Personagens históricos

petrovic
Dražen Petrović, bicampeão europeu com o Cibona Zagreb (84-85 e 85-86)

Nesta seção, você encontra textos dedicados a jogadores, treinadores e times que marcaram a história do basquete europeu de alguma forma. Seja na Euroliga ou alguma outra competição por clubes, seja em competições de seleções nacionais ou, na maioria dos casos, em ambas. Porém, é importante explicar para os fãs que começaram a acompanhar o basquete europeu há pouco tempo algumas coisas.

Cuidado com as estatísticas

arvydas-sabonis-in-a-classic-image-against-vladimir-tkatchenko
O lendário Arvydas Sabonis (esq.) em disputa com Vladimir Tkachenko pelo Campeonato Soviético de 1987

Primeiro, um conselho: tome cuidado com os números. Muitos que se interessam pelo basquete europeu provavelmente começaram a acompanhar a NBA antes. Em função disso, quando eles vêem a quantidade menor de pontos, rebotes, assistências, etc, acham que o basquete europeu é ruim.

Pelo simples fato de no basquete FIBA o jogo ter apenas 40 minutos, inevitavelmente, as estatísticas são “menores”. Com praticamente um quarto a menos, você provavelmente nunca verá muitos jogadores na Europa com médias beirando os 30 pontos por jogo, como é comum na NBA, por exemplo. Pouquíssimos jogadores ficam em quadra por 30 minutos ou mais em cada jogo na Europa.

Mas há algumas formas de traduzir as estatísticas no basquete europeu para uma forma mais parecida com a NBA. Ao invés de usarmos estatísticas “por jogo”, nesta série usaremos estatísticas “por 36 minutos”, também bastante usadas na NBA. Outra estatística que usaremos bastante será PIR (Performance Index Rating), um cálculo feito para quantificar a eficiência de um jogador na partida, muito parecido com o PER (Player Efficiency Rating), usado na NBA.

A divisão histórica

zeljko-obradovic-1
O treinador sérvio Željko Obradović, maior vencedor de títulos na história da Euroliga, com nove troféus, por cinco times diferentes

E caso você realmente se interesse pelo basquete europeu e queira se aprofundar nas pesquisas, tem um outro fato com o qual você tem que tomar cuidado. Especificamente no caso da Euroliga, existe uma alteração muito importante que aconteceu no meio do ano 2000. Entre 1958 e 2000, a competição que hoje conhecemos como Euroliga tinha outro nome e era promovida pela FIBA. Ela se chamava, oficialmente, Copa dos Campeões Europeus FIBA. No início da década de 1990, passou a se chamar  Liga Européia FIBA, até virar a EuroLiga FIBA em 1996.

Em julho de 2000, foi criada a empresa Euroleague Basketball, que lançou sua própria competição particular e aproveitou que o nome “Euroliga” não pertencia à FIBA e o assumiu. Desde então, ela promove as duas maiores competições do continente europeu. Popularmente, os títulos da antiga Copa dos Campeões Europeus são considerados como “títulos da Euroliga” ainda hoje, apesar do racha com a FIBA.

Esperamos que vocês gostem. Confiram aqui alguns textos já publicados, clicando nas imagens abaixo:

Apresentação sem títuloApresentação sem título (1)Apresentação sem título (2)Apresentação sem título (3)Apresentação sem título (4)Apresentação sem título (5)Apresentação sem título (6)Apresentação sem título (1)Apresentação sem título (7)

Apresentação sem título (10)