Nesta semana, entre os dias 12/03 (terça-feira) e 14/03, aconteceram os jogos das quartas de final da EuroCup, definindo os quatro semifinalistas da competição. Assim como na fase anterior, as quartas de final também foram em jogo único, com os quatro classificados das oitavas encontrando os quatro melhores da fase regular, sendo que estes últimos tinham o mando de quadra. Os líderes de seus grupos na fase regular, Paris Basketball e JL Bourg, confirmaram o favoritismo, vencendo sem surpresas, enquanto o U-BT Cluj-Napoca e o Hapoel Tel Aviv foram surpreendidos dentro de casa.

As semifinais, assim como a final, serão definidas em uma série melhor de três jogos, com os dois primeiros ocorrendo nos dias 26 e 29/03, e o terceiro, se necessário, no dia 02/04. Vale salientar que, além de consagrar um campeão inédito, a competição desta temporada também apresenta quatro semifinalistas inéditos, equipes que nunca tinham chegado tão longe: Paris (FRA), JL Bourg (FRA), London Lions (ING) e Beşiktaş (TUR).

Confira abaixo um resumo dos quatro jogos das quartas de final da EuroCup.

JL Bourg (FRA) 95 x 82 Prometey (UKR)

Jogando em casa, com apoio da sua torcida, o JL Bourg superou o Prometey e alcançou a inédita classificação para uma das semifinais da EuroCup, mostrando que vive uma grande temporada e pode sonhar ainda mais alto. Mesmo com uma noite apagada de sua jovem estrela, Zaccharie Risacher (apenas três pontos), a equipe francesa mostrou que possui um elenco forte, com contribuições significativas no ataque e na defesa. Após um primeiro tempo bastante equilibrado (45-44), mas com o Prometey sempre atrás no placar, veio o terceiro quarto e a “explosão” do time da casa. Com muita intensidade, o Bourg forçou sete erros dos visitantes, além de converter quatro bolas triplas, e fechou a parcial em 34-13, colocando 22 pontos de vantagem e um caminho mais tranquilo para o último quarto. O Prometey até buscou uma reação, mas já era tarde demais, com a vaga ficando com o time francês. Com cinco jogadores pontuando em duplos dígitos, destaques para Isiaha Mike e Jeremy Morgan, com 17 pontos, sete rebotes e três assistências para cada um. No Prometey, destaque novamente para o pivô Ondřej Balvín, com 19 pontos e 14 rebotes.

U-BT Cluj-Napoca (ROM) 79 x 91 London Lions (ING)

Jogando fora de casa, diante de uma torcida apaixonada, o London Lions fez uma grande exibição e bateu o surpreendente U-BT Cluj-Napoca, de grande campanha na fase regular, para alcançar uma inédita semifinal. Mesmo sem contar com seu principal jogador, Gabe Olaseni, que não viajou com a equipe por conta do nascimento de seu primeiro filho, a equipe inglesa foi superior durante todo o jogo, não dando chances ao forte ataque romeno. Após um início equilibrado e nervoso das duas equipes, com baixo aproveitamento nos arremessos, o Lions melhorou bastante no ataque, com grande contribuição de Sam Dekker, vindo do banco, que anotou oito pontos no primeiro quarto, dando 11 pontos de vantagem ao time visitante. No segundo quarto, o Lions seguia melhor e mantinha a vantagem, enquanto o armador Bryce Jones tentava puxar o ataque romeno, já que Patrick Richard e Karel Guzmán seguiam apagados. O coletivo inglês parecia mais confiante e tranquilo em quadra, levando uma vantagem de 14 pontos para o intervalo. No terceiro quarto, o Cluj-Napoca melhorou ofensivamente, mas não conseguiu parar o ataque inglês, desta vez com boa performance de Josh Sharma, e a diferença se manteve. No início do último quarto, uma bola tripla deu 20 pontos de vantagem aos visitantes e, apesar de uma corrida de 10-0 na sequência do time romeno, outra bola tripla deu tranquilidade ao Lions, que manteve a boa vantagem até o final da partida. Destaque para Dekker, com 21 pontos e seis rebotes, e David Nwaba, com 13 pontos, oito rebotes e quatro roubos. No time romeno, Jones terminou com 23 pontos e cinco assistências.

Hapoel Tel Aviv (ISR) 89 x 94 Beşiktaş (TUR)

No grande jogo das quartas de final, o Beşiktaş surpreendeu novamente e bateu a forte equipe do Hapoel Tel Aviv, em jogo realizado em Vilnius, Lituânia. Após levar o Bursaspor às finais da EuroCup em 2021-22, o técnico Dušan Alimpijević parece querer surpreender novamente dirigindo o Beşiktaş, já alcançando uma inédita semifinal. Porém, o jogo foi com muito mais emoção do que se poderia imaginar, com o Hapoel dominando o primeiro tempo e chegando a abrir 21 pontos de vantagem, liderado pelo veterano Will Cummings. O ataque israelense sobrava em quadra, e levou 18 pontos de vantagem para o intervalo, parecendo que a vaga estava bem encaminhada. Mas o Beşiktaş tinha outros planos, e começou uma grande reação, liderado por Jonah Mathews, melhorando ofensiva e defensivamente, deixando a desvantagem em oito pontos no início do quarto final. E qua quarto! Mantendo a intensidade, o time turco virou a partida com cerca de oito minutos por jogar, e não perdeu mais a liderança, para desespero da torcida israelense presente, que não acreditava no que acontecia. Com uma parcial de 13-26 no último período, o time “visitante” garantiu a grande vitória e vaga na semifinal. Grande partida de Mathews, com 28 pontos e cinco assistências, e Matt Mitchell, com 22 pontos e seis rebotes. No Hapoel, destaque para Cummings, com 28 pontos e cinco rebotes.

Paris Basketball (FRA) 86 x 70 Joventut Badalona (ESP)

O grande favorito ao título da EuroCup, Paris Basketball, não teve dificuldades e superou o Joventut Badalona dentro de casa, alcançando a semifinal da competição. O time espanhol correu atrás do placar praticamente todo o jogo, e conseguiu “segurar” o time francês no primeiro tempo e parte do terceiro quarto, quando chegou a estar apenas um ponto atrás no marcador (46-45). A partir daí, o Paris colocou uma sequência de 13-0 e abriu uma vantagem de dois dígitos, que não perderia mais, cuidando bem da bola, aproveitando os contra-ataques e os erros do time catalão. Além das boas atuações individuais de Nadir Hifi, com 15 pontos, e Mikael Jantunen, com 12 pontos e seis rebotes, novamente o destaque francês foi TJ Shorts, com 21 pontos, três rebotes, nove assistências e 28 de PIR, sendo eleito o MVP das quartas de final. No Joventut, o destaque ficou com Andrew Andrews, com 25 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *