Nesta terça e quarta-feira (19 e 20/03) foi realizada a trigésima rodada da fase regular da Euroliga, com destaque para a vitória do Anadolu Efes sobre o Olympiacos, liderado por Shane Larkin, e o triunfo do Žalgiris Kaunas sobre a Virtus Bolonha. O Real Madrid manteve sua liderança ao vencer o ALBA Berlim, enquanto o Maccabi Tel Aviv, o Partizan e o Fenerbahçe também emergiram vitoriosos. Na quarta-feira, a Olimpia Milão superou o Monaco, enquanto o Valencia garantiu uma vitória apertada sobre o Bayern de Munique. 

Reveja o resumo da 29ª rodada da Euroliga

JOGOS DE TEÇA-FEIRA (19)

Anadolu Efes (TUR) 85 x 72 Olympiacos (GRE)

Por Marcelo Costa

O astro Shane Larkin e o Anadolu Efes receberam o embalado Olympiacos buscando uma vitória para manter-se vivo na acirrada briga pelas vagas do Play-in. O experiente Tibor Plies converteu três bolas do perímetro seguidas no início do jogo e o time turco abriu 9 a 0. Com boa atuação ofensiva e com mais bola do perímetro: uma de Will Clyburn e duas de Larkin, o Efes ampliou para 22 a 10. O Olympiacos ainda diminui antes do final da primeira parcial, e no começo da segunda conseguiu encostar no adversário: 28 a 27. No entanto as bolas de três da equipe da casa voltaram a caor e o primeiro tempo terminou com placar em 48 a 37 para o Anadolu Efes. Defendendo um pouco melhor e com boa atuação de Alec Peters, os visitantes foram superiores no terceiro quarto e foram para o período final perdendo por apenas cinco pontos (66 a 61). Porém a boa produção ofensiva do Olympiacos não se repetiu na primeira metade do quarto final. O time grego marcou apenas dois pontos (em lances livres) nesse período de tempo. O Efes aproveitou-se do mau momento do adversário a abriu quinze pontos de vantagem (81 a 66) com pouco menos de três minutos no relógio, encaminhando assim a boa vitória por 85 a 72, quebrando a sequência de seis vitórias seguidas do time grego. Shane Larkin foi o destaque do Efes com 15 pontos e 6 assistências. Pelo Oympiacos, Alec Peters saiu de quadra com 19 pontos. O time grego caiu para a 6ª colocação (18-12), enquanto o Anadolu Efes segue sonhando com a próxima fase, agora em 13º lugar (13-17.

Žalgiris Kaunas (LIT) 96 x 81 Virtus Bolonha (ITA)

Por Rafael Bittelbrunn

Celebrando os 25 anos da conquista de seu único troféu de Euroliga, na temporada 1998-99, o Žalgiris interrompeu uma sequência de três derrotas e superou a Virtus Bolonha em Kaunas (mesmo adversário da final do título, na época chamada de Kinder Bologna), com grande desempenho no segundo tempo. O time italiano chegou a sua terceira derrota consecutiva e segue desabando na tabela de classificação, enquanto o time lituano segue com pequenas esperanças de uma vaga no play-in. Após um primeiro tempo bastante equilibrado, mas com pequena superioridade italiana, o time da casa melhorou defensivamente e começou a mudar o curso do jogo. Após sofrer 49 pontos no primeiro tempo, o Žalgiris limitou a Virtus a apenas 14 pontos no terceiro quarto, assumindo a liderança após uma corrida de 10-0, para não perder mais. No último período, ataque e defesa do time da casa funcionaram muito bem, e os reservas continuaram contribuindo bastante (53 pontos no jogo), não dando chances de reação ao time italiano. Com 50% de aproveitamento nas bolas triplas (12/24), o Žalgiris conquistou importante vitória na reta final da competição. Dois jogadores que vieram do banco foram destaques: Edmond Sumner, 16 pontos, três rebotes e três assistências, e Kevarrius Hayes, com 13 pontos, seis rebotes, duas assistências, dois roubos, um toco e 26 de PIR. No time italiano, destaque para Tornike Shengelia, com 19 pontos, três rebotes e cinco assistências.

ALBA Berlim (ALE) 79 x 86 Real Madrid (ESP)

Por Vinícius Matosinhos

O líder Real Madrid venceu o lanterna ALBA Berlim por 86 a 79 em partida decidida nos últimos dois minutos, consolidando sua liderança com 24 vitórias e seis derrotas. Mario Hezonja, com 22 pontos, liderou o ataque, seguido por Guershon Yabusele, com 17, e Facundo Campazzo, com 14, garantindo a vantagem de jogar em casa nos playoffs. Enquanto Matt Thomas liderou o ALBA com 16 pontos, os alemães não conseguiram resistir à pressão, apesar de começarem liderando por 10 pontos no primeiro quarto. O Real Madrid conseguiu reduzir a diferença para quatro pontos no intervalo, mas o ALBA manteve sua liderança até o início do terceiro quarto. Com uma sequência de 20-3, o Madrid finalmente assumiu a liderança, mas o jogo permaneceu acirrado, chegando aos últimos dois minutos empatado em 77. Entretanto, o Real Madrid garantiu a vitória com uma sequência de 6-0, assegurando sua posição de destaque na competição.

Maccabi Tel Aviv (ISR) 98 x 90 ASVEL (FRA)

Por Marcelo Costa

A equipe de Israel recebeu o Lyon ASVEL querendo aproveitar-se da fragilidade do penúltimo colocado na tabela da Euroliga para capitalizar mais uma vitoriana briga por uma vaga à próxima fase da competição. Com boa atuação coletiva e destaque para Wade Baldwin, o Maccabi abriu 23 a 13, mas permitiu que o adversário marcasse oito pontos nos dois minutos finais da primeira parcial, cortando a desvantagem para 23 a 21. Os donos da casa deram espaço, e com dois minutos jogados no segundo quarto, o ASVEL passou a frente (26 a 23). As equipes ainda se alternaram na liderança do placar e o mantiveram empatado por três vezes no segundo período e o primeiro tempo acabou com o time francês a frente, 49 a 46. Os visitantes, liderados por Nando De Colo, estiveram a frente durante todo terceiro quarto, mas sem conseguir abrir vantagem significativa, pois Baldwin e Dibartolomeo mantinham a equipe da casa na cola do adversário. A partida chegou ao período final com o marcador em 69 a 66 para o ASVEL. Bonzie Colson foi o nome responsável por incendiar o time do Maccabi. Ele marcou 11 pontos em cinco minutos e o time israelense virou o placar a seu favor (77 a 76). Baldwin voltou a assumir o protagonismo ofensivo do jogo, o Maccabi Tel-Aviv abriu vantagem e a administrou até o final, vencendo por 98 a 90. Wade Baldwin IV saiu de quadra com 30 pontos, 5 rebotes e 10 assistências. Bonzie Colson marcou 23 pontos. Pelo Lyon ASVEL, Nando De colo veio do banco para ser o cestinha da equipe com 18 pontos. O Maccabi subiu para 7ª posição (17-13) e segue mirando uma vaga direta para as quartas de final, enquanto o Lyon ASVEL continua em 17º (7-23).

Partizan (SRB) 87 x 83 Baskonia (ESP)

Por Gabriel Girardon

Em duelo na zona intermediária da tabela, o Partizan venceu o Baskonia em Belgrado e deu passo importante para seguir na briga por vaga no play-in da Euroliga. As equipes protagonizaram um confronto de muito equlíbrio, mesmo que os donos da casa jamais tenham ficado atrás no placar. O Partizan abriu vantagem no primeiro quarto com ótima contribuição do brasileiro Bruno Caboclo. Titular mais uma vez, o pivô anotou nove pontos só na primeira parcial, vencida por 23 a 16. O Baskonia foi melhor no segundo período e encurtou a distância para dois, quando Markus Howard acertou uma bola tripla (44 a 42). Na volta do intervalo, o time sérvio esteve melhor outra vez e dominava o garrafão, com Caboclo e Frank Kaminsky, enquanto o time basco respondia no poderio ofensivo de Howard, já com 20 pontos. O último quarto iniciou com nove de vantagem para o Partizan (69 a 60), e a diferença se manteve aproximadamente nesta faixa até os minutos finais, quando o Baskonia esboçou uma reação. Howard anotou três cestas seguidas, chegando a 26 pontos e deixando a distância em apenas dois no placar (85 a 83). Porém, PJ Dozier, embora discreto na partida, anotou dois em bela jogada no garrafão e acabou com as chances do rival. O destaque da vitória sérvia foi Bruno Caboclo. O brasileiro atuou quase todo jogo, com mais de 38 minutos em quadra, anotando seu primeiro duplo-duplo na Euroliga: 18 pontos e 13 rebotes, para 28 de PIR, sua melhor marca na competição.

JOGOS DE QUARTA-FEIRA (20)

Fenerbahçe (TUR) 88 x 74 Barcelona (ESP)

Por José Pereira

Noite de casa cheia no Ulker Sports Hall para ver o time da casa receber o Barcelona, momento de Sarunas Jasikevicius reencontrar seu antigo clube. A recepção posta para os turcos não foi da mais amistosa, logo de cara com um placar favorável em 23 a 11 no fim do primeiro período, com os Canários voando na luta pela área pintada e dominando os rebotes. O segundo tempo não foi muito diferente, os Culés continuaram sofrendo em conseguir gerar e converter arremessos, enquanto o jogo de alto volume apresentado pelo Fenerbahçe continuava punido o time de Grimau que não conseguiu fazer os ajustes em quadra, fazendo o jogo ir ao intervalo com um gritante 46×25 em favor dos Turcos. Só que a pausa fez muito bem aos catalães, voltaram mais agressivos e conseguindo encontrar bons arremessos do perímetro primeiro com Dario Brizuela e depois com Nico Laprovittola, enquanto Nick Calathes encontrava boas infiltrações para conter as corridas do Barcelona, só que dois arremessos do perímetro seguidos do Argentino fizeram a diferença cair para cinco pontos ao fim do terceiro período. Logo no início do último quarto, Vesely fez o jogo voltar a ficar em apenas uma posse de bola, porém uma falta antidesportiva cometida por Nikola Kalinic em Scottie Wilbekin e uma bola de três convertida pelo armador americano fez os Canários voltarem a colocar uma boa vantagem e mantê-la muito na aula defensiva de Nigel Hayes-Davis. Fenerbahçe vence a partida e vai se colocando em posição de ter mando de quadra nos offs. Já o Barcelona não perde a segunda posição porque a derrota do Monaco fez eles não serem ultrapassados.

Monaco (FRA) 80 x 98 Olimpia Milão (ITA)

Por Vinícius Matosinhos

O jogo entre Olimpia Milão e Monaco começou com homenagem a Mike James como o artilheiro de todos os tempos da Euroliga, mas terminou com a vitória dos italianos por 98 a 80. O triunfo mantém viva a esperança mínima do clube de Milão de chegar aos play-ins, enquanto o Monaco perdeu terreno na corrida pela vantagem de jogar em casa nos playoffs, após oito vitórias consecutivas. Com um recorde de 19-11, o Monaco agora está empatado com Fenerbahçe e Panathinaikos entre o terceiro e o quinto lugar da classificação. Por sua vez, a Olimpia, com 13-17, ainda luta pelo décimo lugar. Nikola Mirotić liderou o ataque italiano com 21 pontos, apoiado por uma performance equilibrada de Maodo Lo, Stefano Tonut, Devon Hall, Nicolo Melli e Shavon Shields. Pelo Monaco, Alpha Diallo foi o destaque com 17 pontos. A Olimpia Milão começou forte, vencendo o primeiro período por 27-20 e ampliando sua vantagem para 14 pontos no intervalo (58-44). A pressão continuou no segundo tempo, com os visitantes chegando a liderar por 19 pontos (69-50) após a cesta de Mirotic. Apesar de uma reação do Monaco, os anfitriões entraram no último período perdendo por nove pontos (76-67). A Olimpia dominou o quarto período, respondendo a uma tentativa de recuperação do clube francês com uma sequência de 11-0 (87-70), liderada por Mirotić. Ao final, o Monaco terminou o jogo com 31% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, 10 assistências e 11 viradas, enquanto o clube de Milão consolidou sua vitória convincente.

Estrela Vermelha (SRB) 76 x 89 Panathinaikos (GRE) 

Por José Pereira

Stark Arena ainda pulsando muito pelos seus adeptos em dia de receber os gregos do Panathinaikos. A diferença de posição na classificação já ficou bastante exposta na segunda metade do primeiro quarto, quando as ações ofensivas de Kendrick Nunn e Kostas Sloukas não eram contidas por nenhum atleta do CZ, a partir deste momento, o jogo virou uma sequência grande de trocas de cestas, sendo a maior vantagem de catorze pontos e a menor de sete, muito graças a um Deja. Davidovac bastante inspirado. Ao fim da primeira metade, 51×41 para os Gregos. Dejan Davidovac voltou dos vestiários com a mesma precisão e ainda contou com o apoio de Nemanja Nedovic, todavia foi neste quarto que Mathias Lessort, rival antigo do Estrela Vermelha, resolveu começar a causar danos no garrafão dos Sérvios e ninguém conseguia detê-lo. O CZ ainda procurou uma última corrida, voltou a diminuir a diferença em oito pontos, mas não teve forças para manter essa mesma intensidade e foi vendo o jogo sair de controle. Vitória dos trevos, assumindo a terceira posição e na cola do Barcelona. Já o Estrela Vermelha não tem qualquer outra aspiração na temporada e deve focar seus esforços na Liga ABA.

Valencia (ESP) 70 x 68 Bayern de Munique (ALE)

Por Rafael Bittelbrunn

Em confronto direto por uma vaga no play-in, o Valencia interrompeu uma sequência de quatro derrotas e bateu o Bayern de Munique, mas com sustos para sua torcida. Em um jogo ruim ofensivamente, com muitas faltas (50) e idas ao lance livre (28-23), além de baixos aproveitamentos dos três pontos (17% do Valencia e 26% do Bayern), o jogo próximo do garrafão acabou sendo decisivo. Após um início de jogo arrasador (23-8), com uma corrida de 13-0, o time da casa viu o Bayern melhorar na partida e diminuir a desvantagem, porém o controle ainda era do Valencia no intervalo (45-37). O segundo tempo foi um desastre para o time laranja, anotando apenas 25 pontos, porém o Bayern não produziu muito mais (31), em uma noite horrível de três pontos para vários jogadores: Víctor Claver, Xabi López-Arostegui, Damien Inglis, Stefan Jović, Kassius Robertson e Kevin Pangos combinaram para 0/14 para o Valencia, enquanto Nick Weiler-Babb, Carsen Edwards, Isaac Bonga, Vladimir Lučić e Serge Ibaka combinaram para 0/14 para o Bayern. E esse baixo desempenho ofensivo das duas equipes culminou no último período, com uma pífia parcial de 13-12, que acabou dando a vitória ao time da casa. Mas não sem sustos. Após liderar praticamente toda a partida, o Valencia permitiu a reação bávara, ficando com vantagem de apenas dois pontos, com 15 segundos por jogar. E a vitória do Bayern não veio por um detalhe, já que Lučić teve um bom arremesso de três pontos para conseguir a vitória, mas acabou errando sua quarta tentativa, para frustração do técnico Pablo Laso. Além de Chris Jones, com 19 pontos, também Inglis teve boa partida, com 15 pontos, seis rebotes e três assistências, enquanto Devin Booker terminou com 16 pontos para o time alemão.

Tabela de classificação após a 30ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *