Ficando a apenas duas vitórias dos playoffs na última temporada, o Estrela Vermelha passou por uma conturbada Euroliga, sendo necessário trocar as principais peças da equipe titular. Com isso, o clube de Belgrado foi atrás de nomes de peso do mercado, além de buscar expedientes jogadores sérvios que possuem uma grande identificação com o clube. Outro importante fato é o de que a equipe de Belgrado chamou a atenção dos brasileiros ao assinar com o armador Yago Mateus, MVP das finais da última Bundesliga. Apoio brasileiro é o que não vai faltar.
Quem chegou
Nemanja Bjelica (PF, Fenerbahçe-TUR, sérvio, 35 anos) / Rokas Giedraitis (SF, Baskonia-ESP, lituano, 31 anos) / Joel Bolomboy (Olympiacos-GRE, russo-americano, 29 anos) / Mike Tobey (C, Barcelona-ESP, esloveno, 28 anos) / Miloš Teodosić (PG, Virtus Bolonha-ITA, sérvio, 36 anos) / Ádám Hanga (SF, Real Madrid-ESP, húngaro, 34 anos) / Marko Simonović (C, Chicago Bulls-EUA, montenegrino, 23 anos) / Shabazz Napier (PG, Olimpia Milão-ITA, estadunidense, 32 anos) / Yago Dos Santos (PG, Ratiopharm Ulm-ALE, brasileiro, 24 anos) / Dejan Davidovac (PF, CSKA Moscou-RUS, sérvia, 28 anos).
Quem saiu
Miroslav Raduljica (C, Marousi-GRE, sérvia, 35 anos) / Lazar Djokovic (PF, Xavier-EUA, sérvio, 19 anos) / Hassan Martin (C, Shimane Sussano-JAP, estadunidense, 27 anos) / Ognjen Dobrić (SF, Virtus Bolonha-ITA, croata, 28 anos) / Filip Petrušev (PF, Philadelphia 76ers-EUA, sérvio, 23 anos) / Luca Vildoza (SG, Panathinaikos-GRE, argentino, 28 anos) / Facundo Campazzo (PG, Real Madrid-ESP, argentino, 32 anos) / Benjamin Bentil (PF, Gunma Crane Thunder-JAP, ganês, 28 anos) / Nikola Ivanović (PG, Runa-RUS, montenegrino, 29 anos) / John Holland (Hapoel Tel Aviv-ISR, americano-porto-riquenho, 34 anos) / Stefan Marković (Aposentou).
Treinador
Duško Ivanović (montenegrino, 66 anos, vai para sua segunda temporada no clube).
Possível quinteto titular:
PG – Shabazz Napier
SG – Nemanja Nedović
SF – Rokas Giedraitis
PF – Marko Simonović
C – Mike Tobey
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Miloš Teodosić/Yago dos Santos
SG – Branko Lazić/ Ádám Hanga
SF – Stefan Lazarević/ Dejan Davidovac
PF – Nemanja Bjelica/Luka Mitrović
C – Ognjen Kuzmić/ Joel Bolomboy
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
A última temporada do Estrela Vermelha foi uma verdadeira “montanha-russa”. Os altos e baixos vieram por conta de uma punição, que impedia o clube sérvio de inscrever jogadores na Euroliga. Quem acabou sofrendo as consequências dessa punição foi o armador argentino Facundo Campazzo, que só entrou em quadra nos últimos jogos da temporada regular após a regularização do clube. Por conta disso, o Estrela finalizou a primeira fase com um recorde de 17 vitórias e 17 derrotas, sendo eliminado na 10ª posição, apenas duas vitórias fora da zona dos playoffs, porém, se fosse no formato atual, o clube teria ido ao Play-In.
Na Liga Adriática, o clube alvirrubro enfrentou seu arquirrival Partizan na final, mas acabou sendo superado no jogo cinco da série, perdendo aquele que seria seu quarto título regional consecutivo. Mas nem tudo foi negativo para o Estrela na temporada, pois o clube levantou a taça da Liga Sérvia e da Copa da Sérvia.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Os torcedores do Estrela Vermelha receberam em casa alguns rostos conhecidos, já que os ex-jogadores Dejan Davidovac e Nemanja Bjelica estão de volta ao clube. Enquanto o primeiro ficou afastado por uma temporada, o segundo retorna após 13 anos no exterior. Depois, há o ex-MVP Miloš Teodosić, que cresceu como torcedor do Estrela, embora nunca tenha usado a camisa vermelha e branca, e Marko Simonović, que retornou a Belgrado depois de duas temporadas na NBA.
Ao todo, o Estrela contratou 10 novos jogadores para acordos durante o verão europeu. Existem vários veteranos, como o atual campeão Adam Hanga, o ala Rokas Giedraitis e os pivôs Mike Tobey e Joel Bolomboy. A grande ansiedade no esquema tático vem por meio das contratações dos armadores Yago Dos Santos e Shabazz Napier. Obviamente, Yago perderá minutos em quadra para Napier, mas será um grande motivo de crescimento em sua carreira e quem sabe uma oportunidade de mostrar que está pronto para se destacar na Euroliga.
O que esperar nesta Euroliga
O técnico Duško Ivanović presidirá provavelmente o elenco mais completo da história do clube. Nemanja Nedović e Branko Lazić permanecem na equipe para entregar na quadra um conhecido trabalho defensivo. Além disso, Ivanović poderá contar com Luka Mitrović e Ognjen Kuzmić no garrafão, enquanto Stefan Lazerević e Dalibor Ilić preencherão a rotação nas laterais. Quando todos estiverem saudáveis, o técnico Ivanović terá que tomar algumas decisões difíceis. O Estrela só esteve nos playoffs uma vez, em 2016, quando foi derrotado pelo CSKA Moscou. O clube acredita que o retorno aos playoffs já passou da hora e o Estrela finalmente tem o elenco certo – com juventude e experiência – e o apoio dos torcedores, juntamente com os brasileiros, para acabar com a seca nesta temporada.
cara, que sensacional, amei o site e as propostas, 5 estrelas.
Muito obrigado, Lucas. Será uma honra ter você nos acompanhando nesta temporada!