Aconteceu na manhã desta quarta-feira (7), na Suíça, o sorteio que definiu os grupos da temporada regular da Basketball Champions League da FIBA (BCL), para a temporada 2021-22. A organização optou por permanecer com o formato de oito grupos com quatro times, adotado na temporada passada para reduzir o deslocamento dos times em meio à pandemia da COVID-19. Porém, houve mudanças importantes no formato das fases seguintes.
Ao todo, 28 clubes já se classificaram diretamente para a temporada regular, enquanto as quatro últimas vagas serão disputadas em quatro pequenos “torneios” de quartas-de-final. Contando clubes já garantidos na temporada regular e os que disputarão a fase preliminar, a BCL terá 52 times, representando 30 países diferentes, todos tendo conseguido o direito de disputar a competição baseado em seu desempenho em suas ligas domésticas.
A divisão dos oito grupos da temporada regular ficou assim:
Grupo A
Dinamo Sassari (ITA)
Tenerife (ESP)
Riesen Ludwigsburg (ALE)
Vencedor do GQ 4
Grupo B
Stal Ostrów Wielkopolski (POL)
Manresa (ESP)
Hapoel Jerusalém (ISR)
Pinar Karşıyaka (TUR)
Grupo C
JDA Dijon (FRA)
Lavrio (GRE)
Nizhny Novgorod (RUS)
Unicaja Málaga (ESP)
Grupo D
AEK Atenas (GRE)
Falco Szombathely (HUN)
VEF Riga (LET)
Vencedor do GQ 2
Grupo E
ERA Nymburk (CZE)
Galatasaray (TUR)
Igokea (BIH)
PAOK (GRE)
Grupo F
Filou Oostende (BEL)
SIG Strasbourg (FRA)
Tofaş Bursa (TUR)
Vencedor do GQ 3
Grupo G
Darüşşafaka (TUR)
Hapoel Holon (ISR)
Brindisi (ITA)
Vencedor do GQ 1
Grupo H
Beşiktaş (TUR)
Baskets Oldenburg (GER)
San Pablo Burgos (ESP)
Rytas Vilnius (LIT)
A temporada regular da BCL 2021-22 começará no dia 4 de outubro deste ano. Dentre as novidades para esta temporada, chamam atenção o Unicaja Málaga, que optou por deixar a EuroCup e disputará a BCL pelas próximas três temporadas, seguindo o caminho que fizeram também Galatasaray e Darüşşafaka, nos últimos dois anos. O Beşiktaş também está de volta ao torneio, após ter disputado a FIBA Europe Cup na temporada passada. Apesar da campanha fraca na competição continental, o time alcançou as semifinais do campeonato turco.
Outros destaques incluem o vice-campeão grego, Lavrio, que disputará a BCL pela primeira vez em sua história, e o Riesen Ludwigsburg, sensação do último campeonato alemão (líder da temporada regular), que retorna à competição após dois anos de ausência. Outro alemão que teve ótima campanha na última temporada da Bundesliga e garantiu sua vaga direta é o Baskets Oldenburg, que teve a terceira melhor campanha na temporada regular.
Outras forças da temporada passada se mantiveram, como o atual bicampeão, San Pablo Burgos, o AEK Atenas e o Tenerife. Dois dos semifinalistas do campeonato francês, JDA Dijon e Strasbourg, também retornaram para esta edição. Da Itália o destaque que também retorna fica para a Brindisi, clube que disputou até a penúltima rodada a liderança do último campeonato italiano e conseguiu chegar até a semifinal do campeonato pela primeira vez em sua história.
Mudanças de formato
Assim como na temporada passada, dentro de seus grupos cada time se enfrentará em jogos de ida e volta, totalizando seis jogos. Porém, diferentemente da última edição, somente o primeiro colocado de cada grupo avançará diretamente para a fase seguinte, agora chamada de “Rodada de 16” e não mais “Play-Offs”, como na temporada anterior.
Para preencher as demais oito vagas da Rodada de 16, será utilizado o mecanismo de “play-in”. Os clubes que terminarem em segundo e terceiro lugares de seus grupos durante a temporada regular avançarão para este play-in, onde disputarão uma série melhor de três jogos para definir quem fica com a vaga. Os cruzamentos são pré-definidos e são os seguintes:
2º do grupo A x 3º do grupo B
2º do grupo C x 3º do grupo D
2º do grupo E x 3º do grupo F
2º do grupo G x 3º do grupo H
2º do grupo B x 3º do grupo A
2º do grupo D x 3º do grupo C
2º do grupo F x 3º do grupo E
2º do grupo H x 3º do grupo G
Idêntica à antiga fase de “Play-Offs” da temporada anterior, a Rodada de 16 será composta de quatro grupos (I, J, K e L) com quatro equipes em cada. Os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta, para um total de seis partidas e, ao fim da fase, o primeiro e segundo colocados avançarão para a fase de quartas-de-final.
Da fase de quartas-de-final em diante, novamente temos novidades. Na temporada passada, começava neste ponto o que a BCL chamou de “Final Eight”, que foi um octogonal final, onde os clubes se enfrentaram em fases de quartas, semis e final, todas em jogos únicos. Porém, este ano serão dois eventos diferentes. Primeiro, os oito melhores se enfrentarão nas quartas-de-final em séries melhor de três jogos e não mais jogo único. Depois, os quatro times que vencerem suas séries nas quartas avançarão para o “Final Four”, este, sim, ainda definido em jogos únicos.
Fase preliminar
Como mencionado, quatro das 32 vagas para a temporada regular ainda estão em disputa e elas ficarão com os vencedores dos Grupos Qualificatórios, da fase preliminar. Ao todo, 24 clubes foram selecionados para a disputa desta fase preliminar. Para o sorteio dos cruzamentos desta quarta-feira, eles foram divididos em potes, baseados em suas posições no ranking de clubes ou, para clubes estreantes, no ranking de países, que são dois coeficientes mantidos pela BCL para classificar seus clubes e nações participantes, em um período de três anos.
Esses 24 clubes foram divididos em quatro pequenos grupos de seis times, chamados de Grupos Qualificatórios. Dentro destes, os times disputarão fases de quartas-de-final, semifinal e final, todas definidas em jogo único. Os oito clubes melhores colocados no coeficiente da BCL têm a vantagem de já começar na semifinal, aguardando o vencedor da fase anterior.
Confira abaixo quais clubes compõem e como ficaram os cruzamentos de cada Grupo Qualificatório. Esta fase preliminar acontecerá entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano.
Grupo Qualificatório 1
QF – Salon Vilpas (FIN) x Cluj-Napoca (ROM)
QF – Split (CRO) x AEK Larnaca (CYP)
SF – Peristeri (GRE)
SF – Fribourg Olympic (SUI)
O vencedor entra no grupo G da temporada regular.
Grupo Qualificatório 2
QF – Treviso (ITA) x London Lions (GBR)
QF – ZZ Leiden (HOL) x Belfius Mons-Hainaut (BEL)
SF – Bakken Bears (DEN)
SF – Tsmoki-Minsk (BLR)
O vencedor entra no grupo D da temporada regular.
Grupo Qualificatório 3
QF – Juventus (LIT) x Kapfenberg Bulls (AUT)
QF – Kalev (EST) x Sporting (POR)
SF – Brose Bamberg (ALE)
SF – Mornar Bar (MNE)
O vencedor entra no grupo F da temporada regular.
Grupo Qualificatório 4
QF – Hapoel Eliat (ISR) x PARMA (RUS)
QF – Prometey (UKR) x Levski Lukoil (BUL)
SF – Le Mans (FRA)
SF – Opava (CZE)
O vencedor entra no grupo A da temporada regular.