Nesta terça e quarta-feira (06 e 07/02) foi realizada a décima oitava e última rodada da fase regular da EuroCup, com a definição dos dois últimos classificados aos playoffs e os dois últimos com vaga direta nas quartas de final. No grupo A, Paris Basketball e Hapoel Tel Aviv garantiram vaga direta às quartas, enquanto London Lions, Prometey, Joventut Badalona e Beşiktaş jogarão a próxima fase (os dois primeiros com mando de quadra). No grupo B, JL Bourg e U-BT Cluj-Napoca vão direto às quartas de final, e Gran Canaria, ratiopharm Ulm, Aris Tessalônica e Türk Telekom jogarão a próxima fase (os dois primeiros com mando de quadra).
Na próxima fase (dias 05 e 06/03), o terceiro do grupo A enfrenta o sexto do grupo B, o quarto do grupo A enfrenta o quinto do grupo B, e assim sucessivamente, com os melhores classificados tendo mando de quadra, em jogo único. Nas quartas de final, os confrontos também serão em jogo único, enquanto nas semifinais e final, teremos uma série melhor de três jogos.
Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da décima oitava rodada.
Grupo A
Por Marcelo Costa
Hamburg Towers (ALE) 83 x 90 Reyer Venezia (ITA)
Com apenas duas vitórias na competição e apenas cumprindo tabela, o Hamburg Towers recebeu a Reyer Venezia que precisava muito da vitória para seguir na briga por uma vaga na próxima fase. Com um primeiro quarto bem equilibrado e com trocas de liderança, o time italiano terminou vencendo por 21 a 20. Mostrando bom aproveitamento da linha de três pontos e contando com a dificuldade ofensiva do Hamburg, a Venezia fez um ótimo segundo período e foi para o intervalo vencendo por 46 a 35. Com uma sequência de 16 a 6 na primeira metade da terceira parcial, o time da casa encostou no placar (51 a 52) e voltou pro jogo, forçando pedido de tempo dos visitantes. O armador da Venezia, Marco Spissu, seguia tentando manter seu time a frente no placar, mas no minuto final Mark Hughes converteu uma linda bola do perímetro para o Hamburg, que empatou o jogo em 61 pontos. O time alemão ainda passou a frente antes do término do período, 63 a 61. Sabendo que só a vitória importava, a Venezia voltou para o último quarto muito concentrada. Aplicou uma corrida de 13 a 2 na primeira metade da parcial (74 a 65). Jogando a frente no placar e com Spissu certeiro nos arremessos, o time italiano administrou a vantagem e venceu por 90 a 83. Marco Spissu foi o cestinha com 25 pontos, sendo eleito o MVP da rodada. Pela equipe alemã, William Christmas anotou 22.
Prometey (UKR) 94 x 80 Joventut Badalona (ESP)
Por Rafael Bittelbrunn
Em uma das maiores recuperações da temporada, o Prometey superou o Joventut Badalona em Riga, conquistando o quarto lugar na tabela, além do mando de quadra na próxima fase. Enquanto o time ucraniano venceu o terceiro dos últimos quatro jogos, o time catalão perdeu a terceira consecutiva e a chance de disputar em casa a partida da próxima fase. Jogando melhor na primeira etapa, rodando bem a bola, cometendo poucos erros e tendo bom aproveitamento da bola tripla, o Joventut foi para os vestiários com seis pontos de vantagem (47-53). Na terceira etapa, as coisas ficaram ainda piores para o time da casa, que anotou apenas 11 pontos e viu a diferença chegar nos 15, com muitas dificuldades ofensivas. Com oito minutos por jogar, a vantagem catalã ainda era de 12 pontos, mas então o quinteto ousado do técnico Ronen Ginzburg começou a funcionar. Com Caleb Agada e Ronald March puxando a equipe, o time fez uma corrida de 20-0 (!) e colocou oito de vantagem no jogo, com a defesa do Joventut não achando respostas para a velocidade ofensiva ucraniana. Com uma parcial de 36-9 no último quarto, o Prometey mostrou que pode incomodar bastante na próxima etapa, quando pega o Aris. Com cinco jogadores tendo 18+ de PIR, destaques para Gian Clavell, com 24 pontos, e March, com 19 pontos, oito rebotes, duas assistências, dois roubos e um toco. No Joventut, Shannon Evans terminou com 17 pontos e seis assistências.
Beşiktaş (TUR) 73 x 94 Hapoel Tel Aviv (ISR)
Por Rafael Bittelbrunn
Mostrando porque é um dos favoritos ao título, o Hapoel Tel Aviv venceu sem dificuldades o Beşiktaş “fora de casa” (o jogo foi disputado em Liubliana, Eslovênia, por questões de segurança), e garantiu o segundo lugar na tabela e a classificação direta às quartas de final. O jogo teve certo equilíbrio no primeiro quarto, mas na segunda etapa uma corrida de 10-0 deu 15 pontos de vantagem ao time israelense, que não olhou mais para trás. O time visitante era muito agressivo dentro do garrafão e em movimentações em direção à cesta, resultando em pontos fáceis ou em faltas. Aliás, o jogo foi bastante físico, com muitas faltas dos dois lados (30-26) e muitas cobranças de lances livres (30-37), com pequena vantagem para o Hapoel. Mas a grande diferença na partida foi a melhor defesa do time de Tel Aviv, além do maior número de opções para jogadas próximas do aro, com alto aproveitamento nos dois pontos (61,9%). Assim, controlando o jogo do início ao fim, e mantendo uma vantagem na casa dos 15 pontos, o Hapoel Tel Aviv conquistou mais uma vitória, deixando o Beşiktaş na sexta posição na tabela. Destaques para Tomer Ginat, com 16 pontos e sete rebotes, e Will Cummings, com 16 pontos e quatro assistências. No time turco, mais um duplo-duplo para Ángel Delgado, com 15 pontos e 12 rebotes.
London Lions (ING) 80 x 85 BC Wolves (LIT)
Por Vinícius Matosinhos
O BC Wolves triunfou em sua despedida da temporada da EuroCup em Londres, vencendo o anfitrião London Lions por 80 a 85. Os Lobos finalizaram sua participação na sétima posição do Grupo A, com oito vitórias e dez derrotas. Enquanto isso, os Leões de Londres, que sofreram seis derrotas, terminaram a fase de grupos na terceira posição, mantendo-se na disputa pelo título. O jogo foi marcado por momentos de tensão, com o Wolves começando com sucesso e liderados pelo capitão Regimantas Miniots, enquanto o clube da casa buscou recuperar o controle. No final, os Lobos mantiveram uma vantagem mínima, com destaques para Tre’Shawn Thurman, Christian Mekowulu e Jeffery Taylor, que lideraram a equipe lituana rumo à vitória. Com um desempenho equilibrado e decisivo, os Lobos garantiram sua posição na tabela e deixaram os torcedores satisfeitos com uma exibição memorável em solo britânico, apesar da eliminação.
Paris Basketball (FRA) 119 x 66 Cedevita Olimpija (SLO)
Por Rafael Bittelbrunn
Em um jogo de extremos, o Paris Basketball destruiu o Cedevita Olimpija e terminou a fase regular com apenas uma derrota, mostrando que é o time a ser batido nos playoffs. Por outro lado, o Cedevita terminou com apenas uma vitória, em uma campanha muito aquém da tradição do clube e do elenco montado. A partida foi um passeio do time parisiense do início ao fim, dominando em todos os quesitos, e não aliviando em nenhum momento para o time esloveno. O time francês terminou o primeiro quarto já vencendo por 32-16 e levou uma vantagem de 28 pontos para o intervalo (64-36), definindo o jogo desde o início. Ainda assim, o time não tirou o pé do acelerador, continuou em velocidade (33-7 em pontos de contra-ataque) e explorando os erros do Cedevita (23-4 a partir de turnovers), com a vantagem chegando aos 55 (!) pontos nos segundos finais. Além do melhor aproveitamento nos arremessos, o Paris dominou completamente os rebotes (45-20) e as assistências (33-11), mostrando claramente o motivo das duas equipes estarem em posições tão opostas na tabela de classificação. Com oito jogadores tendo 12+ de PIR, destaques para Nadir Hifi e Tyson Ward, com 20 pontos cada, além de TJ Shorts, com 11 pontos e 12 assistências. No lado esloveno, Justin Cobbs terminou com 18 pontos e seis assistências.
Grupo B
JL Bourg (FRA) 81 x 85 ratiopharm Ulm (ALE)
Por Rafael Bittelbrunn
Em um resultado de certa forma surpreendente, o ratiopharm Ulm bateu o JL Bourg fora de casa, e assegurou o mando de quadra na próxima fase. A “surpresa” tem a ver com o fato que o Bourg teve a melhor campanha do grupo e ainda não havia perdido dentro de casa, enquanto o Ulm vinha de cinco derrotas nos últimos seis jogos. Mas o time alemão veio com muita intensidade, especialmente na briga pelos rebotes, e venceu de ponta a ponta. Após um primeiro quarto superior (17-27), o time alemão chegou aos 15 pontos de vantagem com uma corrida de 10-0, tendo Trevion Williams e Pacome Dadiet como protagonistas. O domínio dentro do garrafão era muito evidente para os visitantes, que aproveitaram bem as segundas chances que tiveram (6-21 neste quesito), chegando aos 18 pontos de vantagem nos momentos finais do terceiro quarto. O time francês, bastante abaixo de sua performance usual, ainda conseguiu uma corrida de 8-0, com duas bolas triplas de Bryce Brown, e levou apenas dez de desvantagem para o período final. No último quarto, pane do time alemão e recuperação francesa, liderada pelo jovem Zaccharie Risacher, chegando a apenas um ponto de diferença, com 41 segundos por jogar. Porém, os rebotes continuaram castigando o time da casa, que não conseguiu a virada, perdendo a invencibilidade na Ekinox Arena. Novamente Williams foi o destaque alemão, com 17 pontos, 11 rebotes e seis assistências, enquanto o brasileiro Georginho de Paula contribuiu com sete pontos, dois rebotes, três assistências, dois roubos, quatro erros e cinco de PIR, em 31 minutos em quadra, como titular. No Bourg, Risacher terminou como cestinha, com 20 pontos.
Śląsk Wrocław (POL) 70 x 86 Türk Telekom (TUR)
Por Vinícius Matosinhos
O Türk Telekom assegurou uma vitória tranquila fora de casa, garantindo sua classificação para a próxima fase, enquanto o Śląsk Wrocław agora pode concentrar seus esforços na primeira divisão polonesa, deixando claro que o desafio em nível continental permanece alto demais. A equipe de Ancara, finalista anterior da última temporada da EuroCup, manteve-se competitiva, vencendo o primeiro quarto por 27 a 26. Apesar do desempenho inicial impressionante dos adversários, os jogadores do Wrocław mantiveram-se firmes, respondendo com eficácia. O intervalo trouxe dificuldades para os donos da casa, que enfrentaram uma derrota de 10 pontos. Na reta final, os turcos controlaram o jogo e ampliaram a liderança para oito pontos, terminando com uma vitória por 86 a 70, deixando o Śląsk Wrocław na última posição do Grupo B e eliminado da Eurocup 2023/2024.
Lietkabelis (LTU) 92 x 87 U-BT Cluj- Napoca (ROM)
Por Marcelo Costa
O já eliminado Lietkabelis recebeu o vice líder Cluj-Napoca que vinha de cinco vitórias seguidas na competição. Depois de um primeiro quarto bastante movimentado, com muitas bolas de três pontos e algumas trocas de liderança, o time lituano terminou a frente, 27 a 26. O segundo período também foi marcado por boa atuação ofensiva de ambas equipes, com o Lietkabelis chegando ao intervalo com vantagem de seis pontos, 52 a 46. Apostando nas bolas de longa e média distância, a equipe visitante conseguiu encostar no placar, passar a frente e abrir três pontos de vantagem, 65 a 62, com 2:38 por se jogar na terceira parcial. Com uma bola vinda do perímetro logo após pedido de tempo, o Lietkabelis empatou o jogo em 65 pontos. Em seguida passou a frente e foi para o último período vencendo por 70 a 67. Jarell Eddie empatou a partida para o Cluj na primeira bola do quarto final. No lance seguinte, Deividas Sirvydis respondeu na mesma moeda, mostrando que os donos da casa não cederiam a vitória tão fácil. O Lietkabelis em seguida abriu vantagem de sete pontos e conseguiu administrá-la até o minuto final. Então as equipes trocaram lances livres e assim o time lituano surpreendeu e encerrou a sequência de vitórias do Cluj. Deividas Sirvydis foi o cestinha com 22 pontos, ele ainda pegou 7 rebotes. Pela equipe romena, o ala Jarell Eddie marcou 20 pontos.
Budućnost (MNE) 90 x 77 Gran Canaria (ESP)
Por Rafael Bittelbrunn
Em outro resultado surpreendente, o já eliminado Budućnost venceu com autoridade o atual campeão Gran Canaria, que ainda buscava o segundo lugar no grupo (e a classificação direta às quartas de final). Apesar de entrar na rodada com chances de classificação, o Budućnost viu as chances acabarem no dia anterior, com a vitória do Türk Telekom. Apesar disso, o time entrou com muita disposição contra o Gran Canaria, querendo encerrar sua participação na EuroCup com uma vitória diante de sua torcida. E foi o que ocorreu, com o time liderando praticamente de ponta a ponta, com bom jogo dentro do garrafão, especialmente com Yoan Makoundou, além de forte defesa. O time aproveitou bem os erros do elenco espanhol, fazendo 22-12 a partir de turnovers, construindo a vantagem a cada quarto, acima dos dois dígitos a partir do final do terceiro quarto, chegando aos 23 de vantagem na metade da última etapa, com o Gran Canaria já entregue. Os homens grandes do Budućnost foram os destaques, com o francês Makoundou anotando 21 pontos, e o bósnio Kenan Kamenjaš contribuindo com 12 pontos, sete rebotes, quatro assistências, dois roubos e 28 de PIR. No apático Gran Canaria, destaque para John Shurna, com 17 pontos e quatro roubos.
Aris Tessalônica (GRE) 84 x 77 Trentino (ITA)
Por Vinícius Matosinhos
O Aris brilhou no “Nick Galis Hall”, superando a Trentino por 84 a 77 em um final emocionante que garantiu o quinto lugar no Grupo B da temporada regular. Com dois minutos finais decisivos, o clube de Tessalônica conseguiu a virada, liderados por Vassilis Toliopoulos com 17 pontos, seguido por Ronnie Harrell com 15 e Jonathan Stark com 12. Enquanto isso, os italianos encerraram sua participação na Eurocup deste ano com um registro de 7-11, destacando Kamar Baldwin como o principal pontuador com 20 pontos. O jogo começou nervoso para o Aris, com a Trentino assumindo uma vantagem inicial de oito pontos, mas uma forte defesa e jogadas ofensivas permitiram ao time grego igualar o placar. O segundo quarto viu uma troca de pontos, com o clube italiano mantendo uma vantagem de sete pontos até o intervalo. No segundo tempo, o Aris mostrou sua determinação, respondendo às investidas da Trentino e assumindo a liderança. Momentos de tensão surgiram no último quarto, com as equipes trocando a liderança até que o clube grego, com jogadas decisivas de Stark e uma defesa sólida, garantiu uma vitória crucial e emocionante, finalizando com um placar de 84 a 77.