar a vantagem. Os turcos forçaram o Holon a cometer muitos erros, a maior pressão, o não deixar a equipa fazer o seu jogo ajudou a que os líderes do grupo cometessem 22 turnovers que o Tofaş soube sempre aproveitar. A grande figura foi Tomislav Zubcic com 21 pontos, 1 rebote e 5 assistências.
Pinar Karsiyaka (TUR) 107 – 88 Brindisi (ITA) Grupo I
Neste duelo tivemos um dos maiores duelos da rodada. O Karsiyaka fez o seu melhor jogo na competição, o jogo em que melhor defenderam e em que melhor conseguiram mostrar o seu jogo ofensivo. O duelo colocava duas equipes que discutiam o segundo lugar, os italianos tinham uma vantagem de quatro pontos e por isso os turcos tentaram desde cedo recuperar e garantir uma vantagem que garantisse o lugar nos oito melhores. Com esta vitória, o Karsiyaka garantiu o ticket para a próxima fase. O Brindisi errou mais do que o normal, Josh Bostic foi quem mais tentou fazer os italianos recuperarem. Do lado dos turcos o Tony Taylor começou cedo mostrando aquilo que queria fazer, foram 30 pontos, sendo dez deles na primeira parte. Um máximo de carreira para Taylor que lançou 8 em 13 lançamentos de campo. Destacar ainda D.J. Kennedy que brilhou na luta das tabelas, com dez rebotes.
Tenerife (ESP) 89 – 60 San Pablo Burgos (ESP) Grupo J
Duelo pelo primeiro lugar entre as duas equipes espanholas e acabou sendo a derrota mais pesada para o Burgos nesta edição da Basketball Champions League. Um duelo que começou equilibrado, duas equipes buscando o primeiro lugar, mas o Tenerife acabou conseguindo a primeira vantagem de dois dígitos ainda antes da buzina para os vestuários. Na segunda parte essa vantagem nunca mais foi perdida e até cresceu muito, chegando nos 31 pontos. Realçar a diferença entre as opções, isto porque a rotação do Tenerife conseguiu 51 pontos, mas as opções de Joan Penarroya no lado de Burgos acabaram não ajudando tanto, o banco do Burgos conseguiu apenas 24 pontos. Dos melhores jogos do Tenerife, acabou por ficar assim decidido o primeiro lugar do Grupo J. Destacar a Giorgi Shermadini que foi quem mais pontuou, conseguiu 14 pontos e sete rebotes.
Igokea (BIH) 64 – 58 VEF Riga (LET) Grupo J
Jackie Carmichael voltou a ser o maior nome do Igokea, liderou a equipa nesta que foi a terceira vitória da equipe. Um triunfo importante que garantiu o terceiro lugar para o Igokea. O VEF voltou a perder, falamos de uma equipa que sofreu seis derrotas neste grupo J. Os letões foram reduzindo desvantagem, mas voltaram a mostrar muitos problemas neste jogo, valeu que Igokea geriu a vantagem e por isso o ritmo de jogo baixou. Jackie Carmichael com 12 pontos e 10 rebotes foi mesmo a maior estrela desta partida.
Dinamo Sassari (ITA) 73 – 91 ERA Nymburk (CZE) Grupo L
Os Tchecos do Nymburk conseguiram vencer o Sassari e com isso conquistar o primeiro lugar do grupo, isto porque no confronto com o Zaragoza os Tchecos tinham vantagem. Os tchecos conseguiram uma vantagem de duas dezenas logo no primeiro quarta e depois foram gerindo muito bem. Um dos trunfos foi a luta do garrafão onde o Nymburk foi mais forte, prova disso os 46 rebotes, uma luta intensa em que o tchecos foram melhores e que fez toda a diferença. A figura do jogo foi o Omar Prewitt com 21 pontos, cinco rebotes e três assistencias!
Jogos de Quarta-feira (04/04)
Strasbourg (FRA) 91 – 81 Turk Telekom (TUR) Grupo K
Os franceses foram em crescendo ao longo das rodadas, começaram com um 0-3 e depois recuperaram, foram melhorando e terminaram a vencer este jogo com os turcos. Jogo equilibrado, foi já no último quarto que tudo ficou decidido, quando os franceses somaram um parcial de 9-0 que levou os franceses a recuperar de um 32-38 para ficar na frente com um 42-38. Depois os franceses nunca mais voltaram a perder essa vantagem. Os franceses forçaram os turcos a errar, foi a pressão que fizeram que colocou os turcos em dificuldades no último quarto. Os turcos do Turk ainda tentaram resistir, Kyle Wiltjer foi quem mais tentou, mas insuficiente. O maior destaque do jogo foi o Sam Dekker com 21 pontos e seis rebotes.
AEK (GRE) 79 – 78 Nizhny Novgorod (RUS) Grupo K
Para terminar este segundo dia, um dos melhores jogos desta sexta rodada. Os gregos do AEK estiveram em desvantagem de jogo durante muito tempo. Os gregos até começaram melhor, depois os russos reagiram e conseguiram até passar para a frente. O jogo começou com um 13-4 para os gregos, muita força mas os russo reagiram com um parcial de 9-0, com Sergey Toropov a ser a grande figura na recuperação russa. A sete minutos do fim o AEK perdia por 67-56, aí o Ilias Papatheodorou parou o jogo e mudou tudo. Mais mobilidade e bola a passar de forma mais rápida, isso levou a que a defesa russa se desmontasse e com isso os gregos recuperaram. Keith Langford foi preponderante nesta recuperação. Um dos melhores jogos desta semana de basquete europeu. A maior figura deste jogo foi Kingsley Moses com 19 pontos e seis rebotes.
Jogos de quinta-feira (05/04)
ERA Nymburk (CZE) 98 – 78 Zaragoza (ESP) Grupo L
O jogo que decidiu o primeiro lugar do Grupo L, os tchecos começaram com uma vantagem de 20 pontos na primeira-parte, os espanhóis reagiram muito bem na segunda-parte, levou a que o jogo ficasse ainda mais animado, uma luta ainda maior. Os tchecos estavam com uma superioridade no jogo que indiciava que iam vencer tranquilamente, a verdade é que o Zaragoza recuperou, passaram a controlar melhor Lukas Palyza e começaram a vencer os duelos na área pintada, isso levou a que conseguissem recuperar ao ponto de a menos de cinco minutos os espanhóis estavam apenas a seis pontos. Os tchecos voltaram a carregar e conseguiram uma vantagem de 17 pontos e isso levou a que o último quarto fosse espetacular. Muita luta mas a verdade é que o Nymburk acabou por vencer. Omar Prewitt voltou a ser a maior figura com 25 pontos, sendo deles 19 na primeira-parte, ainda conseguiu nove assistências. Destaco o Brussino que voltou a ser a maior figura do Zaragoza, quem mais tentou levar os espanhóis, conseguiu 12 pontos e 11 rebotes.
Dinamo Sassari (ITA) 83 – 72 Brose Bamberg (ALE) Grupo L
Para terminar, vamos ao último jogo dos Playoffs. O Sassari começou a melhor e acabou por conseguir a sua primeira vitória nestes playoffs. Os italianos conseguiram uma vantagem de 12 pontos no primeiro quarto. Menos de 2 minutos e já íamos conseguindo ver o que ia ser o jogo, percebíamos que os alemães estavam pior e que a rotação de Johan Roijakkers não ia funcionar. Ethan Happ tentou a que os alemães conseguissem recuperar, chegaram a ter uma desvantagem de 9 pontos, foi o melhor que conseguiram. Os italianos dominaram na luta das tabelas, foram 44 rebotes contra 26 dos alemães. A rotação do Sassari foi melhor, 46 pontos contra os 26 do banco do Bamberg. Os italianos foram melhores, dominaram em todos os aspetos. O maior destaque foi Eimantas Bendzius com 22 pontos e cinco rebotes.
Mais uma semana, sempre uma honra falar sobre basquete europeu ainda mais quando falamos de basquete de tanta qualidade. Terminaram os playoffs, mas aqui sempre tem o melhor do basquete europeu.
Preparativos para o Final Eight
A BCL se encaminha agora para a sua fase quartas-de-final, o Final Eight. A partir de agora, todas as fases serão decididas em eliminação por jogo único. Os dois primeiros colocados de cada grupo dos Play-Offs foram os seguintes:
Agora, esses oito clubes passarão por um sorteio para a definição dos cruzamentos nas quartas-de-final. Serão dois potes, um com os quatro primeiros colocados (Hapoel Holon, Tenerife, Nizhny Novgorod e ERA Nymburk) e o outro com os segundos (Pınar Karşıyaka, San Pablo Burgos, Strasbourg e Zaragoza). Nas quartas-de-final, os cruzamentos serão, necessariamente, entre um primeiro colocado e um segundo. Este sorteio será realizado pela FIBA nesta sexta-feira (16), às 9h do horário de Brasília. O evento será transmitido ao vivo pelo site oficial da BCL.
Todo o Final Eight será disputado entre os dias 5 e 9 de maio. Os quatro confrontos das quartas-de-final acontecem nos dias 5 e 6, quarta e quinta-feira. Os quatro times que avançarem disputarão as semifinais no dia 7, sexta-feira. E no domingo, dia 9, serão realizadas a disputa de terceiro lugar e a grande final. A FIBA irá anunciar ao longo desta semana qual dos oito clubes será o anfitrião do Final Eight.