Nesta semana foram definidos os semifinalistas da EuroCup, com as partidas das quartas de final sendo realizadas na quarta-feira (19/04), sem maiores surpresas. Todos os times com mando de quadra venceram seus jogos, incluindo Prometey e Gran Canaria, os grandes favoritos ao título deste ano, pela campanha até o momento. As equipes do Joventut Badalona e Türk Telekom também avançaram, sendo que o time catalão é o único dos quatro que já venceu o torneio, na temporada 2007-08, enquanto o Gran Canaria foi vice-campeão em 2014-15. Na próxima quarta-feira (26/04), teremos a definição dos dois finalistas que lutarão pelo título e por uma vaga na próxima Euroliga. Quem leva?

QUARTAS DE FINAL

TÜRK TELEKOM (TUR) 86 x 76 RATIOPHARM ULM (ALE)

Em partida realizada em Ancara, o Türk Telekom (TUR) passou pelo ratiopharm Ulm (ALE) por 86-76 e se classificou para uma das semifinais. O time alemão caiu nas quartas de final, assim como ocorreu na temporada passada, enquanto o time turco ficou entre os quatro melhores pela primeira vez em sua história. O jogo foi bastante físico, com muitas faltas, e controlado pelos visitantes por quase 90% do tempo, até que uma arrancada final do time da casa garantiu a vitória. O ratiopharm começou arrasador, logo abrindo 12-1 para desespero da torcida local, chegando a 14 pontos de vantagem e acertando cinco bolas triplas no primeiro quarto. No segundo período, o time da casa melhorou a defesa e passou a ser mais agressivo dentro do garrafão, com Jerian Grant e Tyrique Jones, criando muitas dificuldades para a defesa alemã, especialmente Bruno Caboclo. Na volta do intervalo, o time alemão voltou a controlar a partida, com o trio Yago dos Santos, Caboclo e Juan Nuñez dominando as ações e levando sete de vantagem para o período final.

E aí o time turco foi dominante, aproveitando bem os lances livres e com Axel Bouteille anotando dez dos seus 14 pontos no período. Uma corrida de 12-0 colocou o time turco na liderança, para não perder mais, fazendo 36-19 no quarto final e decretando a vitória. O time acertou 26 de 32 lances livres e teve um volume de jogo muito superior, arremessando 64 bolas contra apenas 51 do Ulm, graças aos rebotes ofensivos (14-8) e erros (8-15). Destaque para Jerian Grant, com 20 pontos, três rebotes, sete assistências e 31 de PIR, sendo eleito o MVP das quartas de final. Os brasileiros encerram sua participação na competição, com mais um grande jogo e deixando ótimas impressões: Yago dos Santos com 21 pontos, três rebotes, cinco assistências, dois erros e 21 de PIR, em 30 minutos em quadra, e Bruno Caboclo com 20 pontos, dez rebotes, um roubo, três tocos, quatro erros e 26 de PIR, em 32 minutos em quadra.

PROMETEY (UKR) 80 x 57 PROMITHEAS (GRE)

E o Prometey (UKR) continua firme no seu conto de fadas, em busca do título e da vaga na Euroliga. Jogando em Riga, Letônia, sua casa desde o início da guerra na Ucrânia, a equipe não teve dificuldades para superar o Promitheas (GRE) por 80-57, e chegou a 13 vitórias consecutivas na competição. Mesmo sem contar com DJ Kennedy, mas com o retorno de Caleb Agada, a equipe controlou o time grego desde o início da partida, levando 14 pontos de vantagem para o intervalo. A forte defesa ucraniana chamava a atenção, não deixando Anthony Cowan e Arnoldas Kulboka aparecerem ofensivamente, enquanto DJ Stephens e Gian Clavell comandavam o ataque do Prometey.

Mas foi no segundo tempo que veio o atropelo do time da casa. Permitindo apenas 28 pontos do Promitheas em toda a segunda etapa, o time ucraniano foi abrindo cada vez mais vantagem, dominando os rebotes e distribuindo melhor a bola, apesar de cometer muitos erros (16 no jogo). No time grego, apenas Joe Thomasson conseguia uma melhor produção ofensiva (15 pontos), além de sofrer no aproveitamento do perímetro (17%) e perder a batalha dentro do garrafão. O Prometey foi superior nos rebotes (42-26), incluindo os ofensivos (14-5), nas assistências (21-13), nos roubos de bola (9-7), nos tocos (6-4) e no aproveitamento de quadra, não deixando dúvidas de qual time sairia vencedor do confronto. Destaques para DJ Stephens, com 17 pontos e quatro rebotes, Gian Clavell, com 14 pontos, e Caleb Agada, com cinco pontos, três rebotes, sete assistências, três roubos em pouco menos de 15 minutos em quadra.

JOVENTUT BADALONA (ESP) 82 x 74 HAPOEL TEL AVIV (ISR)

No confronto mais equilibrado das quartas de final, o Joventut Badalona (ESP) venceu o Hapoel Tel Aviv (ISR) por 82-74 e está nas semifinais da EuroCup, alcançando a sétima vitória seguida na competição. O time segue forte na briga pela segundo título e pela volta à Euroliga, onde foi campeão na temporada 1993-94, enquanto a equipe israelense, uma das mais fortes jogando dentro de casa, mesmo tendo o apoio de sua fanática torcida no Palau Olimpic, encerra sua participação. E o time da casa começou avassalador, fazendo 22-7 no primeiro quarto e com Ante Tomić dando as cartas para o Joventut. No segundo quarto, a movimentação de bola catalã permitiu que o time abrisse 22 pontos de vantagem, dando a impressão que a série estava definida. Mas não para Jordan McRae e J’Covan Brown, que continuavam lutando pelo time israelense.

No segundo tempo, o time visitante finalizou uma corrida de 15-0 iniciada no segundo quarto e baixou a diferença para apenas três pontos, deixando tudo em aberto. O time da casa não se abateu, e com 11 pontos do eslovaco Vladimír Brodziansky no terceiro período, levou nove de vantagem para o quarto final. E que quarto! Com um jogo muito físico dos dois lados, as equipes aproveitavam bem os lances livres, mas o Hapoel era melhor na defesa e, após duas bolas triplas de Brown, passou na frente do placar, com cerca de três minutos por jogar. O time da casa seguiu bem nos lances livres, e uma infiltração de Andres Feliz deu três pontos de vantagem, que McRae não conseguiu empatar. O time da casa continuou sem errar lances livres, estabelecendo um novo recorde de 26 lances livres convertidos sem erro (100!), sendo uma estatística fundamental para a vitória. Destaques para Tomić e Brodziansky, com 16 pontos e 22 de PIR cada um.

GRAN CANARIA (ESP) 104 x 74 PARIS BASKETBALL (FRA)

Por fim, o Gran Canaria (ESP), melhor campanha da EuroCup na fase regular, atropelou o Paris Basketball (FRA) por 104-74, seguindo forte em busca do título. O time espanhol chega a sua quarta semifinal de EuroCup, enquanto o time francês deixa uma boa impressão em sua primeira participação. A partida foi bastante equilibrada no primeiro quarto, com os dois ataques funcionando muito bem, liderados por John Shurna (13 pontos) do lado amarelo, e Juhann Begarin (11 pontos) do lado francês, com pequena vantagem do time da casa (32-30). No segundo quarto, o melhor elenco do Gran Canaria começou a fazer a diferença, com Damien Inglis vindo do banco e anotando dez pontos, além de boas contribuições de Andrew Albicy e AJ Slaughter, dando uma vantagem de 13 pontos no intervalo.

No segundo tempo, a diferença entre as duas equipes ficou ainda mais clara. Com alto aproveitamento nos arremessos, diversas opções na rotação do elenco, boa movimentação e cuidado com a bola, o Gran Canaria foi se distanciando no placar, chegando aos 22 pontos de frente no final do terceiro quarto. No período final, o time não tirou o pé do acelerador, manteve a boa defesa, e venceu de forma convincente o time francês, deixando claro que será um time muito difícil de ser batido dentro de casa. Além das 22 assistências do time, chamaram a atenção o altíssimo aproveitamento nos arremessos de quadra: 70% nos dois pontos e 45% nos três pontos, resultando na pontuação centenária. Destaque para Damien Inglis, com 23 pontos, quatro rebotes e duas assistências (25 PIR), com o brasileiro Vitor Benite anotando cinco pontos e quatro rebotes (três de PIR), em 16 minutos em quadra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *