Nesta terça e quarta-feira (05 e 06/03) a EuroCup voltou às quadras, após um mês sem jogos da competição. Na fase chamada de Oitavas de Final, oito equipes se enfrentaram em quatro partidas, com o vencedor avançando para a fase seguinte, onde encontrarão os quatro melhores times da fase regular, já classificados diretamente.
Nos jogos desta semana, dois visitantes venceram (Joventut Badalona e Beşiktaş) e dois anfitriões (London Lions e Prometey) fizeram valer o seu mando de quadra. Destaques para a queda dos atuais finalistas, Gran Canaria e Türk Telekom, e para a vitória do Joventut Badalona na Alemanha, mantendo o time catalão com chances de ganhar seu segundo título (apesar de enfrentar o favorito Paris Basketball na próxima fase). Aliás, o time de Badalona é o único ainda “vivo” na competição que já levantou o troféu, na temporada 2007-08, com Rudy Fernández sendo o MVP.
Confira abaixo um breve resumo dos quatro jogos das oitavas de final.
ratiopharm Ulm (ALE) 79 x 88 Joventut Badalona (ESP)
Jogando dentro de casa, o ratiopharm Ulm não foi páreo para o Joventut Badalona e deu adeus a EuroCup. Em uma noite ofensiva muito ruim do time alemão, especialmente da bola tripla, e uma ótima noite do dominicano Andrés Feliz, armador do time catalão, o jogo foi praticamente definido ainda no primeiro tempo. Após uma corrida de 12-0, o time visitante abriu nove pontos de vantagem e não olhou mais para trás, com Feliz já anotando dez pontos no primeiro quarto. Na segunda parcial, o Ulm continuava insistindo nas bolas triplas, sem sucesso (foram 4/17 no primeiro tempo), enquanto o Joventut seguia muito bem ofensivamente, seja com Feliz, seja com Vladimír Brodziansky e Ante Tomić, levando uma vantagem de 18 pontos para o intervalo. No início da segunda etapa, a diferença bateu nos 20 pontos, mantendo-se nos dois dígitos praticamente até o final do jogo, com total domínio do time espanhol. O armador Feliz foi o grande destaque, com 28 pontos, seis rebotes, seis assistências, um roubo e 36 de PIR, sendo eleito o MVP das oitavas. No time alemão, novamente Trevion Williams foi o principal nome, com 20 pontos, dez rebotes e três assistências, enquanto o brasileiro Georginho de Paula terminou com seis pontos, três rebotes, quatro assistências, um toco, um erro e nove de PIR, em 19 minutos em quadra, vindo do banco.
Prometey (UKR) 95 x 67 Aris Tessalônica (GRE)
Uma das grandes forças ofensivas da EuroCup, o Prometey não teve problemas para bater o Aris na Arena Riga, Letônia, avançando para as quartas de final. Além de mais uma grande performance no ataque, o time ucraniano também foi muito forte na defesa, desde o início da partida. Apenas no primeiro quarto, o time da casa forçou o Aris a seis turnovers, capitalizando 14 pontos a partir deles, e já abriu uma vantagem de 11 pontos (28-17). No segundo quarto, o ataque com Gian Clavell (16 pontos no primeiro tempo) e companhia não dava trégua à defesa grega, e apenas Ronnie Harrell (14 pontos no primeiro tempo) tinha alguma produção ofensiva pelos visitantes, deixando o placar em 19 pontos de diferença no intervalo (51-32). Na segunda etapa, o roteiro continuou o mesmo, com forte defesa do Prometey, pressionando principalmente os armadores/arremessadores do time grego (o time terminou 25-10 em pontos a partir de erros), e o ataque em velocidade e coletivo, com cinco jogadores anotando em duplos dígitos. Destaques para Caleb Agada, Ivan Tkatchenko e Clavell, com 16 pontos cada, Ronald March, com 15 pontos e sete assistências, e Ondřej Balvín, com 12 pontos, nove rebotes, quatro assistências, três tocos e 31 de PIR. No Aris, destaque para Harrell, com 20 pontos, sete rebotes, quatro rebotes e dois tocos.
London Lions (ING) 100 x 77 Türk Telekom (TUR)
O Lions fez história ao bater o atual vice-campeão da EuroCup, sendo o primeiro clube britânico a alcançar as quartas de final da competição. E o time inglês, que não teve bom desempenho dentro de casa na temporada regular, mostrou uma performance de luxo para a sua torcida. Liderado por Gabe Olaseni, o time da casa teve grande desempenho nos arremessos (70,7% nos dois pontos), domínio nos rebotes (40-28) e assistências (23-15), e mostrou desde o início que não deixaria escapar a vitória. A equipe fez um primeiro tempo ofensivo muito forte, anotando 60 pontos e levando 16 de vantagem para o intervalo. No segundo tempo, o time diminuiu a intensidade ofensiva, mas não baixou a guarda na defesa, aproveitando mais os erros cometidos pelo time turco (23-11 em pontos a partir de erros) e, após uma corrida de 11-0 no final do terceiro quarto, abriu 22 pontos de vantagem. Apesar do esforço do Türk Telekom, especialmente com Tyrone Wallace e James Palmer Jr, não havia muito mais que pudesse ser feito, numa das grandes partidas do Lions na temporada. Dentre os destaques, vale citar Olaseni, com 18 pontos e oito rebotes, e David Nwaba, com 19 pontos. No time turco, boas partidas de Wallace, com 25 pontos, quatro assistências e três roubos, e Palmer Jr, com 16 pontos, quatro rebotes e três assistências.
Gran Canaria (ESP) 78 x 80 Beşiktaş (TUR)
No jogo mais equilibrado da rodada, o atual campeão, Gran Canaria, foi surpreendido e eliminado dentro de casa pelo Beşiktaş, em jogo onde a defesa e o aspecto físico foram fundamentais. Após um primeiro quarto dominado pelo time da casa, que chegou a abrir dez pontos de vantagem, o time turco resolveu mostrar suas armas defensivas. Forçando o time espanhol a dez turnovers e, principalmente, pontuando em cima desses erros, o Beşiktaş levou o empate para o intervalo, mostrando para a torcida presente que o embate seria difícil até o final. E assim foi, com muito equilíbrio e diversas trocas de liderança entre as duas equipes, além de muitas faltas (52 no total) e lances livres (53 arremessados no total). Nos dois minutos finais, melhores escolhas ofensivas do Beşiktaş deram uma pequena vantagem ao time, e maior tranquilidade nas decisões finais. Quer dizer, talvez tranquilidade demais para o pivô Marko Simonović, que desperdiçou dois lances livres e deu a oportunidade para o Gran Canaria vencer ou empatar, com seis segundos no relógio. Mas a jogada armada pelo técnico Jaka Lakovič não foi bem sucedida, com Ben Lammers ficando com o arremesso final, de três pontos, e que resultou apenas em uma “tijolada” na tabela, para frustração da torcida presente. No final, os erros cometidos pelo time da casa (21-9) acabaram sendo decisivos para a eliminação precoce da equipe amarela. Destaques para Jonah Matthews, com 14 pontos, e Simonović, com dez pontos, nove rebotes, três roubos e um toco. No Gran Canaria, Lammers terminou com 14 pontos e cinco rebotes.