Se a temporada 2021-22 foi vergonhosa e para ser esquecida, a temporada 2022-23 pode ser considerada de redenção. Com um elenco competitivo, mas que sofreu com lesões, o time voltou aos playoffs da Euroliga e ao topo do basquete lituano, com a torcida verde e branca esgotando os ingressos de praticamente todos os jogos na Žalgirio Arena (casa do Final Four na temporada). Para a nova temporada que se aproxima, no entanto, o sentimento deve ser de “pés no chão”, já que a diretoria fez poucas movimentações, e a briga por uma vaga no novo play-in é o que se pode esperar de mais otimista da equipe.

Quem chegou

Naz Mitrou-Long (SG/PG, Olimpia Milão-ITA, canadense, 30 anos) / Brady Manek (PF, Tofaş-TUR, estadunidense, 25 anos) / Danielius Lavrinovičius (PF/C, BC Nevėžis-LIT, lituano, 24 anos)

Quem saiu

Ignas Brazdeikis (SF/SG, Olympiacos-GRE, lituano/canadense, 24 anos) / Tyler Cavanaugh (PF, Bahçeşehir-TUR, estadunidense, 29 anos) / Achille Polonara (PF, Virtus Bolonha-ITA, italiano, 31 anos) / Isaiah Taylor (PG, Shanxi Loongs, CHI, estadunidense, 29 anos) / Karolis Lukošiūnas (SG, sem clube, lituano, 26 anos) / Liutauras Lelevičius (SG, Lietkabelis, LIT, lituano, 20 anos, empréstimo) / Motiejus Krivas (C, Arizona Wildcats-EUA, lituano, 18 anos) / Kajus Kublickas (PG, Florida Gators-EUA, lituano, 19 anos)

Treinador

Kazys Maksvytis (lituano, 46 anos, vai para sua segunda temporada completa no clube)

Possível quinteto titular:

PG – Keenan Evans
SG – Tomas Dimša
SF – Edgaras Ulanovas
PF – Rolands Šmits
C – Kevarrius Hayes
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Lukas Lekavičius/Dovydas Giedraitis
SG – Naz Mitrou-Long
SF – Arnas Butkevičius
PF – Brady Manek/Dovydas Butka
C – Laurynas Birutis/Danielius Lavrinovičius
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

A grande surpresa da Euroliga. Assim pode ser definida a temporada 2022-23 do Žalgiris Kaunas, um time bastante competitivo, mas sem nenhuma estrela. Ao contrário da temporada anterior, quando terminou em último lugar, desta vez as peças contratadas encaixaram bem, especialmente no lado defensivo, onde a equipe subiu de nível consideravelmente. Nem a grave lesão de Keenan Evans, após 17 partidas, impediu o time de alcançar os playoffs, com Isaiah Taylor chegando e dando grande contribuição.

Num final de temporada regular alucinante, o time conseguiu terminar em sétimo lugar na classificação, mantendo aceso o sonho de disputar o Final Four dentro de casa, em Kaunas. Porém, apesar de todos os esforços, o time encontrou pela frente o forte Barcelona e caiu por 3-0, não conseguindo fazer frente ao estrelado elenco espanhol. Em uma das temporadas mais disputadas da Euroliga, o time ficou a apenas duas vitórias do quarto colocado, com apenas quatro derrotas dentro de casa, mostrando como o apoio da torcida foi importante para a campanha.

No cenário nacional, o time venceu pela quarta vez consecutiva a Copa do Rei Mindaugas, superando o BC Jonava na grande final, com Edgaras Ulanovas sendo eleito o MVP da competição. Na liga lituana (LKL), o time retomou o topo, após ficar de fora da final pela primeira vez na história (desde 1993-94) no ano anterior, superando o  arquirrival Rytas Vilnius em grande série por 3-2, com Isaiah Taylor sendo eleito o MVP das Finais.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

A diretoria do Žalgiris fez poucas movimentações para a temporada, com apenas três contratações externas e dois atletas que subiram para o time principal. O orçamento limitado não permitiu segurar a principal contratação da temporada passada (Ignas Brazdeikis), porém conseguiu manter duas peças fundamentais para a competitividade do time: Šmits e Hayes. A forte defesa foi o que colocou o time nos playoffs da Euroliga, já que o ataque não rendeu conforme esperado, especialmente na bola tripla. E, nesse ponto, as três contratações podem ajudar muito a suprir essa deficiência, com bons arremessadores do perímetro.

Dos três contratados, Brady Manek deve ser o principal nome na temporada. Com boa passagem pelo basquete universitário americano (Oklahoma e North Carolina), o jogador de 2,06 metros é um grande arremessador do perímetro, além de ser bastante físico dentro do garrafão. Em seu jogo de estreia na LKL, o atleta já mostrou do que é capaz, anotando 23 pontos (7/9 da bola tripla) em 23 minutos, em fácil vitória contra o Gargždai (55-107). Após passagem pelo basquete australiano (Perth Wildcats) e turco (Tofaş), Manek fará sua estreia na Euroliga, sendo muito importante na estratégia ofensiva do técnico Maksvytis.

O que esperar nesta Euroliga

A torcida do Žalgiris, uma das mais apaixonadas do basquete europeu, não poderia estar mais confiante. Afinal, o time que chegou aos playoffs na temporada passada teve poucas alterações, com a expectativa de Keenan Evans seguir jogando o ótimo basquete que apresentava até sua grave lesão. O time não possui estrelas, mas a forte defesa conseguiu segurar elencos mais talentosos, contribuindo para vitórias importantes.A grande chave para o time conseguir se posicionar entre os dez melhores (e disputar pelo menos o play-in) está no ataque. Com pouca movimentação de bola e os jogadores muito parados no ataque, as jogadas inevitavelmente terminavam no um-contra-um, dependendo das habilidades individuais dos jogadores, e com arremessos contestados. Se o técnico Maksvytis conseguir ajustar essa movimentação ofensiva, aliada a boa defesa que o time apresentou na temporada passada, certamente a equipe brigará por uma vaga no play-in da Euroliga.

2 thoughts on “Preview Euroliga 2023-24: Žalgiris Kaunas 🇱🇹”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *