No calendário anual do basquete de clubes europeu, uma semana em fevereiro é destinada à disputa das Copas nacionais, com as outras competições não sendo disputadas neste período. Com formatos diferentes entre países, em alguns casos toda a Copa é disputada na semana, em outros apenas a fase final, com a competição sendo iniciada meses antes. De qualquer forma, a Copa de cada país é um torneio bastante tradicional e valorizado, com cada equipe buscando com todas as forças o sonhado troféu. Veja abaixo um resumo das principais Copas nacionais europeias, disputadas (ou finalizadas) na semana de 12 a 18/02, com alguns campeões inesperados.
NOTA: A Copa do Estado de Israel, em razão da guerra com o grupo Hamas, não foi realizada, sendo priorizada a retomada dos jogos da Liga nacional. Já a Rússia não possui mais uma Copa com as equipes do primeiro nível (Liga VTB), visto a obrigatoriedade de apenas atletas do país participarem. Ao invés disso, a Liga organiza o Jogo das Estrelas (All-Star Game) na mesma data, com os principais jogadores da competição.
🇪🇸Espanha – Real Madrid volta a vencer a Copa do Rei, batendo o rival Barcelona na final
A Copa do Rei da Espanha 2023 (Copa del Rey) foi disputada entre quinta-feira (15/02) e domingo (18/02), com sede em Málaga, casa do Unicaja, com grande público presente. A competição é a mais tradicional da Espanha, sendo disputada desde 1933, antes mesmo do início do campeonato nacional, e atualmente conta com as oito melhores equipes ao final do primeiro turno da Liga ACB (ou as sete melhores mais o anfitrião). Com jogos eliminatórios simples, as quartas de final foram disputadas na quinta (15) e sexta-feira (16), com Real Madrid batendo com dificuldades o UCAM Murcia (84-79), o Valencia superando o Gran Canaria na prorrogação (89-81), o Barcelona passando pelo Manresa (102-91), e o Tenerife derrotando os donos da casa, Unicaja Málaga (91-83), em revanche da final do ano passado.
No sábado (17), o Real Madrid não teve dificuldades para superar o Valencia, vencendo por 95-76. Apesar do time da capital conseguir uma corrida de 16-0 no primeiro quarto, abrindo uma vantagem de dois dígitos, o Valencia conseguiu se recuperar e voltar para o jogo, levando apenas oito de desvantagem para o intervalo. Mas o Real veio com tudo no terceiro período, com grandes atuações de Guerschon Yabusele, Facundo Campazzo e Džanan Musa, fez 32-16 e praticamente definiu o jogo, chegando a sua final de número 52 na Copa. O adversário na final seria o grande rival Barcelona, que também não teve muitas dificuldades para superar o Tenerife, por 108-76. Após um primeiro quarto equilibrado, o Barça atropelou a equipe canária no segundo período, fazendo 40-8, acertando 7/10 dos três pontos e dominando os rebotes (15-1). Aliás, o time catalão foi esmagador dentro do garrafão, com 46-23 em rebotes e 52-30 em pontos na pintura, e foi para sua final 39 contra seu grande rival.
Na final disputada no domingo (18), além do troféu, era a possibilidade do Barcelona igualar o número de títulos do rival (28-27), sendo que o time catalão venceu as quatro últimas finais de Copa entre as duas equipes. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com leve vantagem para o Barça, mas o Real voltou melhor na segunda etapa. Com um arranque no último quarto, os blancos não deram chances ao rival e venceram o confronto por 96-85, com o argentino Facundo Campazzo sendo eleito o MVP da Copa do Rei (pela segunda vez na carreira).
Os maiores campeões da Copa do Rei são o Real Madrid (29 títulos), Barcelona (27) e Joventut Badalona (8), sendo que 15 equipes diferentes já venceram a competição.
🇮🇹Itália – Napoli surpreende a velha bota ao conquistar Copa da Itália pela segunda vez.
A 48ª edição da Copa Itália (Coppa Italia 2024) foi disputada entre os dias 14/02 (quarta-feira) e 18/02 (domingo) na Inalpi Arena em Turim, com jogos eliminatórios entre as oito melhores equipes da Lega A ao final do primeiro turno: 1º Reyer Veneza; 2º Brescia; 3º Virtus Bolonha; 4º Olimpia Milano; 5º Aquila Trento; 6º Reggiana; 7º Napoli; 8º Pistoia.
A competição começou sem surpresas nos dois jogos de quarta-feira, com o Olimpia Milano batendo o Trento (80 a 57) e o Reyer Venezia vencendo o Pistoia (86 a 71). No entanto, os jogos de quinta tiveram resultados inesperados, com o Reggiana virando o jogo contra o Virtus Bolonha no último quarto (81 a 72) e o Napoli sabendo controlar o ritmo do jogo do início ao fim contra o Brescia (80 a 74).
As semifinais foram disputadas no sábado. Com excelente desempenho ofensivo, e liderado por Shavon Shields (28 pontos), o Olimpia Milano venceu o primeiro tempo contra o Reyer Veneza por incríveis 60 a 37, e soube cadenciar o segundo tempo, controlando as tentativas de reação do adversário e vencendo por 100 a 77. Na outra semifinal, o Napoli, liderado por Jacob Pullen, que marcou 21 pontos, correu atrás do Reggiana durante os 40 minutos, levando o jogo à prorrogação e vencendo por 87 a 78.
A grande final, entre Olimpia Milano e Napoli, ocorreu no domingo (18). Com performance espetacular do canadense Tyler Ennis (21 pontos, 7 rebotes e 7 assistências), o Napoli esteve a frente da metade do primeiro quarto até o final, vencendo por 77 a 72 e surpreendendo ao sair da sétima colocação do primeiro turno para o título da Copa da Itália. O polonês Michal Sokolowski foi eleito o MVP.
🇫🇷França – Paris vence a Leaders Cup e seu primeiro título
A Copa da Liga Francesa (Leaders Cup) 2024 foi disputada entre os dias 16/02 (sexta-feira) e 18/02 (domingo), com jogos eliminatórios entre as oito melhores equipes da LNB Pro A ao final do primeiro turno. Sendo disputada desde 2003, a edição deste ano teve sua sede em Saint-Etienne, com quatro equipes que já haviam conquistado a competição pelo menos uma vez.
E a competição começou com uma grande surpresa numa das partidas das quartas-de-final, com o Nanterre superando o atual campeão, ASVEL, por 82-78, com grande partida de Ibrahima Fall Faye (24 pontos). Nos outros jogos, o JL Bourg não teve dificuldades contra o Nancy (109-79), assim como o Monaco contra o Le Mans (94-81). Já o estreante Paris Basketball sofreu contra o também estreante Saint-Quentin, vencendo por 71-67.
Nas semifinais, duas surpresas. O Nanterre manteve o bom momento e superou a forte equipe do JL Bourg, que vive grande fase na Liga francesa e na EuroCup. Em outra grande apresentação de Fall Faye (23 pontos e dez rebotes), o time fez um último quarto arrasador (33-18) e venceu por 100-95, chegando a sua segunda final de Copa. No outro lado da chave, o Paris Basketball (grande favorito a vencer a EuroCup deste ano) surpreendeu a forte equipe do Monaco, vencendo por 98-93, com grande exibição de TJ Shorts (25 pontos). Na final inédita, o Nanterre conseguiu chegar no quarto final com vantagem de quatro pontos, mas então o poderio ofensivo do Paris fez a diferença, vencendo o jogo por 90-85 e o primeiro título da equipe fundada em 2018. O armador Shorts teve outra grande atuação (26 pontos) e foi eleito o MVP da Copa.
A Copa da Liga Francesa possui Le Mans e Monaco com três títulos cada, sendo que outras dez equipes já levantaram o troféu da competição. Um detalhe curioso é que a única final anterior do Nanterre foi em 2014, contra o Le Mans, com o brasileiro JP Batista sendo eleito o MVP daquela edição.
🇩🇪Alemanha – Bayern de Munique conquista o pentampeonato da Copa da Alemanha em final eletrizante
A BBL Pokal, ou Copa da Alemanha de Basquetebol, chegou ao fim neste domingo em final disputada em Munique, cidade sede do Final Four desta temporada. Diferentemente da maioria das demais copas europeias, a alemã tem cinco fases e apenas as duas últimas são deixadas para jogar concomitantemente com o resto do calendário europeu.
A primeira semifinal reservou o duelo do Bayern de Munique contra o Bamberg Baskets, a principal zebra das semifinais pois estamos falando de um time que ocupa, neste momento, a décima segunda posição na Bundesliga. Se o favoritismo estava pendente aos Vermelhos, o primeiro quarto mostrou que as favas não estavam contatadas para o time mais ao norte da Baviera. EJ Onu e Zach Copeland tiveram boas ações finais para deixar os azarões liderando ao fim deste período. Mas já no segundo, o prognóstico começou a se consolidar, Pablo Laso fez alguns ajustes defensivos e as mudanças do time do Bamberg não surtiram efeito, sob a liderança de Sylvain Francisco, o Bayern foi para o intervalo com 18 pontos de vantagem. A partir daí, foi basicamente conseguir manter conter maiores danos e deixar o tempo fazer seu trabalho, sem qualquer outro susto, o time de Munique brigaria pelo pentampeonato com uma acachapante vitória de 81×62 tendo Serge Ibaka como o principal cestinha, marcando quinze pontos e nove rebotes.
Na outra semifinal, dois clubes mais próximos na tabela e candidatos ao título da liga alemã. Alba Berlin e Ratiopharm Ulm prometia uma partida bem disputada e foi exatamente isso que aconteceu. No primeiro tempo, os Laranjas levaram a melhor por uma ligeira vantagem de dois pontos com muitas trocas de liderança, tanto que a cesta que decretou a vitória parcial surgiu exatamente no último arremesso do segundo quarto. Na volta dos vestiários, as diferenças continuavam mínimas e quando o Alba assumiu a ponta no fim do terceiro quarto, parecia que manteria essa posição até o final. Só que não estavam contando com a sequência no três minutos finais dos Laranjas, com um 17×7, o Ratiopharm garantiu a vitória liderados por um Trevion Williams com duplo-duplo de 25 pontos e 12 rebotes. Georginho de Paula teve uma boa atuação, dez pontos e seis assistências para o armador brasileiro.
A grande decisão colocou Bayern e Ulm em lados opostos. O primeiro quarto foi domínio total dos Laranjas, em uma defesa sufocante fez os bávaros ficarem limitados a nove pontos e o placar do período terminou 18×9 para o Ulm. Porém, assim como na semifinal, os ajustes de Pablo Laso tiveram efeitos imediatos, fazendo o Ulm conseguir acertar a cesta em quase metade do segundo período, quando o Bayern já aplicava uma sequência de catorze pontos não respondidos. Ao fim do primeiro tempo, os Vermelhos lideravam por 35×28. Na volta do intervalo, o ritmo do Bayern não diminuiu e eles conseguiram deixar a liderança ainda mais confortável, ficou claro que o título era uma questão de tempo, pois não havia qualquer sinal de recuperação do Ulm. O troféu foi assegurado com um placar de 81×65, pentacampeonato dos vermelhos e destaque para o armador Sylvain Francisco com 17 pontos e quatro assistências. Georginho de Paula terminou a decisão com dois pontos, um rebote e três assistências.
🇹🇷Turquia – Fenerbahçe domina e conquista o oitavo título da Copa da Turquia
A edição de 2024 da Copa da Turquia manteve o tradicional formato dos oito melhores classificados. No sorteio realizado, os quatro melhores times fazem a primeira partida em suas respectivas casas em jogo único e o vencedores se juntam para um final de semana, neste ano, em Konya.
Nas quartas de final, nenhuma surpresa aconteceu nos confrontos da fase. O primeiro colocado da liga, Anadolu Efes, recebeu o Manisa e levou a melhor com placar de 94×85. Em Karsiyaka, o Pinar prevaleceu contra o Galatasaray com muita facilidade em um 88×72. Em Istambul, o Besiktas também não teve muito trabalho para passar pelo Bahçesehir Koleji em placar de 96×81. E no último confronto, em Aliaga, o Fenerbahçe dominou o Petkim por 81×68.
A primeira semifinal fez a emoção, algo desaparecido na fase anterior, dar o ar da graça no jogo entre Efes x Pinar. Em partida parelha, com uma boa reação do Pinar, o Efes suou até o último minuto para assegurar mais uma decisão. Shane Larkin, mais uma vez, foi p principal jogador do time com 23 pontos e cinco assistências em placar de 81×77 para o Anadolu. A outra partida não deu nem pra ter graça, com um massacre no primeiro tempo e uma vantagem de 33 pontos, o Fenerbahçe fez chacota do rival Besiktas e ainda obrigou o alvinegro jogar mais vinte minutos de basquete para ver a partida terminar em 99-68, grande destaque para Johnathan Motley com 23 pontos.
Desde que chegou aos Canários, esse foi o terceiro confronto de Saras Jasikevicius contra os azuis de Istambul. O primeiro tempo foi uma partida de superioridade dos Canários, mas com o Efes sempre próximo, a parcial favorável do Fener foi de 42×35. Mas a competitividade ficou nos vesitários, pois os auriazuis não deram quaisquer chances no segundo tempo e asseguraram o título com um elástico placar de 80×67. Scottie Wilbekin foi o cestinha do jogo com 18 pontos e Nick Calathes quase anotou um triplo duplo com 10/11/7. Foi o oitavo título de Copa para o Fenerbahçe.
🇬🇷Grécia – Olympiacos vence Panathinaikos e conquista a Copa da Grécia pela 12ª vez
Na última quinta-feira (15) teve início a fase final da Copa da Grécia, a partir das quartas de final. O Panionios venceu uma “fase prévia” e juntou-se aos sete primeiros colocados da primeira fase do Campeonato Grego. O Panionios, porém, foi massacrado pelo Promitheas (88 a 48). Já o Olympiacos, detentor do título de 2023, passou pelo Peristeri (87 a 68) para formar uma das semifinais. Do outro lado, o rival Panathinaikos venceu o clássico contra o AEK por 79 a 72. Por fim, no duelo de Thessaloniki, o Aris derrubou o rival PAOK por dois pontos (76 a 74).
Nas semifinais, disputadas no sábado (17), os times da Euroliga confirmaram o favoritismo para avançar à decisão. O Panathinaikos derrotou o Aris por 76 a 65, com destaque para os 20 pontos de Kendrick Nunn, desequilibrante no confronto. Já o Olympiacos teve ótimo terceiro quarto diante do Promitheas para vencer o duelo por 91 a 77 – Filip Petrusev foi o cestinha da equipe com 15 pontos. Apesar de serem os maiores campeões do país, os rivais chegaram à final da Copa juntos apenas pela segunda vez nos últimos 10 anos.
O duelo em Heraklion, no domingo (18), foi de extremo equilíbrio. Até a reta final do terceiro período, a diferença nunca esteve acima de duas posses. Pouco antes do quarto final, o Olympiacos abriu oito pontos de vantagem (47 a 39), abrindo caminho para a vitória. O grande nome do jogo foi Moustapha Fall, somando 13 pontos, 7 rebotes, 2 assistências e 2 tocos, sendo eleito MVP. O time vermelho e branco venceu por 69 a 58 e sagrou-se campeão pela 12ª vez na história, a terceira seguida. O Panathinaikos, porém, segue soberano como maior vencedor da Copa da Grécia, com 20 conquistas.
🇷🇸Sérvia – Estrela Vermelha Brilha e conquista a quarta Copa da Sérvia consecutiva
A Copa da Sérvia, mais conhecida como Copa Radivoj Korać, foi disputada entre os dias 14/02 (quarta-feira) e 17/02 (sábado). Em sua 22ª edição, oito equipes se digladiaram e protagonizam jogos intensos, começando pelo Partizan (sem Bruno Caboclo por opção do técnico), que venceu o Hercegovac no primeiro jogo das quartas de final pelo tranquilo placar de 92 a 67. Enquanto na outra chave o Mega recebeu o Vojvodina e foi surpreendentemente derrotado por 100 a 92. Decidindo quais seriam os confrontos da semifinal, o Estrela Vermelha entrou em quadra contra o FMP e venceu no jogo mais parelho das quartas, por 80 a 75. Finalizando os jogos das quartas, o Čačak derrotou Borac por 91 a 76.
Embalado em busca da final, o Partizan não deu chance ao Vojvodina e venceu por 80 a 67, com a dupla James Nunnally e Frank Kaminsky somando 30 pontos. Na outra chave da semifinal, sem surpresas o Estrela Vermelha não tomou conhecimento do Čačak, com destaque para Yago Mateus, que finalizou a partida com sete assistências, o líder da equipe nesse quesito. Sendo assim, foi confirmado o clássico eterno na final da Copa de 2024.
Em uma batalha intensa entre rubro-negros e pretos e brancos, o Estrela Vermelha levou a melhor sobre o Partizan no clássico eterno, conquistando o troféu pela quarta vez consecutiva. No primeiro tempo, o Partizan liderou com a excelente performance de Kevin Panter, mas o Estrela Vermelha voltou com determinação no segundo tempo, liderados por Miloš Teodosić (eleito o MVP da Copa) e Rokas Gedraitis. Mesmo com uma tentativa de recuperação do Partizan, o Estrela Vermelha garantiu a vitória e o título com o placar final de 85 a 79. O brasileiro Yago Mateus finalizou a decisão com dois pontos e cinco assistências, levantando sua primeira taça com a camisa do Estrela Vermelha.
🇱🇹Lituânia – Žalgiris vence a Copa do Rei Mindaugas pela quinta vez consecutiva
A Copa do Rei Mindaugas 2024 foi disputada pelas 12 equipes da LKL (Liga Lituana de Basquete) mais um convidado da NKL (segunda divisão lituana), com início em outubro de 2023. Os cinco times disputando Euroliga, EuroCup e torneios FIBA (Žalgiris, Rytas Vilnius, Lietkabelis, BC Wolves e BC Jonava) aguardavam o mata-mata (quartas de final), enquanto os outros oito faziam uma disputa de grupos. Desses, dois se classificaram diretamente para as quartas-de-final, e outros dois fizeram uma disputa de oitavas, pela última vaga das quartas. Essa fase foi disputada em dezembro e janeiro, chegando aos quatro semifinalistas, que disputaram os jogos em 17 e 18/02, na Žalgirio Arena, em Kaunas.
Na primeira semifinal, o Lietkabelis surpreendeu o Rytas Vilnius, em uma grande atuação na segunda etapa, após acabar o intervalo perdendo por dez pontos. Com grande partida de Dorde Gagić (31 pontos e dez rebotes) e Deividas Sirvydis (18 pontos e oito rebotes), o time de Panevėžys venceu por 94-86 e chegou a sua quarta final. Na outra chave, o Žalgiris precisou acordar no segundo tempo para bater o organizado BC Šiauliai por 87-77, após ter desvantagem de 12 pontos. Na quarta final de Copa entre Žalgiris e Lietkabelis, mais uma vez vitória para o time de Kaunas, por 86-70, com destaque para Laurynas Birutis, eleito o MVP da Copa.
A Copa do Rei Mindaugas ocorre desde 2016, substituindo a Copa LKF (da Federação de Basquete Lituana), com o Žalgiris tendo sete títulos e o Rytas Vilnius, dois.