Nesta terça e quarta-feira (23 e 24/01) foi realizada a décima sexta rodada da fase regular da EuroCup, com a definição de mais duas equipes classificadas aos playoffs: Prometey, no grupo A (fechando as seis vagas), e ratiopharm Ulm, no grupo B. Restando duas rodadas para o final da fase regular, a disputa continua muito acirrada, com quatro equipes ainda buscando a sonhada vaga para a próxima fase, além da disputa pelas duas primeiras posições de cada grupo, que dão a classificação direta às quartas de final.

Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da décima sexta rodada.

Grupo A

Paris Basketball (FRA) 89 x 82 Joventut Badalona (ESP)

Por Vinícius Matosinhos

O Paris Basketball interrompeu a sequência de sete vitórias consecutivas do Joventut Badalona ao vencer em casa por 89 a 82. O Paris controlou o jogo nos três primeiros quartos, mas o Joventut alcançou a vantagem no último quarto. Nadir Hifi foi decisivo, marcando os últimos oito pontos para selar a oitava vitória consecutiva do clube francês, que agora tem um recorde de 15-1. Nadir Hifi liderou com 17 pontos, seguido por Collin Malcolm e Tyson Ward com 15 cada. Enzo Shahrvin registrou 12 pontos, enquanto TJ Shorts e Mikael Jantunen somaram dez cada. Para o Joventut, Andrés Feliz marcou 20 pontos, Shannon Evans contribuiu com 17 e Tyler Cook somou 12. O Paris começou forte, construindo uma vantagem inicial de 11-2, e apesar da resistência do Joventut, manteve a liderança até o final, consolidando sua posição na competição.

Hapoel Tel Aviv (ISR) 105 x 113 Prometey (UKR)

Por Rafael Bittelbrunn

Em uma batalha ofensiva, o Prometey venceu novamente o Hapoel Tel Aviv e conseguiu a classificação aos playoffs da EuroCup, fechando as vagas do grupo A. O time de Israel perdeu a terceira consecutiva, mas ainda permanece na segunda posição na tabela, agora bastante ameaçado pelas equipes abaixo. O jogo foi bastante equilibrado, especialmente no primeiro tempo, quando a vantagem dos visitantes foi de apenas quatro pontos (52-56). No terceiro período, o time da “casa” (Hapoel joga em Belgrado) veio melhor e chegou aos sete de vantagem, com boas atuações de Braian Angola e Xavier Munford. Porém, o Prometey logo reagiu e deixou a diferença em um ponto (82-81), antes do quarto final, com boa atuação de Ronald March. O último período começou lá e cá, até que uma corrida de 8-0 deu uma vantagem de 12 pontos aos visitantes, que controlaram até o final da partida. Com quatro jogadores com PIR de 20+, destaque para March, com 27 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e 29 de PIR, e Caleb Agada, com 19 pontos, sete rebotes, seis assistências e três roubos. No Hapoel, Angola terminou com 24 pontos, oito rebotes e 32 de PIR.

Hamburg Towers (ALE) 83 x 114 Cedevita Olimpija (SLO)

Por Rafael Bittelbrunn

Finalmente! Após 15 jogos sem vitórias, finalmente o Cedevita Olimpija conquistou seu primeiro triunfo nesta EuroCup. Tudo bem que o adversário, Hamburg Towers, também está no fundo da tabela e vinha de quatro derrotas consecutivas, mas para o time esloveno isso não tinha importância. Jogando na Alemanha, as equipes fizeram um primeiro tempo mais equilibrado, sem grandes preocupações defensivas de ambos os lados, mas com o Cedevita quase sempre controlando o placar. Na segunda etapa, o time visitante apertou a defesa e pontuou bastante a partir dos erros do Hamburg (10-32 no jogo), abrindo vantagem com certa facilidade. Com placar de 38-62 na segunda etapa, o Cedevita chegou aos 35 pontos de vantagem no período final, com os 12 jogadores do elenco pontuando. Destaques para Jaka Blažič, com 24 pontos, e Justin Cobbs, com 16 pontos e oito assistências, enquanto Alexander Dziewa contribuiu com 21 pontos e cinco rebotes para o time alemão.

Reyer Veneza (ITA) 57 x 75 BC Wolves (LIT)

Por Rafael Bittelbrunn

Ainda com chances de classificação, a Reyer Veneza fez uma apresentação sofrível diante do BC Wolves e foi derrotada dentro de casa, não podendo mais avançar aos playoffs. O jogo foi equilibrado até o terceiro quarto, com as duas defesas levando vantagem sobre os ataques, e apenas três pontos de vantagem italiana (50-47) no início do período final. E aí o time lituano simplesmente atropelou. Com forte defesa e bom aproveitamento nos arremessos, o Wolves abriu o quarto com um 17-1 que praticamente definiu a partida. A noite da Reyer foi desastrosa, com apenas 40% nos dois pontos, 28,6% na bola tripla e 35,7% nos lances livres, além de ser completamente dominada nos rebotes (35-50). O time lituano, que estreou o técnico Nedas Pacevičius, ainda tinha chances mínimas de classificação (vencer por 30 pontos e Prometey perder seu jogo), mas foi tarde demais para uma recuperação na competição. Um dos destaques foi Tre’Shawn Thurman, com 14 pontos, oito rebotes, quatro assistências e dois roubos (25 de PIR), enquanto Max Heidegger terminou como cestinha da Reyer, com 19 pontos.

London Lions (ING) 93 x 72 Beşiktaş (TUR)

Por Rafael Bittelbrunn

Em confronto de comandantes sérvios (Petar Božić x Dušan Alimpijević), o London Lions levou a melhor novamente sobre o Beşiktaş e segue na briga por uma vaga direta às quartas de final. O jogo foi equilibrado no primeiro quarto, mas uma sequência de 10-0 entre o final do primeiro e início do segundo período, deu nove pontos de vantagem ao Lions, que não olhou mais para trás. Jogando com grande intensidade física e velocidade, o time da casa fez 29-16 na segunda parcial e levou 14 de vantagem para o intervalo, com destaques para David Nwaba e Matt Morgan. O time turco, apoiado por 2.500 torcedores, buscou uma reação no terceiro quarto, aproveitando o domínio nos rebotes ofensivos (4-19 no jogo), que permitiram uma vantagem nos pontos de segunda chance (4-20), mas a diferença não ficou menor que seis pontos, graças ao melhor conjunto inglês. O armador Morgan foi o grande destaque, com 20 pontos, enquanto Nwaba e Gabe Olaseni anotaram 12 pontos cada. No lado turco, Matt Mitchell terminou com 16 pontos e quatro rebotes.

Grupo B

U-BT Cluj-Napoca (ROM) 88 x 83 Trentino (ITA)

Por Rafael Bittelbrunn

O time sensação da EuroCup, o U-BT Cluj-Napoca, venceu a quarta consecutiva e continua firme na briga por uma vaga direta às quartas de final. Jogando diante de sua fanática torcida, o time venceu a Trentino, que caiu para a sétima posição, fora da zona de classificação. O primeiro quarto foi de total domínio romeno, com Andrija Stipanović, dentro do garrafão, e Jarell Eddie, nas bolas triplas, dando uma vantagem de dez pontos ao time da casa (28-18). Na segunda parcial, o time italiano melhorou a defesa e conseguiu diminuir a desvantagem, deixando em apenas quatro pontos no intervalo (42-38). Na volta dos vestiários, a boa defesa italiana e Kamar Baldwin deram uma breve vantagem de um ponto aos visitantes, que precisavam muito da vitória. Mas uma nova parcial de 8-0 ao Cluj recuperou a dianteira, mas deixou tudo aberto para o quarto final (66-60). No último quarto, uma verdadeira montanha-russa de emoções para o torcedor, já que o time da casa engrenou uma sequência de 13-0 e abriu 17 pontos de vantagem, parecendo que a partida estava decidida. Porém, o time italiano não desistiu e, com uma corrida de 11-0 nos momentos finais, deixou o jogo em apenas um ponto de diferença (84-83), para desespero da torcida romeno. Após aproveitar seu ataque, com 12 segundos por jogar, o time da casa fez boa defesa e Baldwin cometeu o turnover, acabando com as chances da equipe italiana. Os destaques foram Stipanović e Karel Guzmán, com 16 pontos cada, enquanto Baldwin terminou com 21 pontos, cinco rebotes, três assistências e quatro roubos pela Trentino.

Budućnost (MNE) 80 x 84 ratiopharm Ulm (ALE)

Por Rafael Bittelbrunn

Jogando em casa, o Budućnost perdeu mais um jogo importante na busca por uma vaga aos playoffs, desta vez na prorrogação diante do ratiopharm Ulm. O time alemão vinha de quatro derrotas consecutivas e precisava de apenas uma vitória para obter a classificação, mas não teve dificuldades nos últimos jogos. O time montenegrino começou melhor e chegou a abrir sete pontos de vantagem (16-9), mas o Ulm fez uma corrida de 8-0 e fechou o primeiro quarto com vantagem de um ponto (16-17). No segundo quarto, o time alemão melhorou a defesa e contou com boas atuações de LJ Figueroa e Karim Jallow, para dar oito pontos de frente no intervalo (38-30). Na segunda etapa, pouca coisa mudou, com o Ulm dominando o jogo e chegando aos 14 pontos de vantagem no início do quarto período. E então o time, como no jogo anterior, parou. O Budućnost, apoiado por sua torcida, conseguiu uma corrida de 14-0 e empatou a partida, seguiu equilibrado até o final, com nenhum dos times conseguindo a vitória no tempo normal. No tempo extra, Figueroa foi decisivo, anotando duas bolas triplas importantes para o triunfo alemão. O jogador dominicano terminou com 24 pontos (recorde da carreira) e seis rebotes, enquanto Yogi Ferrell contribuiu com 15 pontos e nove assistências para o time da casa. O brasileiro Georginho de Paula terminou com quatro pontos, sete rebotes, quatro assistências, cinco roubos, um erro e 16 de PIR, em cerca de 28 minutos em quadra, vindo do banco.

Türk Telekom (TUR) 88 x 73 Lietkabelis (LIT)

Por Vinícius Matosinhos

O Türk Telekom deu um grande passo ao vencer o Lietkabelis por 88 a 73, na busca pela vaga nos playoffs. Apesar de ter perdido uma vantagem de 11 pontos, a equipe turca aproveitou uma sequência de 13-3 no quarto período para conquistar sua quarta vitória consecutiva. O destaque foi Tyrone Wallace (o MVP da rodada), que marcou 31 pontos e contribuiu com sete rebotes. James Palmer fez 20 pontos, enquanto Yigitcan Saybir e Jarrod Jones somaram 13 pontos cada. Do lado do Lietkabelis, Deividas Sirvydis marcou 18 pontos e Dovis Bickauskis somou 14. O Türk Telekom melhorou seu recorde para 7-9, enquanto o Lietkabelis perdeu sua quarta consecutiva, ficando com 5-11. O jogo teve momentos equilibrados, mas a atuação decisiva no quarto período consolidou a busca do Turk Telekom por uma reviravolta em sua temporada.

Aris Tessalônica (GRE) 68 x 76 JL Bourg (FRA)

Por Rafael Bittelbrunn

O Aris não conseguiu resistir ao líder JL Bourg, mesmo jogando dentro de casa e com apoio da sua fanática torcida, ficando na dependência das duas últimas rodadas para confirmar a classificação. O time francês teve outra grande atuação e segue isolado na liderança do grupo, apenas dependendo das suas forças para obter a classificação direta às quartas de final. O Bourg liderou de ponta a ponta e mostrou, mais uma vez, um basquete coletivo (17 assistências) e com muita força na bola tripla (10/23, 43,5%), além de domínio nos rebotes (28-39). Assim, o time abriu 13 pontos de vantagem ainda no segundo quarto, e manteve a dianteira, apesar dos esforços gregos, especialmente com Roberto Gallinat e Vassilis Toliopoulos. Para “azar” do Aris, o jovem Zaccharie Risacher estava numa noite inspirada, anotando 20 pontos e levando o seu time a mais um triunfo. No Aris, Gallinat também terminou com 20 pontos, e Toliopoulos com 17.

Śląsk Wrocław (POL) 68 x 92 Gran Canaria (ESP)

Por Rafael Bittelbrunn

O Gran Canaria voltou a vencer, após derrota na rodada anterior dentro de casa, superando sem dificuldades o eliminado e lanterna Śląsk Wrocław. O jogo foi totalmente dominado pelo time amarelo, que mostrou um basquete muito coletivo e com grande força do elenco, com os 12 jogadores pontuando. Com excelente movimentação de bola (27 assistências no jogo), o Granca terminou a primeira etapa com 17 pontos de vantagem (33-50), sem nenhum grande destaque individual, enquanto o sérvio Dušan Miletić era quase uma peça isolada no ataque polonês. Na terceira etapa, pouca coisa mudou, com a superioridade espanhola muito evidente, e a diferença chegando aos 25 pontos, com a produção ofensiva do time da casa muito baixa. No período final, o Gran Canaria tirou o pé do acelerador, mas mesmo assim a diferença batendo nos 30 pontos, sendo praticamente um amistoso para os atuais campeões da competição. Destaques para Ben Lammers, com 12 pontos e cinco rebotes, e Miquel Salvó, com dez pontos, sete rebotes e quatro assistências. No time polonês, Miletić terminou com 15 pontos e cinco rebotes.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *