Na quarta-feira, 28/02, ocorreram os jogos 2 das séries melhor de 3 da quartas de final da Euroliga feminina. O Fenerbahçe venceu de virada o Avenida em Salamanca e é o primeiro classificado para o Final Four. Zaragoza, Famila Schio e ESB Villeneuve aproveitaram o fator casa e empataram suas séries em 1 a 1, forçando o decisivo jogo 3 na semana que vem, dia 6 de março.

[0] Avenida (ESP) 67 x 73 Fenerbahçe (TUR) [2]

A apaixonada torcida de Salamanca lotou o Ginásio Municipal Wurzburg para empurrar o Avenida contra o potente Fenerbahçe, que dessa vez estava sem Emma Meesseman. As donas da casa começaram explorando as jogadas no garrafão com as pivôs ao mesmo tempo que Leonor Rodrigues estava certeira nos arremessos, terminando o primeiro quarto a frente, 19 a 15. No segundo período o Avenida manteve a concentração, seguiu jogando bem com as pivôs e abriu dez pontos de vantagem (36 a 26). Mas Yvonne Anderson “entrou no jogo” nos dois minutos finais, pontuando e dando assistências, e assim o time turco cortou a desvantagem para apenas seis pontos (36 a 30). Na volta para o segundo tempo, o Fenerbahçe apostou na estratégia que tem sido a cara dessa equipe na temporada: defesa muito forte e transição rápida. Aplicou uma corrida de 11 a 3 em três minutos e meio, passando a frente no placar (41 a 38). Com pontuação bem distribuídas entre suas jogadoras, o Fener abriu vantagem e terminou o terceiro quarto vencendo por 52 a 42 (22 a 7 no quarto). Na última parcial o Avenida lutou bastante, chegou a cortar a desvantagem para quatro pontos (71 a 67), mas o Fenerbahçe conseguiu ter a calma para suportar a pressão do adversário e da torcida para fechar o jogo em 73 a 67, vencer a série por 2 a 0 e ser o primeiro classificado para o Final Four, em busca do bi-campeonato. Yvonne Anderson com 15 pontos e Nikolina Milic com 14 pontos e 10 rebotes foram os destaques da equipe turca, ao passo que Leonor Rodrigues marcou 14 pontos para a espanhola.

[1] Zaragoza (ESP) 57 x 56 Çukurova (TUR) [1]

Depois de uma boa vitória em casa no jogo 1, o Çukurova foi até a Espanha com ganas de carimbar o passaporte para o Final Four. Com 8 pontos da ala Kahleah Copper, o time turco se impôs no primeiro quarto, vencendo por 15 a 9. No segundo período, o Zaragoza, apoiado pela torcida, apostou nas bolas de média e longa distância, espacialmente com Vega Gimeno, e virou a partida para 25 a 23. No entanto o Çukurova conseguiu ir para o intervalo vencendo por 30 a 27. O segundo tempo iniciou com Leonie Fiebiche e Vega Gimeno convertendo do perímetro e Christelle Diallo “on fire” na área pintada. Essa movimentação resultou numa corrida de 16 a 0 para as donas de casa, que passaram a frete e abriram boa vantagem (43 a 30). As visitantes conseguiram reduzir um pouco e o jogo chegou à parcial final em 45 a 39 para o Zaragoza. O último quarto foi marcado pelas tentativas de reação do Çukurova que encostava no marcador, mas o Zaragoza conseguia manter-se sempre na liderança. Copper perdeu as chances de empatar, quando errou o segundo lance livre (57 a 56), com 1:10 no relógio. No minuto final, em meio a tensão, ambas as equipes erraram os arremessos que tiveram, inclusive Maria Araujo que teve a bola no jogo para o Çukurova no último segundo. O Zaragoza venceu por 57 a 56 e empatou a série em 1 a 1. Christelle Diallo Marcou 14 pontos pelo time espanhol, enquanto Kahleah Copper foi o destaque do turco com 17 pontos, 4 rebotes e 4 assistências.

[1] ESB Villeneuve (FRA) 63 x 59 DVTK (HUN) [1]

Depois de uma vitória tranquila no jogo 1 em casa, o DVTK foi à França querendo repetir a boa atuação e levar consigo na bagagem o ticket para o Final Four. O time húngaro começo o jogo arrasador: converteu cinco bolas de três pontos no primeiro quarto e terminou a parcial vencendo por 21 a 8. A equipe francesa voltou para o segundo período sabendo que precisava reagir naquele momento ou seria tarde demais. O Villeneuve apertou a defesa nas jogadoras do perímetro, fazendo com que o DVTK convertesse apenas uma arremesso em seis minutos. Quando faltavam 4:35 no relógio, Kennedy Bruke converteu um bola de três pontos, empatando o jogo em 25 pontos. As donas da casa ainda passaram a frente, mas no finalzinho do primeiro tempo o DVTK reagiu com boas jogadas de Reka Lelik e foi pro vestiário vencendo por 34 a 33. Um pouco mais equilibrado e fazendo melhores escolhas de arremessos, o ESB Villeneuve passou a frente novamente e terminou o terceiro quarto vencendo por 50 a 46. No período final, o time húngaro tentou de tudo, mas o francês, empurrado pela torcida barulhenta, soube controlar as tentativas de reação do adversário e com oito pontos de Janelle Salum manteve-se sempre a frente vencendo por 63 a 59 e empatando a série em 1 a 1. Salum foi a cestinha do jogo com 24 pontos. Kennedy Burke contribuiu com 13 pontos e 9 rebotes. Pelo DVTK, Darcee Garbin saiu de quadra com 16 pontos e 7 rebotes, enquanto Reka Lelik saiu com 13 pontos, 7 rebotes e 3 assistências.

[1] Famila Schio (ITA) 73 x 61 USK Praha (TCH) [1]

O USK Praha entrou em quadra confiante que voltaria para a República Tcheca com a classificação, depois de ter vencido bem o jogo 1 por 78 a 60. Mas o Famila Schio, logo no primeiro quarto, mostrou que o jogo não seria tão tranquilo como foi o da semana passada. Depois de algumas trocas de liderança, o USK venceu o primeiro quarto por 20 a 16, com nove pontos de Valeriane Vukosavljevic. Com a pontaria certeira do perímetro, o Schio fez um ótimo segundo quarto, passando a frente e chegando ao intervalo vencendo por 39 a 32. No início do terceiro período o time italiano dobrou bem a defesa em cima da pivô australiana Ezi Magbegor, que começou a ter dificuldades para pontuar. Mas Vukosavljevuc estava no dia dela, convertendo mais duas bolas de três pontos, e com 5:06 no relógio a equipe tcheca empatou o jogo em 47 pontos, mostrando que ainda estava na partida e queria a classificação. Depois de pedido de tempo, o Famila Schio, liderado por Arella Guirantes, que marcou oito pontos quase em sequência, mais as bolas do perímetro de Giorgia Sottana, aplicou uma corrida de 17 a 4 e terminou a parcial com boa vantagem de treze pontos (64 a 51), encaminhando a vitória. O período final foi marcado por defesas mais fortes e baixa produção ofensiva de ambas as equipes. Assim o Famila Schio venceu por 73 a 61 e empatou a série de quartas de final em 1 a 1, forçando o terceiro jogo em Praga. Guirantes terminou o jogo com 17 pontos. Pelo time tcheco, Vukosavljevic foi o destaque com 19 pontos, 7 rebotes e 5 assistências.

Chaveamento da Fase Final da EuroLiga Feminina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *