Imagem

Bem-vindos à nova coluna do nosso blog, a Voz do Torcedor! Decidimos criar um espaço para que torcedores possam escrever sobre seus clubes. Aqui, você que torce para algum time do basquete europeu poderá nos enviar textos de opinião, análise, desabafo, curiosidades, história, enfim, tudo o que você quiser falar sobre o time que você ama. Vale ressaltar que todas as opiniões expostas nos textos desta coluna não representam a opinião do blog EuroLeague Brasil, mas somente a do(a) escritor(a) em questão.

O texto de hoje foi escrito por Leonardo Borges Silva, torcedor do Real Madrid e dono da conta “Vivemos de Esportes”. Ele nos conta um pouco sobre a história de muitas glórias do clube merengue no basquete.

A Europa tem dono e é o Real Madrid!

A palavra ‘campeão’ é sinônimo de Madri, de Real Madrid. Nos campos e nas quadras, a potência espanhola se encaixa no seleto grupo dos maiores clubes do basquete mundial. Em 89 anos de história, o gigante da capital se transformou na grande força do basquetebol nacional e europeu. Os números falam por si só, pois é o absoluto vencedor da Liga ACB, com 35 conquistas, deixando o rival Barcelona na lona, com 17 troféus a mais. O recordista supremo da Copa da Espanha, com 27 taças. Além de seu principal feito, a fama de ser dez vezes campeão da Euroliga e ter cinco mundiais interclubes da FIBA, fora suas duas Tríplices Coroas.

Um duelo entre Real Madrid e Ignis Varese (foto: La Galerna)

Seu primeiro grande adversário foi o extinto Rayo Club Baloncesto, também de Madri, contra o qual travou diversas batalhas, até chegar o Barcelona em tempos atuais, que como todos os outros times, está muito atrás da grandeza da realeza.

Nos anos 1970, tínhamos a rivalidade entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers na NBA. Na Europa, tínhamos Real Madrid e Ignis Varese, da Itália. Foram quatro finais de Euroliga (na época chamada Copa dos Campeões Europeus da FIBA) durante a década e ambos os times conquistaram o título europeu duas vezes nesses quatro confrontos, protagonizando um severo embate entre os dois clubes.

Fernando Martín Espina (foto: Gigantes del Basket)

Dentre os grandes jogadores que desfilaram seu basquetebol com a camisa branca do Real, cabe destacar o ala-pivô Fernando Martín Espina, que conquistou uma Liga ACB e uma Copa do Rei pelo Real, fazendo carreira também pela seleção espanhola, com a qual conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Atuou na NBA pelo Portland Trail Blazers, sendo o primeiro jogador espanhol da história a jogar na NBA. Em 1991 foi escolhido como um dos 50 maiores jogadores da FIBA e em 2007 entrou no Hall da Fama da entidade. Martin morreu precocemente em um acidente de carro, em 1989, em Madrid. Fernando teve sua camisa 10 aposentada no Real Madrid em homenagem.

Como um exemplo recente de atleta que marcou época pelo clube madridista, temos o esloveno Luka Dončić, que entre 2014 e 2018 foi revelado ao mundo! Mesmo com pouca idade, jogou em alto nível e venceu duas Ligas ACB e uma Euroliga! O que fez o jovem ganhar notoriedade mundial e partir para a NBA, rumo a Dallas!

Luka Dončić (Divulgação: Twitter)

Esse é Real Madrid Baloncesto. Uma história rica que merece o nosso respeito e que, certamente, nunca será esquecida. São anos e anos de glórias, e seu tamanho e popularidade crescem cada vez mais! Ao todo são 90 títulos oficiais, desde 1931. O que era um projeto virou realidade e tanto a Europa quanto o mundo inteiro se curvam diante do rei, o rei do basquete do Velho Continente. O hegemônico. O grandioso. O supremo. O Real Madrid.

Quer ter seu texto publicado na coluna Voz do Torcedor? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais! Até a próxima!

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *