Ocorreram nesta quarta-feira (21) os Jogos 1 das Séries de Quartas de Final da Euroliga Feminina. Fenerbahçe, USK Praha, Çukurova e DVTK confirmaram o favoritismo e abriram 1-0 nas respectivas séries.

Fenerbahçe (TUR) 98 x 91 Avenida (ESP)

O time espanhol sabia que precisava fazer um jogo quase perfeito para vencer o rival turco em Istambul, abrir 1 a 0 e tentar fechar a série em Salamanca na próxima semana. Com um bom começo, o Avenida abriu 9 a 2 em dois minutos e meio de jogo. Kayla McBride converteu uma bola do perímetro e sofreu falta, resultando num ataque de quatro pontos, colocando o Fener na partida. Sem conseguir explorar as jogadas dentro do garrafão, as visitantes cometeram alguns erros, enquanto as donas da casa saíram bem em transição e conseguiram terminar a primeira parcial a frente, 30 a 24. O segundo quarto foi de bom desempenho ofensivo de ambas as equipes, com McBride e Yvonne Anderson liderando o Fenerbahçe, ao passo que Andrea Vilaró veio do banco para ser o principal nome do Avenida. O jogo foi para o intervalo com o placar em 53 a 44 para o time turco. Na volta para o segundo tempo, foi a ala Alexis Prince quem passou a ser a referência ofensiva do Avenida, e a equipe conseguiu cortar a desvantagem para apenas seis pontos (68 a 62). Mas com os arremessos de Napheesa Collier calibrados, o Fenerbahçe abriu vantagem novamente, chegando ao último período vencendo por 77 a 64. O atual campeão europeu soube gerenciar a boa margem de treze pontos, contendo as tentativas de reação do valente time espanhol e vencendo o jogo por 98 a 91. Kayla McBride saiu de quadra com 27 pontos, 3 rebotes e 8 assistências. Yvonne Anderson saiu com 22 pontos, 7 rebotes e 7 assistências e Napheesa Collier com 21 pontos, 9 rebotes e 5 assistências. O destaque do Avenida foram Alexis Prince com 22 pontos e Andrea Vilaró com 21.

Çukurova Mersin (TUR) 79 x 62 Zaragoza (ESP)

Atual vice campeão europeu, o Çukurova tinha em mente que precisava de um bom início de jogo, pois enfrentava um adversário perigoso. Liderado pela ala Marina Mabrey, o time turco abriu 18 a 9 nos primeiros cinco minutos de jogo. No entanto a equipe espanhola, com bom aproveitamento de média e longa distância, conseguiu cortar a desvantagem para apenas quatro pontos ao término do primeiro quarto, 26 a 22. Logo no primeiro minuto da segunda parcial, o Zaragoza empatou o jogo em 26 pontos. Mas era o dia de Mabrey. Ela anotou mais dez pontos na corrida de 12 a 5 do Çukurova, deixando o marcador em 38 a 31. As visitantes esboçaram uma reação, mas as donas da casa mantiveram-se concentradas e foram para o intervalo vencendo por 51 a 42. A equipe turca voltou para o segundo tempo marcando forte, e aproveitando-se do mal momento do time espanhol, aplicou uma sequência de 9 a 0, abrindo 60 a 42. Zaragoza diminui convertendo bolas de média e longa distância e a partida chegou à última parcial com placar em 66 a 54 para o Çukurova. O período final foi marcado por muito nervosismo e, consequentemente, muitos erros e baixa produção ofensiva. Assim o Çukurova venceu por 79 a 62, abrindo 1 a 0 na série. Marina Mabrey terminou o jogo com 26 pontos, 3 rebotes e 7 assistências. O destaque do Zaragoza foi Leonie Fiebich com 11 pontos e 5 rebotes.

DVTK (HUN) 78 x 66 ESB Villeneuve (FRA)

O Villeneuve começou o jogo buscando aproveitar a fase difícil que o DVTK vinha enfrentando na competição para sair na frente na série de quartas de final. Com um excelente início de Shavonte Zellous e Kennedy Burke, o time francês logo abriu 13 a 2 e manteve o bom ritmo ofensivo, fechando a primeira parcial em 26 a 14. Logo no início do segundo período o Villeneuve ampliou para 31 a 14, obrigando o time da casa a pedir tempo, com 8:40 no relógio. Na volta para o jogo, o DVTK apertou a defesa, permitindo apenas um arremesso convertido do adversário. A estratégia resultou em uma corrida de 21 a 6, e as anfitriãs foram para o intervalo perdendo por apenas um ponto (36 a 35), incendiando a torcida. Com um terceiro quarto de excelente produção ofensiva, em especial de Kaila Charles e Reka Lelik, o DVTK passou a frente e chegou ao último quarto vencendo por 60 a 51. No entanto, o time húngaro teve dificuldades em se adaptar à defesa imposta pelo Villeneuve na última parcial, permitindo que o time francês encostasse no placar, 62 a 59. Com Kaila Charles e Ana Tadic combinando 11 pontos nos cinco minutos finais, o DVTK recuperou o ritmo e encaminhou a grande vitória de virada por 78 a 66, abrindo 1 a 0 na série. Kaila Charles marcou um duplo-duplo com 18 pontos e 10 rebotes. Kennedy Burke foi a cestinha do ESB Villeneuve com 17 pontos.

USK Praha (TCH) 78 x 60 Famila Schio (ITA)

Esse confronto tem um ingrediente especial. As duas equipes disputaram o terceiro lugar da temporada 2022/23, que terminou com a vitória do Schio em uma bola inusitada no lance final daquela partida. Com essa derrota atravessada na garganta, o USK Praha começou avassalador. Venceu o primeiro quarto por 25 a 8. Com uma melhor produção ofensiva no segundo período, o time italiano conseguiu reduzir parte da desvantagem, e o placar foi para intervalo em 40 a 26 para o USK. No retorno para o segundo tempo, o time da casa seguia apostando no jogo intervalo com Ezi Magbegor, enquanto Veronika Vorackova e Teja Oblak seguiam com bom aproveitamento das bolas de três pontos. Assim o USK Praha cegou ao último período vencendo por 63 a 43, praticamente selando a vitória no jogo 1 da série. O Schio ainda fez algumas tentativas de reação, mas a diferença era muito grande e estava diante de uma adversário muito forte. As donas da casa venceram por 78 a 60, saindo na frente na série. Ezi Magbegor foi o destaque do jogo com 15 pontos e 10 rebotes, Veronika Vorackova saiu de quadra com 14 pontos, 5 rebotes e 4 bolas de três pontos. Pelo Schio, a cestinha foi a porto-riquenha Arella Guirantes com 12 pontos.

Chaveamento da Fase Final da Euroliga 2023/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *